"As diferentes faces do riso" foi o tema da redação do Vestibular 2022 da Fuvest
Professores do Pré-vestibular Oficina do Estudante, em Campinas-SP, analisaram as provas aplicadas no primeiro dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2022.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) começou a aplicar neste domingo, 16 de janeiro, as provas da 2ª fase do seu Vestibular 2022. Ontem os participantes tiveram que confeccionar uma redação, que teve como tema "As diferentes faces do riso".
O tema foi composto por cinco textos de apoio para auxiliar os candidatos na compreensão e interpretação da proposta.
A professora de Redação do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) Vanessa Bottasso, achou o que o tema propôs uma reflexão muito atual e que está entre os mais importantes debates da sociedade brasileira e mundial, que fazem refletir sobre a vida e o prazer de vivê-la em meio às crises contemporâneas.
A prova também seguiu o padrão dos últimos anos, oferecendo uma frase temática clara, sustentada por uma coletânea reflexiva e instigadora, fazendo com que o candidato à articulação de ideias e representações do riso para discutir as variadas formas e funções por ele exercidas, tanto individual quanto social e culturalmente.
Português
Além da redação, os candidatos também tiveram que responder no primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2022 da Fuvest, as provas discursivas de Língua Portuguesa. O professor de Gramática e Literatura Redação do preparatório de Campinas (SP), Milton Costa, teceu seus comentários sobre esta prova. Confira:
Veja aqui a prova do primeiro dia da 2ª fase!
Ele destacou que foram quatro questões de gramática, quatro de compreensão e apreensão de sentido, cinco de literatura, sendo que quatro delas acerca dos livros exigidos: “Alguma Poesia”, de Drummond, e “Angústia”, de Graciliano Ramos: as mais fáceis; “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto: as mais difíceis, de nível médio, na opiniçao do professor.
Também tiveram duas de semântica e uma de figura de linguagem. Gramática e Literatura tiveram na sua opinião em equilíbrio, com leve destaque para a primeira. Questões de nível médio a fácil, numa prova trabalhosa.
Um exame comparado ao anterior em termos de dificuldade, com abordagens interessantes, instigantes e atualíssimas, ainda que nada tenha havido de relacionado à Covid-19.
2ª fase
As provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest continuam sendo realizadas hoje, 17 de janeiro. Os locais de prova já foram disponibilizados e podem ser acessados via link abaixo. Confira:
Passam pelos testes da segunda etapa os candidatos aprovados na 1ª fase do Vestibular Fuvest 2022, cujas provas foram aplicadas no dia 12 de dezembro. Nesta segunda-feira os candidatos terão que responder perguntas discursivas específicas aos cursos escolhidos por eles.
Os participantes deverão tomar algumas medidas sanitárias em prevenção ao combate da Covid-19. Veja abaixo:
- O uso de máscara que cubra nariz e boca é obrigatório;
- O candidato deve higienizar as mãos com álcool em gel sempre que necessário;
- É necessário manter o distanciamento mínimo de 1 metro de outros concorrentes;
- Procure ir direito para a sala de prova e evite aglomerações nos corredores.
A máscara só poderá ser retirada no momento do reconhecimento facial e foto feita pela equipe da Fuvest para segurança das provas, assim como para alimentação e ingestão de água.
Os participantes também precisam estar munidos do documento de identificação original com foto, caneta esferográfica (em material transparente) de tinta azul, água e alimentos leves (opcionais), além de lápis ou lapiseira, borracha, apontador e régua transparente, que só serão permitidos para uso no rascunho.
O primeiro dia de provas da 2ª fase teve 2.177 candidatos ausentes, 7% em relação aos 30 mil convocados para a segunda etapa do exame.
1ª fase
As provas da primeira fase do Vestibular 2022 da Fuvest foram aplicadas em dez cidades da região metropolitana de São Paulo e em 23 municípios do interior do estado. Os testes foram realizados em 119 escolas, das 13h às 18h.
A primeira fase do vestibular da Fuvest contou com 90 questões objetivas de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português e Inglês. Os candidatos disputam 8.211 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP).
Resultado
Interessados nos cursos que exigem aptidão, como Artes Visuais, Música e Artes Cênicas, vão fazer os Testes de Habilidades Específicas (THE) ainda este mês. Veja mais detalhes abaixo:
- Artes Visuais: 20 de janeiro de 2022
- Música - ECA - São Paulo: 19 a 22 de janeiro de 2022
- Música - Ribeirão Preto: 19 a 22 de janeiro de 2022
- Artes Cênicas: 19 a 22 de janeiro de 2022
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março.
Concorrência
Medicina continua sendo o curso mais disputado como nos últimos anos. No entanto, em comparação com o vestibular do ano passado, houve queda na concorrência nos três municípios onde a carreira é oferecida.
Em São Paulo, são 30 candidatos por vaga a menos. Já em Ribeirão Preto, menos 29 estudantes por oportunidade.
Confira abaixo os dez cursos mais concorridos do Vestibular 2021 da Fuvest:
1) Medicina - 124,8 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 100,8 c/v
3) Medicina (Bauru) - 96,1 c/v
4) Psicologia - 62,2 c/v
5) Relações Internacionais - 47,2 c/v
6) Ciências Biomédicas - 45 c/v
7) Curso Superior do Audiovisual - 46,4 c/v
8) Medicina Veterinária - 43,3 c/v
9) Psicologia (Ribeirão Preto) - 39,2 c/v
10) Design - 34,7 c/v
Acesse a concorrência completa do Vestibular 2022 da Fuvest
Do total de vagas oferecidas no vestibular, 4.954 serão para Ampla Concorrência, 2.169 para estudantes de escola pública (EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas (PPI).
Os cursos da USP são ministrados nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Fuvest.