☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Certificação do Ensino Médio deixará de ser feita pelo Enem

Certificação do Ensino Médio deixará de ser feita pelo Enem

Ministro da educação informou decisão nesta terça-feira. Comunicado oficial sairá amanhã (18).

Publicado por Silvia Tancredi
17/01/2017 16h46 , atualizado em 17/01/2017 16h50

A partir deste ano, estudantes do ensino médio não poderão usar mais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter o certificado de ensino médio. A declaração foi feita pelo ministro da educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira, 17 de janeiro. 

Segundo o ministro, o Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior. Ele afirma “…termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio".

A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que a certificação do ensino médio pelo Enem volte a ser realizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como era até 2009. 

Conforme o ministro, a oficialização da informação deve ocorrer amanhã (18), quando o MEC deve realizar entrevista coletiva sobre a consulta pública e o resultado do Enem 2016

Entenda o caso

A possibilidade de não usar o Enem para certificação do ensino médio já tinha sido lançada em novembro do ano passado pela presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. 

Na época, a presidente declarou que o exame educacional não foi preparado para fazer esse tipo de avaliação. Ela destacou ainda que dos 990 mil candidatos que fizeram o Enem com a intenção de obter a certificação, apenas 74 mil alcançaram o objetivo. Confira mais detalhes.

*Com informações da Agência Brasil

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrições do Enem 2025 encerram hoje (13)

O prazo para pagar a taxa de inscrição do Enem 2025 vai até o dia 18 de junho.


Inscrição do Enem 2025 é prorrogada

Há novas datas para pagar taxa de inscrição e solicitar atendimento especializado no Enem 2025.


Inscrição do Enem 2025 acaba hoje (6)

A taxa de inscrição do Enem 2025 precisa ser paga até o dia 11 de junho.


Inscrições do Enem 2025 estão abertas

Participantes do exame que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio estão pré-inscritos.


Edital do Enem 2025 é liberado: veja datas e regras das provas

Provas do Enem 2025 acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro


Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025

As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.


Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido

O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona acessibilidade para aqueles que precisam de recursos.


Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025

Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas


Inep divulga datas do Enem 2025

Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho


Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)

Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.


Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)

Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental


Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido

O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.