Na reta final: como os candidatos estão estudando para o Enem 2022
Há menos de um mês para as provas do Enem 2022, confira como alguns inscritos estão estudando para o maior exame educacional do país
Como os candidatos ao Enem 2022 estão estudando para as provas? O Super Vestibular conversou com alguns participantes do maior exame educacional do país sobre a rotina de estudos e o processo de preparação nesta reta final.
Está faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Quase 3,4 milhões de candidatos devem fazer as provas nos dias 13 e 20 de novembro.
O processo de preparação para o Enem é individual e cada pessoa o conduz de acordo com sua realidade. Ou seja, cada candidato organiza os seus estudos conforme os seus interesses e dificuldades.
Reta final
Há menos de um mês para as provas do Enem 2022 alguns candidatos adaptam suas rotinas de estudo conforme o exame se aproxima.
Neste período, Gabriel Oliveira que estuda para fazer Medicina, costuma resolver as edições anteriores da prova. Nessas ocasições ele cronometra o tempo de resolução de acordo com as regras oficiais.
Já Alvaro Esteves que quer cursar Química opta pela revisão de conteúdos importantes e que são mais recorrentes no exame.
"A preparação nesta reta final envolve revisão de algumas coisas já estudadas, mapeamento dos tópicos mais cobrados no Enem em diversas áreas, preparação emocional, para que a ansiedade ou medo não sejam um problema e a saúde física também. Prática de duas redações por semana, além de listas de exercícios."
Alvaro Esteves, estuda para fazer Química
Maria Clara objetiva ingressar em Engenharia Mecânica. Ela costuma revisar conteúdos e trabalhar seus pontos fracos a partir da resolução de questões para poder melhorar seu desempenho. Veja o que ela está priorizando neste período que antecede o exame:
Maria Clara reforça a importância de resolver exercícios para a fixação de conteúdos.
Rotina de estudos
Adotar uma rotina de estudos exige disciplina, foco e determinação, como também abrir mão de algumas atividades de lazer eventualmente.
Variar o dia a dia dos estudos é uma tática adotada por Alvaro Esteves. O jovem costuma solicitar aos seus professsores listas de temas para que ele possa estudar, principalmente aos que ministram aulas da área de Ciências Exatas e Redação.
Alvaro conta que uma apostila com provas do Enem de 2009 a 2019 se tornou um material em que ele utiliza com recorrência para estudar. Essa dica é importante para conhecer como a prova foi formatada ao longo do tempo, perceber as mudanças e principalmente o que é frequentemente cobrado.
O jovem também aproveita as redes sociais do momentos como é o caso do TikTok e Instagram para poder estudar. No caso, ele consome conteúdos didáticos publicados por professores nessas plataformas.
Esses conteúdos podem ser entregues em formatos mais atrativos já que estão sendo veiculados em espaços digitais e onde a informação costuma ser consumida de forma mais rápida.
Administrar o tempo para as diferentes atividades e priorizar o descanso é uma prioridade para Alvaro.
"Existe momento para tudo: estudar, trabalhar, sair e se divertir, viajar, dormir. Se a mente e o corpo não estiverem descansados e conectados, toda a sua rotina entra em desordem."
Alvaro Esteves
O jovem Thalles Barbosa quer fazer Relações Internacionais e este será o seu terceiro Enem, agora para valer, já que as duas outras vezes foi como treineiro. Sua rotina diária se divide em estudos, descanso e prática esportiva. O tempo em que destina para estudar varia de quatro horas e meia a seis horas.
Conciliar os estudos com o trabalho é uma realidade que alguns candidatos enfrentam. Este é o caso do Lívio Lucas que menciona a falta de tempo para se dedicar aos estudos, a rotina exaustiva do trabalho e as questões da vida adulta.
Lívio pretende fazer algum curso superior relacionado à área da programação diante da demanda no mercado de trabalho. Ele conta que as principais formas de estudo que ele utiliza são videoaulas como também a listagem de assuntos importantes, que são pesquisados posteriormente.
Estratégias de estudo
A principal estratégia de estudo de Alvaro é praticar questões anteriores do Enem e caso seja necessário aprofundar conteúdos teóricos.
Já uma alternativa encontrada por Thalles como forma de estudo é focar nas disciplinas em que ele sente dificuldade, no caso as de Ciências Exatas.
Se concentrar nas aulas e aproveitar o máximo desse momento é algo que Gabriel Oliveira realiza para otimizar sua preparação. O estudante faz o ensino médio em tempo integral, então o tempo extra para seus estudos é menor.
Matheus Franco deseja cursar Biomedicina e fará o Enem este ano como treineiro. O jovem reforça a importância de realizar o exame nesta modalidade para conhecer a estrutura da prova. Ele considera que quando for fazer no terceiro ano do ensino médio poderá estar mais calmo, já que estará mais familiarizado com a avaliação.
Reforçar conteúdos que foram ministrados no ensino remoto é um dos planos que Matheus quer executar no próximo ano. Segundo o estudante, a pandemia prejudicou muito o aprendizado de algumas matérias e conteúdos.
Estude no Mundo Educação
Fique por dentro de temas importantes cobrados pelo Enem por meio dos artigos do Mundo Educação.
Acesse nossas páginas para se preparar para o Enem 2022:
Por aqui você pode ler também sobre dicas para escrever uma boa redação no Enem, como mandar bem nas provas e compreender melhor o sistema de avaliação do exame.
Mais informações estão disponíveis no edital Enem 2022, edital do Enem 2022 Digital, bem como na página do Enem do Super Vestibular.