Confira temas de redação para o Enem 2021
Listamos alguns temas para você exercitar a redação e treinar para as provas do Enem 2021.
Com as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 marcadas e se aproximando, é hora de se dedicar para valer. Faltam menos de cinco meses para as provas!
O Super Vestibular, com a ajuda do Cursinho da Poli, listou alguns temas que estão sendo amplamente discutidos e abordados para você treinar a redação e praticar para o Enem. Confira:
1) Comportamento de manada e a manipulação da opinião pública
O conceito de manada ou efeito manada faz referência ao comportamento de animais que se juntam para se proteger ou fugir de um predador. O nome também é dado à tendência das pessoas de repetirem ações feitas por outras.
No caso dos dias atuais, com a internet e redes sociais tão presentes em nosso cotidiano, é chamado assim a tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual.
Esse efeito tem trazido outros desdobramentos, como é o caso da manipulação da opinião pública. Muitos perfis falsos estão sendo usados para influenciar a opinião pública nas redes sociais, disseminando muitas vezes até fake news.
Confira como fazer citação na redação!
2) Lado favorável e o lado desfavorável da resiliência do brasileiro
No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de se adaptar e superar adversidades, situações estressantes. Isso de forma saudável, construtiva, sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente.
Muitos dizem que o brasileiro é o povo com maior resiliência e tolerância. Tanto na capacidade de resolver problemas quanto de absolver dificuldades. E isso tem o seu lado positivo, mas também o lado negativo, já que muitas vezes as pessoas aceitam coisas e situações que deveriam ser combatidas.
3) Diferenças e hierarquias nas atuais relações de gênero no Brasil
O debate sobre a diferença e a igualdade e as mudanças ocorridas nas relações de gênero bem como as demais transformações econômicas, sociais e culturais estão em evidência.
A ausência de mulheres nos espaços de liderança e decisão ainda impede que hajam melhorias para elas no ambiente corporativo, na esfera pública e no ambiente familiar. A diferença salarial é muitas vezes decorrente do baixo número de mulheres em cargos gerenciais e também de outros fatores, como congelamento de salários e menor participação na força produtiva.
Saiba como começar uma redação!
Quando se olha a disparidade de gênero de maneira global, envolvendo todas as variáveis, e não só o mercado de trabalho, a estimativa é que o tempo necessário para alcançar-se a plena igualdade entre homens e mulheres no mundo é 99,5 anos.
Os países nórdicos são os mais igualitários do mundo. Já o Brasil está depois da 90º colocação e tem uma das maiores desigualdades de gênero da América Latina.
4) Os limites da cultura do cancelamento no meio virtual
É conhecido como cultura do cancelamento as manifestações nas redes sociais em que uma pessoa ou um grupo é expulsa, ou muitas vezes julgada, por uma posição de influência ou fama, por conta de atitudes consideradas questionáveis.
Acontece que, muitas vezes, estas manifestações tomam proporções maiores e descontroladas, se tornando violentas, contendo ameaças a vida da pessoa envolvida e seus familiares.
Por acharem que o meio virtual é um local em que não seja possível identificar quem faz os julgamentos, ameaças e demais "cancelamentos", a agressividade de usuários têm sido assustadora, vindo a provocar e desencadear reações problemáticas, como síndrome do pânico, tendências suicidas, depressão e outros para aqueles considerados cancelados.
5) Leitura na juventude: desafios da era da informação
A era digital trouxe uma infinidade de facilidades, já que a internet conseguiu nos aproximar do restante do mundo com apenas um clique.
Temos a nossa disposição uma infinita quantidade de informações. Com a internet também vieram um enorme aparato de distrações, sendo estas um dos grandes problemas e desafios do mundo e da atualidade.
Se até os apaixonados pela leitura se vêem numa rotina bem diferente se comparada a dez, quinze anos atrás, imagina quem já tinha dificuldade de se concentrar e em pegar um livro antes da “internet sempre à mão”.
Estas questões são um dos desafios encontrados no que diz respeito ao tema leitura na juventude na era da informação, sendo possível explorar muito mais.
6) Caminhos para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil
O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O assunto é pesado e nos desperta repulsa e intensas emoções. E é por isso que merece atenção para que haja a conscientização necessária no que diz respeito ao combate deste tipo de violência, prevenindo vidas, zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes e, o principal, responsabilizando os autores da violência.
Veja também: Como fazer uma redação nota mil no Enem
Infelizmente, a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil é mais frequente do que as pessoas imaginam. Dados mostram que, a cada hora, três crianças são vítimas de abuso sexual.