Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem 2020, informou nesta quarta-feira, 12 de agosto, que 47.847 participantes pediram para fazer as provas com atendimento especializado e tiveram as solicitações aceitas.
As provas do Enem impresso estão marcadas para os domingos 17 e 24 de janeiro de 2021. As datas das provas foram adiadas em pouco mais de dois meses por conta da pandemia do coronavírus.
Precisam ter atendimento especializado gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar e/ou com outras condições específicas. Gestantes e idosos, por exemplo, ficarão acomodados em sala de fácil acesso e terão apoio para pernas e pés. Já lactantes terão tempo adicional de 60 minutos por dia.
Inscritos com cegueira terão acesso à prova em braile, ledor, transcritor e sala de fácil acesso. Assim como os participantes com baixa visão, o deficiente visual também poderá ter o auxílio de materiais próprios. Também será possível fazer a prova acompanhado de cão-guia.
Leia mais: como funciona o atendimento especial no Enem?
Conforme o Inep, uma novidade do Enem 2020 é que participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular que tiveram o pedido aprovado neste ano vão contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador.
O aplicativo funciona da seguinte forma: os textos são lidos no computador, por meio de voz sintetizada, que descreve tudo o que aparece escrito no monitor.
O Inep reforçou ainda que, se solicitado, o participante poderá usar alguns materiais próprios, como caneta de ponta grossa, tiposcópio, óculos especiais, lupa, telelupa e luminária.
Por fim, também foi divulgado mais um balanço: 508 pedidos de atendimento pelo nome social foram recebidos e serão contemplados nas provas do Enem 2020.
Enem 2020
Além do Enem impresso, a primeira edição do Enem Digital também será realizada em 2021. Nesse caso, as provas estão agendadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Leia mais: como funcionará o Enem Digital
No dia 31 de julho, o Inep divulgou os novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19, tais como o uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os participantes.
Provas
As provas do Enem impresso e do Enem Digital terão o mesmo conteúdo. Veja abaixo a distribuição das provas:
- 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
- 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática
O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões.
A previsão é que o resultado do Enem saia no dia 29 de março.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital.