Enem 2020: portões serão abertos às 11h30 para diminuir aglomeração
Geralmente, acesso às salas era feito meio hora depois (12h). Ao abrir escolas mais cedo, Inep espera evitar agrupamento de estudantes.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem 2020, informou na tarde de hoje, 11 de janeiro, que os portões de acesso às salas onde serão aplicadas as provas serão abertos às 11h30, meia hora mais cedo, para evitar aglomerações.
Nas edições anteriores, os portões das escolas onde foi realizado o exame educacional abriram às 12h e foram fechados às 13h. O início das provas, marcado para o próximo domingo (17) e dia 24 de janeiro, será às 13h30.
Segundo o órgão, essa alteração no horário é uma das medidas de segurança adotadas em decorrência da pandemia de Covid-19 para garantir uma aplicação segura para os 5.783.357 inscritos.
=>Como era: abertura dos portões do Enem às 12h
=>Como ficou: abertura dos portões do Enem às 11h30
Local de prova
O cartão, com os locais onde serão aplicadas as provas do Enem 2020, foi liberado no dia 5 de janeiro. O acesso ao documento pode ser feito na página do participante. Segundo o Inep, estima-se que as provas seja aplicadas em 205 mil salas.
Veja também: DPU pede novo adiamento das provas do Enem 2020
Os estudantes precisam conferir se o cartão contém todas as informações pessoais, a opção de língua estrangeira e demais dados. Nesta edição, o cartão também contém quatro instruções para o exame:
• O uso de máscara, cobrindo o nariz e a boca, para proteção à Covid-19 é obrigatório durante toda a aplicação das provas. Você poderá retirá-la para lanchar e beber água, por um tempo suficiente para essas ações, visando sua proteção e a dos demais participantes.
• Leve sua garrafinha de água para evitar o uso do bebedouro.
• Você pode levar seu próprio álcool em gel para higienização de suas mãos durante a aplicação das provas.
• O local de provas foi higienizado e os procedimentos de aplicação adaptados para sua segurança na realização do Enem.
Outras regras e medidas sanitárias e de segurança para evitar a disseminação do coronavírus no Enem 2020 já tinham sido anunciadas pelo Inep, tais como salas para participantes especiais, como gestantes e idosos, distanciamento nas salas, aferição de temperatura, entre outras.
Conteúdo das provas
No primeiro dia, os inscritos deverão produzir uma redação dissertativa-argumentativa e responder 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 itens de Ciências Humanas.
No segundo dia do Enem 2020, será a vez de responder 45 questões objetivas de matemática e mais 45 de Ciências da Natureza.
A previsão é que as notas sejam divulgadas em março. Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de programas de acesso ao ensino superior, como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).