O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na tarde de hoje, 12 de janeiro, por meio de nota, que os inscritos no Enem 2020 que forem diagnosticadas com o coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas poderão solicitar reaplicação das provas.
Segundo o órgão, além da Covid-19, são consideradas esse tipo de doenças coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Como solicitar reaplicação do Enem 2020?
Quem for diagnosticado com o coronavírus antes das provas do Enem 2020 deverá fazer a solicitação de reaplicação dos exames na página do participante. No momento do pedido, o estudante precisa apresentar a seguintes informações:
- Nome completo
- Diagnóstico com a descrição da condição que contenha a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM)
- Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
O Inep ressalta que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame. Nesse casos, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição.
As solicitações serão analisadas pelo Inep. O Mundo Educação entrou em contato com o órgão para saber o prazo para fazer os pedidos e quando será divulgado se as solicitações foram aceitas, mas ainda não obteve resposta.
Enem 2020
Pela primeira vez serão realizadas provas impressas e provas digitais. Estima-se que mais de 5 milhões de estudantes façam o Enem impresso nos dias 17 e 24 de janeiro. O Enem pela internet está marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Leia também: portões do Enem 2020 serão abertos meia hora mais cedo para diminuir aglomeração
O cartão, com o local de prova, foi liberado no dia 5 de janeiro. Segundo o Inep, estima-se que o Enem 2020 seja realizado em 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação.
Entre algumas medidas de prevenção para evitar a disseminação do coronavírus durante o Enem 2020, estão que somente será oupada metade da capacidade original das salas, uso de máscara e álcool gel, salas especiais, entre outras.