Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Participantes do Enem 2020 com coronavírus podem solicitar reaplicação

Participantes do Enem 2020 com coronavírus podem solicitar reaplicação

Estudantes que forem diagnosticados com a doença antes das provas devem fazer solicitação na página do participante

Publicado por Silvia Tancredi
12/01/2021 17h56

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na tarde de hoje, 12 de janeiro, por meio de nota, que os inscritos no Enem 2020 que forem diagnosticadas com o coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas poderão solicitar reaplicação das provas.

Segundo o órgão, além da Covid-19, são consideradas esse tipo de doenças coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. 

Como solicitar reaplicação do Enem 2020?

Quem for diagnosticado com o coronavírus antes das provas do Enem 2020 deverá fazer a solicitação de reaplicação dos exames na página do participante. No momento do pedido, o estudante precisa apresentar a seguintes informações:

  • Nome completo
  • Diagnóstico com a descrição da condição que contenha a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM)
  • Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)

O Inep ressalta que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame. Nesse casos, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição.

As solicitações serão analisadas pelo Inep. O Mundo Educação entrou em contato com o órgão para saber o prazo para fazer os pedidos e quando será divulgado se as solicitações foram aceitas, mas ainda não obteve resposta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2020

Pela primeira vez serão realizadas provas impressas e provas digitais. Estima-se que mais de 5 milhões de estudantes façam o Enem impresso nos dias 17 e 24 de janeiro. O Enem pela internet está marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Leia também: portões do Enem 2020 serão abertos meia hora mais cedo para diminuir aglomeração

O cartão, com o local de prova, foi liberado no dia 5 de janeiro. Segundo o Inep, estima-se que o Enem 2020 seja realizado em 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação.

Entre algumas medidas de prevenção para evitar a disseminação do coronavírus durante o Enem 2020, estão que somente será oupada metade da capacidade original das salas, uso de máscara e álcool gel, salas especiais, entre outras.

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.

Inscrições para ProUni 2021/1 encerram nesta sexta-feira (15)
Programa oferece 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais (50% do valor do curso)

5 temas de História para ficar ligado no Enem 2020
Revise os conteúdos disciplinares que caem com maior frequência nas questões de História na prova do Enem.

UFMS finaliza inscrições do Vestibular 2021 e PASSE 2020
Solicitações de isenção de taxa de inscrição já foram recebidas de inscritos no CadÚnico e membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Enem: 51 universidades de Portugal aceitam notas do exame educacional
MEC fechou parceria com a Universidade NOVA de Lisboa (UNL) nesta terça-feira (12)