Inscrições para o Enem 2022 terminam hoje (21)
Provas acontecerão em versões digital e impressa nos dias 13 e 20 de novembro.
Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 podem se inscrever para o exame até às 23h59 de hoje (21).
A taxa de inscrição é de R$85 e pode ser paga até o dia 27 de maio.
Uma das novidades para este é ano é a possibilidade de pagar a taxa de inscrição da prova por meio do cartão de crédito e pelo Pix, que é o sistema de pagamento do Banco Central.
O pagamento pelo boleto bancário continua, e pode ser feito por aplicativos de bancos, internet banking e agências bancárias
Inscrições
As inscrições para o Enem 2022 são feitas pela página do participante. O estudante deve ter cadastro no Portal Único do Governo Federal (gov.br) para realizar a inscrição.
Para se inscrever no Enem é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O sistema também vai pedir um RG (documento de identidade) próprio.
Saiba o passo a passo para se inscrever no Enem 2022
Além dos dados básicos, um questionário socioeconômico é aplicado aos participantes no momento da inscrição.
Os candidatos deverão informar a cidade onde querem realizar o exame que deve ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. Deve ser informado também a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para a prova.
Para a identificação, deverá ser enviado pelo sistema de inscrição, uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Essa foto será utilizada no procedimento de identificação realizado nos dias de aplicação do Enem.
Confira tudo que você precisa saber sobre o Enem 2022 no vídeo abaixo:
Alteração de dados
Após o encerramento das inscrições do Enem 2022 será possível alterar as informações apenas referente ao contato, como o endereço de e-mail e o número de telefone.
Ou seja, dados como local da prova, opção da língua estrangeira e a necessidade de atendimento especializado podem ser alterados no sistema somente até às 23h59, quando as inscrições do Enem serão encerradas.
Enem Digital
O Enem 2022 será aplicado tanto na versão impressa quanto no formato digital. No versão tradicional, as inscrições são ilimitadas e abertas a participantes treineiros, já o Enem Digital conta com 101.100 vagas disponíveis apenas para concluintes ou que já concluíram o ensino médio.
O formato digital do Enem 2022 possui a mesma estrutura do exame impresso, mas as provas objetivas são realizadas em computadores. A redação deve ser manuscrita tal como acontece na versão tradicional.
O Inep disponibilizou no Anexo I deste edital a relação dos locais e quantidade de vagas para cada localidade que terão a aplicação do Enem 2022 Digital. São 99 cidades que realizarão a versão digital do exame, entre elas capitais e cidades do interior.
Edital em libras
Confira abaixo o edital do Enem 2022 da versão impressa em libras:
Novidades
O Inep passa a adotar os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos permitidos para a identificação dos participantes na aplicação das provas do Enem. Capturas de telas desses documentos não serão válidas.
Outra novidade é que os participantes que desejarem ser reconhecidos de acordo com sua identidade de gênero (transgêneros, travestis e pessoas não binárias) podem solicitar o uso do nome social no Enem 2022 pela página do participante.
Nome social
O pedido do tratamento pelo nome social no Enem 2022 deve ser feito entre os dias 23 e 28 de junho para os participantes que não possuem o nome social cadastrado na Receita Federal. O Inep informará o resultado das solicitações no dia 5 de julho.
Para os participantes que já possuem nome social inseridos na Receita Federal, é necessário confirmar o nome entre os dias 23 e 28 de junho.
Atendimento especializado
As solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2022 podem ser feitas ao longo do prazo das inscrições, ou seja, até 21 de maio pela página do participante.
Poderão solicitar esse atendimento pessoas que apresentam: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
O resultado desses pedidos será divulgado no dia 7 de junho. Recursos serão recebidos e o resultado final será informado no dia 22 de junho.
Isenção
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição foram recebidos entre os dias 4 e 15 de abril. O Inep informou no dia 22 de abril o resultado da gratuidade.
Nesta edição foram recebidos 1.949.448 pedidos de isenção.
Provas
As provas do Enem 2022, tanto impressas quanto as digitais, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Já a aplicação do exame feito por pessoas privadas por liberdade (Enem PPL) será nos dias 13 e 14 de dezembro.
No dia das provas, os portões dos locais serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h.
Os candidatos poderão entrar nos locais de prova até às 13h, horário que terão início as orientações quanto aos procedimentos de segurança.
1º dia - Domingo, 13 de novembro, das 13h30 às 19h:
- Ciências Humanas e suas tecnologias: 45 questões
- Linguagens, Códigos e suas tecnologias: 45 questões
- Redação
2º dia - Domingo, 20 de novembro, das 13h30 às 18h30:
- Ciências da Natureza e suas tecnologias: 45 questões
- Matemática e suas tecnologias: 45 questões
O Inep definiu na última sexta-feira (6) que o exame deste ano contará somente com questões inéditas. A dúvida surgiu no mês passado após recomendação de coordenadores e diretores do Inep para reaproveitarem questões de edições anteriores do exame.
Leia mais: Enem 2022 terá apenas questões inéditas
Por que fazer o Enem?
O Enem é a principal forma de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil. Por meio do desempenho obtido no exame, os participantes podem concorrer a vagas ofertadas em programas do Ministério da Educação (MEC). Veja:
-
SiSU: disponibiliza vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estudais, institutos federais, etc.
-
ProUni: oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda.
-
Fies: conta com financiamentos, também em instituições de ensino privadas.
Também é possível com as notas do Enem se inscrever em vestibulares e estudar em Portugal.
Estude no Mundo Educação
Fique por dentro de temas importantes cobrados pelo Enem por meio dos artigos do Mundo Educação.
Acesse nossas páginas para se preparar para o Enem 2022:
Por aqui você pode ler também sobre dicas para escrever uma boa redação no Enem, como mandar bem nas provas e compreender melhor o sistema de avaliação do exame.
Mais informações estão disponíveis no edital Enem 2022, edital do Enem 2022 Digital, bem como na página do Enem do Super Vestibular.