Procura por cursos tecnológicos cresce mais de 130% nos últimos dez anos
Dado consta no resultado do Censo da Educação Superior 2019 divulgado na manhã de hoje pelo MEC
O ingresso a cursos tecnológicos superiores em 2019 aumentou 132,5% em relação a 2009. Esse e outros dados foram anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã de hoje, 23 de outubro, em Brasília, durante a apresentação do resultado do Censo da Educação Superior 2019.
Os cursos tecnológicos são ministrados em menos tempo que os outros graus acadêmicos (licenciatura e bacharelado). Geralmente, esse cursos duram dois ou três anos, dependendo da instituição de ensino. Uma das vantagens desses cursos é que eles focam nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços.
Outro ponto que tem atraído atenção aos cursos tecnológicos é que o conteúdo das aulas é mais voltado para as especificidades da profissão. Como a preparação é mais especializada e prática, o ingresso ao mercado de trabalho é mais rápido.
Entre os cursos tecnológicos com mais procura estão o de Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Tecnologia de Informação e Marketing.
Leia também: cursos tecnológicos: o que e para quem são?
O Censo da Educação Superior 2019 também apontou que o número de ingressantes em cursos tecnológicos é maior que o de cursos de licenciatura, como Química, Matemática e Pedagogia.
No total, 820.711 pessoas ingressaram em cursos tecnológicos em 2019, enquanto 731.682 iniciaram cursos de licenciatura. No entanto, a maioria dos ingressos em instituições de ensino continua sendo em cursos de bacharelado. Ao todo, 2.062.155 estudantes optaram por esse grau acadêmico.
EaD
A procura por cursos tecnológicos ministrados na modalidade de Ensino a Distância (EaD) também cresceu nos últimos dez anos. Enquanto em 2009 o número de matrículas em cursos EaD era de 28,5%, em 2019 passou para quase 60%.
Esses números indicam, conforme o Censo de Educação Superior, que houve aumento, entre 2009 e 2019, de 266,5% em relação à variação positiva de 5,4% no número de matrículas de cursos presenciais no mesmo período.
Os primeiros cursos via EaD começaram a ser ministrados no final dos anos 1990. Hoje, 20 anos depois,eles são tendência.
Confira as vantagens e desvantagens do Ensino a Distância (EaD)