☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%

O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Publicado por Érica Caetano
18/01/2022 07h53 , atualizado em 18/01/2022 09h19
Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)
Crédito da Imagem: Divulgação: Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) encerrou ontem, 17 de janeiro, a aplicação das provas da 2ª fase do Vestibular 2022. Nesta segunda-feira os candidatos tiveram que responder perguntas discursivas específicas aos cursos escolhidos por eles.

O diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Daniel Cecílio, achou que no geral a prova teve a cara da Fuvest, não abordando polêmicas, que pode ser considerada como tranquila e, em muitos pontos, direta.

"Realmente, a Fuvest abriu mão de trabalhar a questão da pandemia, vacinação e outros assuntos correlacionados. São assuntos em evidência e recentes, que ficaram de fora", comenta Cecílio.

Para ele, o nível de dificuldade foi, de forma geral, semelhante aos anos anteriores. Prova bem feita, mas sem surpresas.

Confira o que os professores do cursinho acharam sobre as demais provas do segundo dia da 2ª fase da Fuvest 2022:

Biologia

O professor de Biologia André Bourg, achou que a prova apresentou perguntas de dificuldade média, relativamente mais fácil que na edição do Vestibular 2021 .Os assuntos foram distribuídos em variadas áreas da biologia, não contemplando genética ou biotecnologia, tendo em vista a importância desses temas na atualidade. Também não foi contemplado nenhuma questão sobre os temas relacionados ao Sars - Covid- 19 ou vacinação. 

Física

Já o professor de Física Rodrigo Araújo, comentou que esta prova exigia dos candidatos, como sempre, domínio conceitual da Física, domínio das principais equações e habilidades de interpretação e raciocínio lógico. A distribuição dos assuntos não privilegiou tanto a mecânica como costuma acontecer e deixou de fora a óptica geométrica, mas abordou a eletrostática em duas questões diferentes, algo que é pouco comum. 


Geografia 

Dario Feltrin, professor de Geografia comentou que a prova apresentou, como de costume, um nível médio. Em comparação com o ano anterior, surpreendeu com várias atualidades, como a questão geopolítica do Afeganistão e a crise Hídrica. As perguntas estavam todas contextualizadas, facilitando o processo de entendimento.

História

O professor de História Felipe da Costa Mello achou que a prova desta disciplina apresentou um nível médio, muito semelhante ao ano anterior. Não houve questões polêmicas e a distribuição das questões foi coerente, chamando a atenção a ausência de temas que se relacionassem com a temática feminina na História.

Matemática

Rodrigo do Carmo, professor de Matemática, achou que a prova apresentou um nível de dificuldade médio para difícil, no mesmo nível da edição passada do vestibular. Ele diz ter sentido falta do assunto geometria plana.

Química

Em Química, o professor Renan Pimentel considerou a prova de nível de dificuldade médio, um pouco para o candidato, em relação à de 2021. As questões estavam bem contextualizadas, abordando assuntos que envolvem o cotidiano, por exemplo, o processo de descafeinação do café, chuva ácida, gasodutos dentre outros. Os principais assuntos esperados para uma 2ª fase foram contemplados, como estequiometria, concentração, equilíbrio químico, eletroquímica, isomeria. Ficou ausente da prova o assunto de reações orgânicas, muito característico desta etapa da Fuvest.

Veja aqui a prova da 2ª fase!

No primeiro dia da segunda etapa os candidatos tiveram que confeccionar uma redação, que teve como tema  "As diferentes faces do riso".  O tema foi composto por cinco textos de apoio para auxiliar os candidatos na compreensão e interpretação da proposta.

A professora de Redação do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) Vanessa Bottasso, achou o que o tema propôs uma reflexão muito atual e que está entre os mais importantes debates da sociedade brasileira e mundial, que fazem refletir sobre a vida e o prazer de vivê-la em meio às crises contemporâneas.

A prova também seguiu o padrão dos últimos anos, oferecendo uma frase temática clara, sustentada por uma coletânea reflexiva e instigadora, fazendo com que o candidato à articulação de ideias e representações do riso para discutir as variadas formas e funções por ele exercidas, tanto individual quanto social e culturalmente.

Além da redação, os candidatos também tiveram que responder no primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2022 da Fuvest, as provas discursivas de Língua Portuguesa.

Abstenção

 A prova de conhecimentos específicos da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest registrou 2.431 candidatos ausentes, 7,9% em relação aos 30 mil convocados para a segunda etapa do exame.

Já o primeiro dia de provas da 2ª fase teve 2.177 candidatos ausentes, 7% em relação aos 30 mil convocados para a segunda etapa do exame.

1ª fase

Passaram pelos testes da segunda etapa os candidatos aprovados na 1ª fase do Vestibular Fuvest 2022, cujas provas foram aplicadas no dia 12 de dezembro. Elas foram aplicadas em dez cidades da região metropolitana de São Paulo e em 23 municípios do interior do estado. Os testes foram realizados em 119 escolas, das 13h às 18h.

A primeira fase do vestibular da Fuvest contou com 90 questões objetivas de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português e Inglês. Os candidatos disputam 8.211 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP).

Resultado

Interessados nos cursos que exigem aptidão, como Artes Visuais, Música e Artes Cênicas, vão fazer os Testes de Habilidades Específicas (THE)  ainda este mês. Veja mais detalhes abaixo:

  • Artes Visuais: 20 de janeiro de 2022
  • Música - ECA - São Paulo: 19 a 22 de janeiro de 2022
  • Música - Ribeirão Preto: 19 a 22 de janeiro de 2022
  • Artes Cênicas: 19 a 22 de janeiro de 2022

O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Concorrência

Medicina continua sendo o curso mais disputado como nos últimos anos. No entanto, em comparação com o vestibular do ano passado, houve queda na concorrência nos três municípios onde a carreira é oferecida.

Em São Paulo, são 30 candidatos por vaga a menos. Já em Ribeirão Preto, menos 29 estudantes por oportunidade. 

Confira abaixo os dez cursos mais concorridos do Vestibular 2021 da Fuvest:

1) Medicina - 124,8 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 100,8 c/v
3) Medicina (Bauru) - 96,1 c/v
4) Psicologia - 62,2 c/v
5) Relações Internacionais - 47,2 c/v
6) Ciências Biomédicas - 45 c/v
7) Curso Superior do Audiovisual - 46,4 c/v
8) Medicina Veterinária - 43,3 c/v
9) Psicologia (Ribeirão Preto) - 39,2 c/v
10) Design - 34,7 c/v

Acesse a concorrência completa do Vestibular 2022 da Fuvest

Do total de vagas oferecidas no vestibular, 4.954 serão para Ampla Concorrência, 2.169 para estudantes de escola pública (EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas (PPI).

Os cursos da USP são ministrados nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto. 

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Fuvest.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023