Inep libera resultado do Enem 2018
Com as notas em mãos, estudantes podem ingressar em instituições de ensino superiores, como o SiSU, ProUni e Fies
O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as notas do Enem 2018. Os interessados podem acessá-las na página do participante.
As notas dos treineiros e o espelho da redação ainda não foram divulgados, mas devem sair em 18 de março.
O que fazer com as notas do Enem?
Com as notas em mãos, os estudantes podem participar de programas de ingresso ao ensino superior. Veja abaixo os principais e as datas de inscrições:
- SiSU: oferecerá 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o País. As inscrições poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro.
- ProUni: o Programa Universidade para Todos disponibiliza bolsas de estudo em instituições de ensino particulares. O prazo de inscrições será de 29 de janeiro a 1º fevereiro.
- Fies: este programa oferta financiamentos em universidades públicas. Estão previstas 100 mil vagas. Os interessados poderão se inscrever de 5 a 12 de fevereiro.
- Portugal: o MEC já firmou acordo com mais de 30 universidades portuguesas. Quem fez o Enem pode aproveitar as notas.
Enem 2018
No total, o Enem teve 5.513.662 inscrições confirmadas. O número é o menor já registrado desde a edição de 2011.
As provas foram aplicadas em 4 e 11 de novembro em mais de 1,7 mil municípios brasileiros nas 27 unidades de federação.
No primeiro dia, os inscritos responderam 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
No segundo dia, foi a vez de 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Os gabaritos oficiais foram divulgados no dia 14 de novembro.
Saiba como é corrigida a prova do Enem
Entre as novidades do Enem 2018, está que, pela primeira vez, estudantes de escolas públicas e baixa renda tiveram que solicitar isenção da taxa antes do prazo de inscrição. Além disso, quem foi beneficiado com a gratuidade ano passado e não compareceu às provas teve que justificar ausência para ser contemplado novamente.
Para mais informações, acesse o site do Enem ou entre em contato pelo telefone 0800-616161.