SiSU 2018/1: saiba quais são os cursos mais procurados desta edição
Candidatos podem ser inscrever até às 23h59 de sexta-feira (26), usando a nota do Enem 2017.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1 superou a barreira de 1 milhão de inscritos às 18h34 desta terça-feira, 23 de janeiro, os quais realizaram mais de 1,9 milhões de inscrições. Os números mudam a cada segundo já que os candidatos podem ser inscrever em até dois cursos e mudar as opções de concorrência até às 23h59 de sexta-feira (26).
As inscrições do SiSU 2018/1 foram abertas na madrugada desta terça-feira (23). O cadastro é exclusivamente online e apenas para quem tirou acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.
O SiSU 2018 oferece mais de 239 mil vagas em universidades estaduais e federais, institutos federais e centros tecnológicos de educação. As oportunidades são totalmente gratuitas.
A primeira parcial com as notas de corte (pontuação mínima necessária com base no número de inscritos) será publicada na madrugada de amanhã (24). Os candidatos também poderão acessar sua colocação na disputa de cada uma das duas opções de curso.
O sistema do SiSU fica livre para que os candidatos mudem a opção de turma, curso, turno, universidade ou modalidade de concorrência até o último dia de inscrições.
Cursos mais procurados
Uma curiosidade dos inscritos no SiSU, assim como para quem ainda vai se inscrever, trata-se de quais os cursos mais procurados e os mais concorridos. É preciso lembrar que existe diferença entre os dois termos referentes às graduações.
Os cursos mais procurados, como o nome já diz, são os que possuem maior procura em todo o Brasil, independente do número de vagas. Os mais concorridos são os que têm a maior disputa pelas oportunidades disponíveis, por isso, nem sempre a graduação mais buscada está entre as mais disputadas (como as tradicionais Medicina, Engenharias e Direito, por exemplo), já que a oferta pode ser maior se comparada com outras carreiras.
O Super Vestibular listou os cursos mais procurados até o momento:
1º - Medicina - mais de 163 mil inscrições
2º - Direito - mais de 146 mil
3º - Administração - mais de 99,2 mil
4º - Enfermagem - mais de 71,5 mil
5º - Pedagogia - mais de 68,9 mil
6º - Psicologia - mais de 63,3 mil
7º - Educação Física - mais de 56 mil
8º - Medicina Veterinária - mais de 47,7 mil
9º - Engenharia Civil - mais de 46,8 mil
10º - Ciências Contábeis - mais de 45,8 mil
Próximos passos
Após a finalização das inscrições, o Ministério da Educação (MEC) terá as notas dos candidatos e divulgará o resultado do SiSU 2018/1 em 29 de janeiro, ainda sem horário definido.
Os candidatos que forem aprovados terão que se matricular de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
Quem desejar participar da lista de espera terá que manifestar interesse de 29 de janeiro a 7 de fevereiro. A manifestação é no site do SiSU e pode ser feita por quem foi convocado na segunda opção de curso (mesmo tendo feito a matrícula para não perder a vaga), assim como as pessoas que não foram convocadas na chamada regular.
As instituições de ensino poderão convocar os candidatos a partir de 9 de fevereiro. No entanto, elas possuem autonomia para definir as datas das chamadas e das matrículas, por isso as convocações da lista de espera devem ser monitoradas pelas páginas oficiais das universidades e institutos.
Mais informações no site do SiSU.