Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Sistema de novos contratos do Fies é aberto nesta segunda-feira

Sistema de novos contratos do Fies é aberto nesta segunda-feira

Interessados em adquirir o financiamento deverão se inscrever até o dia 30 de abril

Publicado por Érica Caetano
23/02/2015 05h00

O Ministério da Educação (MEC) informou na semana passada que a partir de hoje, 23 de fevereiro, estará aberto o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em adquirir o financiamento deverão se inscrever através do portal do Fies. 

A partir desta edição, o procedimento conta com uma novidade, tendo agora prazo para que os estudantes possam solicitar o financiamento. O prazo segue até 30 de abril. Anteriormente, o interessado podia fazer a adesão ao Fies em qualquer período.

Ainda de acordo com o MEC, os estudantes que fizerem a adesão até o dia 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas por meio de portaria no final do ano passado. Saiba mais aqui! Aqueles que aderirem a partir do dia 30 março deverão também ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação.

Antes de se inscrever, o estudante precisa efetuar o seu cadastro no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). No primeiro acesso, ele deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha. Após informar os dados, um e-mail é enviado ao candidato para que o cadastro seja validado e a inscrição seja realizada. Para isso, basta acessar o link disponibilizado no e-mail, validar as informações no quadro verde e finalizar o cadastro. 

Nesta etapa, o estudante deverá informar os seus dados pessoais e de renda familiar e as informações sobre o grupo familiar. Após o preenchimento dos dados, uma lista com a documentação exigida para comprovação das informações é exibida. Ela deve ser conferida antes da próxima etapa. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em seguida, após as informações serem conferidas, o prazo para providenciar a próxima etapa deverá ser observado e só assim a inscrição poderá ser confirmada. Em 10 dias, o estudante deverá validar as informações fornecidas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição de ensino e apresentar a comprovante de identificação, residência e de rendimento do estudante e dos membros do grupo familiar.

Após o terceiro dia útil da validação da inscrição pela CPSA, o estudante tem 10 dias para se apresentar na instituição bancária escolhida para contratar o financiamento, munido de originais e fotocópias da documentação. No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os atuais agentes financeiros do programa. 

Tire suas dúvidas sobre o Fies

O sistema foi fechado no início do ano para adequação às novas normas. Desde o final de janeiro, o sistema está aberto para renovação de contratos. As mudanças no Fies, feitas por meio de portaria no final do ano passado, causaram polêmica no setor, pela possível redução de contratos. O fundo oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Outros detalhes podem ser obidos por meio do telefone 0800-616161. 

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.

UFT solta resultado do Vestibular EaD 2022/2
Para a classificação do candidato, foram atribuídos pesos às disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu.

Idomed recebe inscrições de Vestibular via Enem para bolsas em Medicina
Candidatos poderão concorrer a 19 bolsas integrais para Medicina em diferentes regiões brasileiras por meio de notas do Enem.

Bahiana publica aprovados no Vestibular 2022/2 de Medicina
Candidatos convocados deverão se matricular pela internet entre os dias 4 e 6 de julho.

IFSuldeMinas divulga resultado do Vestibular 2022/2
A seleção dos candidatos foi feita por meio do uso da nota obtida no Enem, em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, e também pela prova regular.

Inscrições abertas para o Cursinho FEAUSP 2022
Iniciativa capacita participantes para vestibulares como a Fuvest. Interessados podem se inscrever até 20 de julho.

IFMG divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
O Vestibular de Inverno 2022 do IFMG ofereceu 110 vagas para cursos de graduação.

FGV recebe inscrições do Vestibular Unificado 2023
Pedidos de isenção de taxa podem ser feitas até o dia 17 de outubro, de estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede particular.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da PUC Rio é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar as matrículas deverão até o dia 30 de junho.

Inscrições do SiSU 2022/2 já estão abertas
O prazo encerra na próxima sexta-feira, 1º de julho. O MEC já informou a quantidade de vagas e de cursos que são oferecidos nesta edição. São 65.932 vagas confirmadas.

Prazo para se inscrever no PSI 2022 da UFAM chega ao fim nesta terça-feira (28)
Os candidatos ao PSI 2022 da UFAM vão passar pelas provas nos dias 07 e 08 de agosto.

IFSP recebe inscrições para Vestibular 2022/2 com as notas do Enem
Estudantes que fizeram o Enem entre 2017 e 2021 podem concorrer a 880 vagas em cursos superiores.