Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Sistema do Fies já tem mais de 196 mil contratos

Sistema do Fies já tem mais de 196 mil contratos

Os números foram publicados em primeiro balanço realizado pelo Ministério da Educação (MEC)

Publicado por Érica Caetano
23/03/2015 09h28 , atualizado em 23/03/2015 10h02

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por meio do Sistema do Fies (SisFies) já registra mais de 196 mil novos contratos solicitados por estudantes. Os números foram publicados em primeiro balanço realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Esses estudantes estão com as vagas reservadas e devem agora validar as informações nas instituições de ensino e contratar o financiamento com os bancos.

Desde que o sistema foi reaberto, em 23 de fevereiro, estudantes vem relatando dificuldades em acessar o SisFies e em contratar o serviço. De acordo com o MEC, não há número limite de novas vagas e, sim, um limite financeiro para contratações.

Para as novas adesões, estão sendo priorizados os cursos com nota 5, que é a pontuação máxima dada pelo MEC. Já para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados aspectos regionais, tais como priorização de localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

A partir do dia 30 deste mês entrará em vigor as novas regras do Fies. Com ela, o estudante para aderir ao financiamento deverá também ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde de 2010 e não ter tirado zero na redação. Saiba mais aqui! Atualmente, não há exigência de nota mínima e aqueles que aderirem até o dia 29 não estarão sujeitos a mudança estabelecida na nova portaria, divulgada no final do ano passado.

Além dos novos contratos, o MEC diz que vai garantir todas as renovações do Fies. O balanço mostra que dos 1,9 milhão de contratos existentes, a maior parte fez o aditamento (que inclui etapas na universidade, no sistema online e no banco), mas ainda há 228.154 que estão na primeira fase do processo. 

Reajustes de mensalidades

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na última semana, o SisFies passou a aceitar os cadastros dos reajustes das mensalidades das instituições acima de 6,4% para as renovações e passou por melhorias. O MEC e Ministério da Justiça formarão um grupo para analisar as mensalidades cobradas pelos cursos superiores financiados pelo Fies com o objetivo de evitar cobranças abusivas que comprometam tanto a oferta do financiamento como o pagamento futuro pelos estudantes. O grupo vai também analisar a composição e a evolução dos preços das mensalidades dos cursos superiores e terá 60 dias para concluir o trabalho.

A alteração com o reajuste das mensalidades, que foi feita já em 2015, gerou embate com as instituições de ensino que reajustam as mensalidades anualmente, no final do ano. Os valores para 2015 já estavam definidos no final de 2014 e, segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (AMBES), tiveram, em média, reajuste de 10%. O MEC diz que segue em diálogo com as instituições, em reuniões individuais, analisando caso a caso.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa abrange mais de 1,6 mil instituições. 

Desde que foram publicadas alterações nas regras do financiamento, no fim do ano passado, o fundo teve várias restrições. Entre elas, a limitação de determinado período do ano para aderir ao programa, o que levou ao congestionamento do sistema. Antes, o financiamento era ofertado ao longo de todo o ano. Os interessados em adquirir o financiamento deverão se inscrever através do portal do Fies. Outros detalhes podem ser obidos por meio do telefone 0800-616161. 

*com informações da Agência Brasil

Veja também

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.

Resultado do Vestibular 2022 da PUC Minas é publicado
Os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 1º e 02 de dezembro, das 8h às 19h. 

ESPM publica resultado do Vestibular 2022/1
Processo seletivo ofereceu vagas em cursos ministrados nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

UEA recebe pedidos de isenção de taxa do SIS e Vestibular 2021/2022
Os interessados podem solicitar a gratuidade até a próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, tanto para o SIS quanto para o Vestibular.

Facape (PE) solta resultado do Vestibular 2022/1
Candidatos às mais de 500 vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou do histórico escolar

UEMG realizará Vestibular próprio novamente a partir de 2022
Instituição havia extinto processos seletivos em março de 2019 para usar somente notas do Enem

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022
Inscritos neste processo seletivo serão selecionados pelas notas do Enem 2021. Primeiro dia do exame educacional foi no último domingo (21).

Unioeste (PR) anuncia datas e informações do Vestibular 2022
Processo seletivo será realizado apenas em 2022. Previsão é que provas sejam aplicadas em julho.

Udesc recebe inscrições do Vestibular de Verão 2022
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2022 e não há cobrança de taxa.

Gabaritos do Vestibular 2022 da FGV estão disponíveis
Aqueles que queiram interpor recursos deverão apresentá-los até às 18h de hoje, dia 24, por meio do formulário de contestação.