Já pensou se o estudante tivesse a chance de melhorar seu desempenho depois do vestibular, sem precisar esperar o próximo processo seletivo? E se a ansiedade e nervosismo pudessem ser “parcelados” em doses homeopáticas? Seria tudo mais fácil, não é mesmo? Se concorda, então o vestibular seriado é o processo seletivo certo para você.
Integrado ao Ensino Médio, o vestibular seriado possibilita acompanhar a evolução do vestibulando a cada ano e proporciona maiores condições de preparação para a disputa de uma vaga no ensino superior. Hoje, cerca de 15 instituições adotam o sistema seriado com métodos e características particulares, mas com o consenso de aplicação das provas ao final de cada ano letivo.
Seleção
Na maioria das universidades, os conteúdos não são cumulativos, ou seja, a cada ano o vestibulando é condicionado apenas aos conhecimentos adquiridos naquela série. Por outro lado, existem instituições que optam pelo acúmulo de conteúdo. Dessa forma, na segunda etapa, o candidato responde questões sobre assuntos ministrados no 1º e 2º ano do segundo grau e, na última fase, são aplicadas perguntas sobre todo o Ensino Médio.
As inscrições para realização de cada etapa são feitas anualmente, contudo, a escolha do curso de graduação só acontece no terceiro ano do processo seriado. Em algumas faculdades, pesos diferentes são estabelecidos por etapa. Em outras, as notas de cada fase apenas são somadas para se chegar à média final. Já a quantidade de vagas costuma ser definida preliminarmente pela instituição.
Ingresso
As instituições que possuem vestibular seriado oferecem, geralmente, 50% das vagas para esta modalidade de ingresso. Por outro lado, existem instituições que preferem conceder bônus aos participantes, de até 20%, no processo seletivo tradicional, deixando de garantir, desta forma, seu acesso ao ensino superior por meio do sistema integrado.
As questões das avaliações seriadas costumam ser elaboradas de forma interdisciplinar, o que estimula o raciocínio, compreensão e criticidade do candidato. Mais do que um ano de intervalo entre as avaliações, o vestibular seriado possibilita que o estudante se esforce e melhore sua nota no ano seguinte, em casos de mau rendimento, sem pressão ou desgaste, mas apenas com a esperança de que no próximo ano tudo vai ser diferente.
Algumas Universidades que oferecem vestibulares seriados:
1. Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) - Vestibular Seriado
2. Universidade Estadual de Goiás (UEG) - SAS
3. Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PAS
4. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) - PAS
5. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - PAS
6. Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - PSC
7. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Pism
8. Universidade Federal de Lavras (UFLA) - PAS
9. Universidade Federal de Roraima (UFRR) - PSS
10. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - SASI
10. Universidade de Brasília (UNB) - PAS
12. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - PAES
13. Universidade de Uberaba (Uniube) - PIAS
14. Universidade de Pernambuco (UPE) - SSA
15. Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - SIS