Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Ciências Humanas para o Enem
  5. Abordagens de História do Brasil Império no Enem

Abordagens de História do Brasil Império no Enem

As abordagens de História do Brasil Império no Enem são variadas e o uso de imagens é um dos recursos recorrentes.

Publicado por Cláudio Fernandes
O período imperial brasileiro constitui uma grande fonte de temas para questões do Enem
O período imperial brasileiro constitui uma grande fonte de temas para questões do Enem

Olá pessoal, tudo bem?

Neste texto faremos a análise de um tipo específico de abordagem das provas de História no Enem. Ultimamente, o Enem procura construir as questões sobre temas relacionados à História utilizando outros tipos de recursos além dos fragmentos de textos. O uso de imagens históricas constitui um destes recursos alternativos. Veremos, abaixo, de que forma o Enem constrói uma questão de História do Brasil, especificamente sobre o conteúdo de Brasil Império, valendo-se do uso de imagens. Mas antes de analisar a questão, precisamos destacar alguns dos temas potencias para as possíveis abordagens de História do Brasil Império no Enem.

As disciplinas de Ciências Humanas e, em especial, a História, têm para o Enem a função de despertar competências como compreensão, crítica e análise de fenômenos históricos e, também, desenvolver habilidades como o exercício da cidadania e conscientização dos problemas nos quais os homens estão envolvidos. O conteúdo de Brasil Império possui vários temas que podem ser abordados no Enem segundo essas competências e habilidades.

O tema da Independência do Brasil, por exemplo, que inaugurou o período imperial e colocou Dom Pedro I no poder, pode ser matéria de uma questão do Enem relativa à identidade cultural brasileira. Isso porque o Brasil Império dá ao país um status de nação e eleva o sentimento de nacionalidade dos brasileiros, que se expressa principalmente nas artes, como a música, a pintura e a literatura. Já o tema das revoltas da época do Segundo Império, como a Revolta Farroupilha, pode ser base para abordagens no Enem que levem em consideração a legitimidade das contestações do poder vigente, bem como abordagens que tenham em vista questões ideológicas, como é o caso da Revolução Praieira. Outro tema que é bastante abordado é a escravidão. Variados temas, derivados da escravidão, podem ser base para questões do Enem, desde a situação precária na qual viviam os negros escravizados, passando pela discussão sobre a abolição, até chegar a temas relacionados à política de cotas, justiça histórica, movimento negro e racismo.

Dá pra perceber que as abordagens da História do Brasil Império no Enem não se detém especificamente a datas e acontecimentos bem delimitados, mas, muito frequentemente, problematizam os temas mais complexos do período. Na questão abaixo, do Enem de 2013, pode-se perceber com esta problematização é feita a partir do uso de imagens.

Questão do Enem de 2013 sobre o Brasil Império
Questão do Enem de 2013 sobre o Brasil Império

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão acima, que se encontra no Caderno 1 de cor Azul, do Enem de 2013 – com resposta assinalada na cor verde –, apresenta duas imagens. A primeira, uma pintura de F. R. Moreaux, representa Dom Pedro I na proclamação da Independência, a outra, uma fotografia de M. Ferrez, retrata Dom Pedro II já idoso. A questão aborda a problemática das representações políticas contidas nas imagens dos dois imperadores e pede que o candidato assinale a alternativa na qual conste a ideia que cada imagem evoca. Para lidar com este tipo de abordagens, é necessário saber interpretar imagens, isto é: perceber as circunstâncias nas quais elas foram produzidas e que tipo de mensagem elas passam.

A primeira imagem, a de Dom Pedro I, como dissemos acima, é uma pintura que retrata a Proclamação da Independência. Sabemos que a Independência do Brasil é o acontecimento que institui o Império no país, isto é, estabelece uma forma de organização política desvinculada de Portugal, que exige novas formas de se lidar com os problemas que o Brasil enfrentava. Pois bem, percebemos que a pintura evoca uma ideia de Dom Pedro I como um líder triunfante cercado pelo “seu povo” e por ele apoiado. Dom Pedro, na pintura de Moreaux, é o líder que conduzirá a população a uma nova fase da política brasileira. Na segunda imagem, a fotografia que retrata Dom Pedro II, observamos um semblante sereno e imponente. Vemos Dom Pedro II já idoso, sentado de forma elegante. Pois bem, essa fotografia registra o contexto do auge do II Império brasileiro, onde a política imperial inaugurada por Dom Pedro I já se encontra estável e o respeito pela figura do imperador já é fato consumado entre a população do país.

A alternativa “B” é a única, das cinco apresentadas, que indica a leitura correta da imagem. Leitura essa que precisa combinar dois fatores, como mostramos: análise do contexto (das circunstâncias nas quais a imagem foi produzida) e observação atenta do que a imagem quer transmitir, uma leitura mesmo – como se fosse um texto.

Desse modo, é preciso ficar muito atento ao uso das imagens históricas no Enem. Sobretudo quando as abordagens exigem uma análise de representações que estas imagens trazem. Uma boa preparação para a prova do Enem requer estudo dos conteúdos e atenção às estratégias de elaboração das provas.

Bons estudos para todos!!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.

IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Candidatos fizeram as provas dia 11 de outubro em 18 cidades brasileiras. Próxima etapa começa em 26 de outubro.

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.