Olá pessoal, tudo bem?
Neste texto faremos a análise de um tipo específico de abordagem das provas de História no Enem. Ultimamente, o Enem procura construir as questões sobre temas relacionados à História utilizando outros tipos de recursos além dos fragmentos de textos. O uso de imagens históricas constitui um destes recursos alternativos. Veremos, abaixo, de que forma o Enem constrói uma questão de História do Brasil, especificamente sobre o conteúdo de Brasil Império, valendo-se do uso de imagens. Mas antes de analisar a questão, precisamos destacar alguns dos temas potencias para as possíveis abordagens de História do Brasil Império no Enem.
As disciplinas de Ciências Humanas e, em especial, a História, têm para o Enem a função de despertar competências como compreensão, crítica e análise de fenômenos históricos e, também, desenvolver habilidades como o exercício da cidadania e conscientização dos problemas nos quais os homens estão envolvidos. O conteúdo de Brasil Império possui vários temas que podem ser abordados no Enem segundo essas competências e habilidades.
O tema da Independência do Brasil, por exemplo, que inaugurou o período imperial e colocou Dom Pedro I no poder, pode ser matéria de uma questão do Enem relativa à identidade cultural brasileira. Isso porque o Brasil Império dá ao país um status de nação e eleva o sentimento de nacionalidade dos brasileiros, que se expressa principalmente nas artes, como a música, a pintura e a literatura. Já o tema das revoltas da época do Segundo Império, como a Revolta Farroupilha, pode ser base para abordagens no Enem que levem em consideração a legitimidade das contestações do poder vigente, bem como abordagens que tenham em vista questões ideológicas, como é o caso da Revolução Praieira. Outro tema que é bastante abordado é a escravidão. Variados temas, derivados da escravidão, podem ser base para questões do Enem, desde a situação precária na qual viviam os negros escravizados, passando pela discussão sobre a abolição, até chegar a temas relacionados à política de cotas, justiça histórica, movimento negro e racismo.
Dá pra perceber que as abordagens da História do Brasil Império no Enem não se detém especificamente a datas e acontecimentos bem delimitados, mas, muito frequentemente, problematizam os temas mais complexos do período. Na questão abaixo, do Enem de 2013, pode-se perceber com esta problematização é feita a partir do uso de imagens.
Questão do Enem de 2013 sobre o Brasil Império
A questão acima, que se encontra no Caderno 1 de cor Azul, do Enem de 2013 – com resposta assinalada na cor verde –, apresenta duas imagens. A primeira, uma pintura de F. R. Moreaux, representa Dom Pedro I na proclamação da Independência, a outra, uma fotografia de M. Ferrez, retrata Dom Pedro II já idoso. A questão aborda a problemática das representações políticas contidas nas imagens dos dois imperadores e pede que o candidato assinale a alternativa na qual conste a ideia que cada imagem evoca. Para lidar com este tipo de abordagens, é necessário saber interpretar imagens, isto é: perceber as circunstâncias nas quais elas foram produzidas e que tipo de mensagem elas passam.
A primeira imagem, a de Dom Pedro I, como dissemos acima, é uma pintura que retrata a Proclamação da Independência. Sabemos que a Independência do Brasil é o acontecimento que institui o Império no país, isto é, estabelece uma forma de organização política desvinculada de Portugal, que exige novas formas de se lidar com os problemas que o Brasil enfrentava. Pois bem, percebemos que a pintura evoca uma ideia de Dom Pedro I como um líder triunfante cercado pelo “seu povo” e por ele apoiado. Dom Pedro, na pintura de Moreaux, é o líder que conduzirá a população a uma nova fase da política brasileira. Na segunda imagem, a fotografia que retrata Dom Pedro II, observamos um semblante sereno e imponente. Vemos Dom Pedro II já idoso, sentado de forma elegante. Pois bem, essa fotografia registra o contexto do auge do II Império brasileiro, onde a política imperial inaugurada por Dom Pedro I já se encontra estável e o respeito pela figura do imperador já é fato consumado entre a população do país.
A alternativa “B” é a única, das cinco apresentadas, que indica a leitura correta da imagem. Leitura essa que precisa combinar dois fatores, como mostramos: análise do contexto (das circunstâncias nas quais a imagem foi produzida) e observação atenta do que a imagem quer transmitir, uma leitura mesmo – como se fosse um texto.
Desse modo, é preciso ficar muito atento ao uso das imagens históricas no Enem. Sobretudo quando as abordagens exigem uma análise de representações que estas imagens trazem. Uma boa preparação para a prova do Enem requer estudo dos conteúdos e atenção às estratégias de elaboração das provas.
Bons estudos para todos!!