Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Ciências Humanas para o Enem
  5. Abordagens sobre a Redemocratização do Brasil no Enem

Abordagens sobre a Redemocratização do Brasil no Enem

Neste texto você conhecerá algumas abordagens sobre a Redemocratização do Brasil no Enem e verá a análise de uma questão sobre este tema também.

Publicado por Cláudio Fernandes
Posse do presidente Fernando Collor, em 15 de março de 1990*
Posse do presidente Fernando Collor, em 15 de março de 1990*

Olá pessoal! Tudo certo?

No texto de hoje trazemos para vocês algumas dicas sobre as abordagens que o Enem pode fazer acerca do período de Redemocratização do Brasil, que vai desde 1979 até 1989. Trazemos também a análise de uma questão do Enem de 2011, especificamente sobre o “Movimento dos Caras Pintadas”, organizado por estudantes em 1992, que contribuiu para o Impeachment (processo de afastamento de cargo político) do presidente Fernando Collor de Melo, o primeiro presidente a ser eleito por voto popular após a redemocratização.

O processo da redemocratização do Brasil começou a ser engendrado no ano 1979, ainda no governo do último presidente militar, João Batista Figueiredo, que anistiou militares e revolucionários que haviam cometido crimes nos anos anteriores. Gradativamente, o regime militar abriu espaço para a reestruturação e reabilitação de partidos políticos e para a ocupação civil da chefia do governo federal. A participação popular neste processo foi decisiva, sobretudo o movimento pelas eleições diretas, conhecido como “Diretas Já, que teve enorme força entre 1982 e 1984.

As eleições presidenciais, no entanto, restringiram ao voto indireto, por parte de parlamentares – e não aberto a toda população. O presidente eleito neste pleito indireto foi Tancredo Neves, que morreu sem tomar posse, de modo que seu vice, José Sarney, assumiu o cargo de primeiro presidente civil após o Regime Militar iniciado em 1964. O governo de Sarney ficou caracterizado por amplos problemas econômicos e pela tentativa de solução com o Plano Cruzado.

Soma-se aos acontecimentos desta segunda metade da década de 1980 a realização da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, que produziu o texto constitucional promulgado em 1988. A Constituição de 1988 incorporou novas perspectivas sobre a cidadania e os direitos humanos no Brasil e garantiu as bases para as instituições nacionais e para as primeiras eleições diretas que se realizaram no ano seguinte. Com o processo de redemocratização do Brasil e a elaboração da carta constitucional de 1988, as eleições diretas de 1989 levaram ao cargo da presidência o alagoano Fernando Collor de Mello, que foi afastado do poder por pressão popular e por processo instituído pelo Congresso Nacional em 1992. Os motivos estavam sobretudo relacionados a escândalos de corrupção e inabilidade administrativa.

Todos esses acontecimentos são muito importantes para a realização da prova do Enem. Boa parte das questões sobre História do Brasil que o Enem elabora toma como ponto de partida os temas da cidadania, das lutas por direitos, das lutas pela liberdade etc. O processo de afastamento, ou impedimento, do cargo de presidente, sofrido por Fernando Collor, consistiu numa espécie de expressão de uma cultura democrática que se formou a partir do início da década de 1980.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão 03 do caderno azul, número 1, do Enem de 2011 fez uma abordagem exatamente sobre esta “cultura democrática”, tomando como cerne o “Movimento dos Caras Pintadas” – organização estudantil que foi às ruas em 1992 para exigir ética na política e o afastamento de Collor. Vejamos a questão. A alternativa correta está marcada na cor verde.

O Movimento dos Caras Pintadas foi abordado pelo Enem em 2011, no contexto da Redemocratização do Brasil
O Movimento dos Caras Pintadas foi abordado pelo Enem em 2011, no contexto da Redemocratização do Brasil

Repare que a questão se estrutura a partir da apresentação de uma imagem. A imagem é de 1992 e retrata alguns jovens com o rosto pintado com as cores do Brasil, integrantes do Movimento dos Caras Pintadas. A questão exige que o candidato aponte a alternativa que indique que postura assumiu essa juventude imbuída do “sentimento cívico” que a conduziu às ruas.

Como vimos nos parágrafos acima, o Movimento dos Caras Pintadas estava inserido dentro de uma “cultura democrática” formada durante a década de 1980, em meio às lutas pelos direitos e pelo exercício da cidadania. A campanha das Diretas Já, como também está posto acima, foi anterior à primeira eleição direta (ocorrida em 1989) – portanto a alternativa A pode ser eliminada. A Lei da Ficha Limpa só foi discutida e aprovada no século XXI – elimina-se a alternativa B. A internet só funcionou no Brasil na segunda metade da década de 1990 e só se tornou popular também no século XXI (elimina-se a alternativa C). Não houve luta armada no Brasil após a Lei da Anistia, de 1979 (elimina-se a alternativa D). Resta a opção “tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor” (que traz a alternativa E, a correta).

Percebam que um bom domínio dos conteúdos impede que vocês confundam períodos históricos e assinalem alternativas incorretas. Uma boa leitura também é decisiva para ter um bom desempenho na prova da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Fiquem atentos a isso!

Bons estudos!

* Créditos da imagem:

Agência Brasil

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023