UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Ciências Humanas para o Enem
  5. Abordagens sobre a Redemocratização do Brasil no Enem

Abordagens sobre a Redemocratização do Brasil no Enem

Neste texto você conhecerá algumas abordagens sobre a Redemocratização do Brasil no Enem e verá a análise de uma questão sobre este tema também.

Publicado por Cláudio Fernandes
Posse do presidente Fernando Collor, em 15 de março de 1990*
Posse do presidente Fernando Collor, em 15 de março de 1990*

Olá pessoal! Tudo certo?

No texto de hoje trazemos para vocês algumas dicas sobre as abordagens que o Enem pode fazer acerca do período de Redemocratização do Brasil, que vai desde 1979 até 1989. Trazemos também a análise de uma questão do Enem de 2011, especificamente sobre o “Movimento dos Caras Pintadas”, organizado por estudantes em 1992, que contribuiu para o Impeachment (processo de afastamento de cargo político) do presidente Fernando Collor de Melo, o primeiro presidente a ser eleito por voto popular após a redemocratização.

O processo da redemocratização do Brasil começou a ser engendrado no ano 1979, ainda no governo do último presidente militar, João Batista Figueiredo, que anistiou militares e revolucionários que haviam cometido crimes nos anos anteriores. Gradativamente, o regime militar abriu espaço para a reestruturação e reabilitação de partidos políticos e para a ocupação civil da chefia do governo federal. A participação popular neste processo foi decisiva, sobretudo o movimento pelas eleições diretas, conhecido como “Diretas Já, que teve enorme força entre 1982 e 1984.

As eleições presidenciais, no entanto, restringiram ao voto indireto, por parte de parlamentares – e não aberto a toda população. O presidente eleito neste pleito indireto foi Tancredo Neves, que morreu sem tomar posse, de modo que seu vice, José Sarney, assumiu o cargo de primeiro presidente civil após o Regime Militar iniciado em 1964. O governo de Sarney ficou caracterizado por amplos problemas econômicos e pela tentativa de solução com o Plano Cruzado.

Soma-se aos acontecimentos desta segunda metade da década de 1980 a realização da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, que produziu o texto constitucional promulgado em 1988. A Constituição de 1988 incorporou novas perspectivas sobre a cidadania e os direitos humanos no Brasil e garantiu as bases para as instituições nacionais e para as primeiras eleições diretas que se realizaram no ano seguinte. Com o processo de redemocratização do Brasil e a elaboração da carta constitucional de 1988, as eleições diretas de 1989 levaram ao cargo da presidência o alagoano Fernando Collor de Mello, que foi afastado do poder por pressão popular e por processo instituído pelo Congresso Nacional em 1992. Os motivos estavam sobretudo relacionados a escândalos de corrupção e inabilidade administrativa.

Todos esses acontecimentos são muito importantes para a realização da prova do Enem. Boa parte das questões sobre História do Brasil que o Enem elabora toma como ponto de partida os temas da cidadania, das lutas por direitos, das lutas pela liberdade etc. O processo de afastamento, ou impedimento, do cargo de presidente, sofrido por Fernando Collor, consistiu numa espécie de expressão de uma cultura democrática que se formou a partir do início da década de 1980.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão 03 do caderno azul, número 1, do Enem de 2011 fez uma abordagem exatamente sobre esta “cultura democrática”, tomando como cerne o “Movimento dos Caras Pintadas” – organização estudantil que foi às ruas em 1992 para exigir ética na política e o afastamento de Collor. Vejamos a questão. A alternativa correta está marcada na cor verde.

O Movimento dos Caras Pintadas foi abordado pelo Enem em 2011, no contexto da Redemocratização do Brasil
O Movimento dos Caras Pintadas foi abordado pelo Enem em 2011, no contexto da Redemocratização do Brasil

Repare que a questão se estrutura a partir da apresentação de uma imagem. A imagem é de 1992 e retrata alguns jovens com o rosto pintado com as cores do Brasil, integrantes do Movimento dos Caras Pintadas. A questão exige que o candidato aponte a alternativa que indique que postura assumiu essa juventude imbuída do “sentimento cívico” que a conduziu às ruas.

Como vimos nos parágrafos acima, o Movimento dos Caras Pintadas estava inserido dentro de uma “cultura democrática” formada durante a década de 1980, em meio às lutas pelos direitos e pelo exercício da cidadania. A campanha das Diretas Já, como também está posto acima, foi anterior à primeira eleição direta (ocorrida em 1989) – portanto a alternativa A pode ser eliminada. A Lei da Ficha Limpa só foi discutida e aprovada no século XXI – elimina-se a alternativa B. A internet só funcionou no Brasil na segunda metade da década de 1990 e só se tornou popular também no século XXI (elimina-se a alternativa C). Não houve luta armada no Brasil após a Lei da Anistia, de 1979 (elimina-se a alternativa D). Resta a opção “tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor” (que traz a alternativa E, a correta).

Percebam que um bom domínio dos conteúdos impede que vocês confundam períodos históricos e assinalem alternativas incorretas. Uma boa leitura também é decisiva para ter um bom desempenho na prova da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Fiquem atentos a isso!

Bons estudos!

* Créditos da imagem:

Agência Brasil

Veja também

ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.
Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)
Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025
Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.
Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição
Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia
Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024
Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.
Edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras
Exame é voltado a estudantes que não terminaram os ensinos fundamental ou médio em idade regular
Enem 2024: correção da redação e notas de treineiros estão disponíveis
Inep disponibilizou também a correção detalhada da redação do Enem 2024 para todos candidatos
MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados
Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações
MEC divulga resultado do Fies 2025
Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares
SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)
Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior
Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025
MEC publica resultado do ProUni 2025
Programa Universidade para Todos ofertou mais de 338 mil vagas em universidades privadas

RECOMENDADOS PARA VOCÊ