Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: resultado é disponibilizado pelo Inep

Enem 2019: resultado é disponibilizado pelo Inep

Com as notas do Enem em mãos, estudantes podem participar de programas como o SiSU, o ProUni e o Fies.

Publicado por Silvia Tancredi
17/01/2020 08h25

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o resultado do Enem 2019. Os inscritos fizeram as provas nos dias 3 e 10 de novembro. 

Acesse aqui o resultado Enem 2019

Para consultar as notas, é necessário entrar na página do participante do Enem 2019 e inserir o número do CPF e a senha. Em seguida, seguir os passos informados pela robô Nanda.

Veja o que fazer caso tenha esquecido a senha do Enem 2019!

Somente podem acessar as notas os participantes que já concluíram o ensino médio. Os mais de 12,5% de inscritos que fizeram provas como treineiros poderão consultar o desempenho em março, quando também serão liberados os espelhos da redação.

Como foi o Enem 2019?

O primeiro dia contou com provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a Redação, cujo tema foi “Democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores de redação destacaram o que poderia ter sido abordado na produção textual

No segundo dia, foi a vez de provas de Ciências da Natureza e de Matemática. Professores comentaram que, neste dia, o nível das questões foi mais elevado

Baixe as provas e os gabaritos

Veja a correção comentada

No total, houve 5,1 milhões de inscritos no Enem 2019, mas 23% faltaram no primeiro dia de provas e 27%, no segundo. Esta foi a edição com menor índice de ausentes da história.

Entre os que compareceram às provas, 376 participantes foram eliminados por algum tipo de violação ao regimento do exame como, por exemplo, recusa de coleta da biometria.

As provas também foram reaplicadas para candidatos que se sentiram prejudicados.

O que fazer com as notas do Enem 2019?

Com as notas do Enem 2019 em mãos, os estudantes poderão participar de vários processos seletivos para ingresso no ensino superior. Confira os principais:

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferece vagas em instituições de ensino públicas. Os interessados são selecionados pelo desempenho no Enem. Os pesos e as notas mínimas variam conforme o curso de escolha. 

As inscrições para o SiSU 2020/1 poderão ser feitas de 21 a 24 de janeiro. O resultado sairá no dia 28 deste mês. Serão disponibilizadas 237.128 vagas em 128 instituições de ensino. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pequise as vagas e cursos que serão oferecidos no SiSU 2020/1

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) conta com bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares. A seleção é feita pelas notas do Enem e por análise de renda. 

As inscrições para o ProUni 2020/1 poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro. A lista de aprovados na primeira chamada sairá no dia 4 de fevereiro. A quantidade de bolsas também não foi divulgada. 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) disponibiliza financiamentos de cursos em universidades privadas. Há duas modalidades: Fies Fundo Garantidor, com juro zero, e P-Fies, com juros estalecidos pelos bancos.

Para se inscrever no Fies é preciso ter feito qualquer edição do Enem entre 2020 e 2019 e obtido média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Há também critérios de renda. Em 2020, serão ofertadas 100 mil vagas. O cronograma ainda não foi liberado. 

Confira o que é necessário para se inscrever no Fies

Vestibulares

Várias universidades públicas e privadas brasileiras usam as notas do Enem como modalidade de seleção. Geralmente, são divulgados editais específicos nos sites da instituições. 

Portugal

Estudantes que fizeram o Enem também podem aproveitar para usar as notas em processos seletivos de universidades portuguesas. Ao todo, 47 instituições já aderiram às notas do Enem. Os estudantes precisam arcar com os custos.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2019.

Enem 2020

Em julho de 2019, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o Enem 2020 terá aplicação digital em fase piloto. Segundo ele, a implantação será feita de forma progressiva e com previsão do Enem Digital estar consolidado em 2026. 

A ideia é que, no momento da inscrição, os estudantes optem pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel. No primeiro ano de teste, a previsão é que o modelo digital seja aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra