Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2021: local de prova já pode ser acessado

Enem 2021: local de prova já pode ser acessado

Expectativa é que mais de 3 milhões de inscritos de todo o país façam provas nos dias 21 e 28 de novembro.

Publicado por Silvia Tancredi
03/11/2021 13h55
Enem 2021 contará com mais de 3 milhões de participantes
Enem 2021 contará com mais de 3 milhões de participantes

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje o acesso ao cartão de confirmação de inscrição, com os locais de prova do Enem 2021. Ao todo 3.109.762 pessoas são esperadas para o exame, sendo 3.040.871 para as provas impressas e 68.891 para as digitais.

Acesse local de prova Enem 2021

Para acessar a página do participante, você deve inserir o número do seu CPF e a sua senha cadastrada no momento da inscrição. Caso tenha esquecido a senha, você pode recuperá-la

No momento de consultar o cartão, é necessário verificar se as informações estão corretas. Deve-se conferir o nome completo, cidade onde fará as provas, opção de língua estrangeira e tipo de atendimento especializado, se for o caso.

Não é obrigatório levar o cartão do Enem para as provas, mas, ao tê-lo em mãos, você pode acessar o local mais rapidamente. No documento, devem constar o prédio e a sala onde serão aplicados os exames.

Provas

As provas impressas e digitais do Enem 2021 estão marcadas para os domingos 21 e 28 de novembro. Veja a distribuição das provas:

=> 21/11: redação + 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas

=> 28/11: 45 questões objetivas de Ciências da Natureza + 45 questões objetivas de Matemática

Em ambos os dias, as provas vão começar às 13h30. Mas, no primeiro dia, o exame encerra às 19h e, no segundo, às 18h30. A recomendação é chegar ao local de prova com antecedência para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. 

Conforme o Edital, somente será possível sair da sala após duas horas do início da aplicação dos testes e, para levar o caderno de questões, é necessário esperar até meia hora antes do fim do horário dos exames.

O que levar ao Enem 2021?

Nos dias das provas do Enem 2021, deve-se levar documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica transparente com tinta preta. Preferencialmente deve-se transportar a própria garrafa d’água e algum lanche que possa conferir energia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Organização do Enem somente aceita que participantes usem caneta na cor preta

Pode-se levar celular, mas, no momento de entrada à sala, deve-se desligar o aparelho e tirar a bateria. Em seguida, é preciso guardar o celular em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala. Caso o seu telefone toque, você pode ser eliminado das provas.

Não é permitido usar gorro, bonés, óculos escuros etc. Também não se deve levar livros, apostilas, material eletrônico, iPads, entre outros. 

Veja também: o que levar e o que fazer no dia das provas do Enem?

Orientações biossegurança

Segundo este Manual de orientações gerais de prevenção à Covid-19 no Enem 2021, no dia das provas os estudantes devem adotar medidas para evitar a propagação do coronavírus. Confira abaixo as principais:

  • Uso de máscara de proteção facial obrigatório desde a entrada até a saída do local de prova. Pode-se levar mais de uma máscara;

  • Higienização das mãos com álcool gel;

  • Aferição da temperatura;

  • Distanciamento de 1,5 metro entre os participantes.

Confira todas as regras para evitar aglomeração durante o Enem

Gabaritos e resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem ser divulgados no dia 1º de dezembro. A data do resultado ainda não foi informada.

Com as notas do Enem, pode-se participar de programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Correção comentada

No final de cada dia de provas, o Mundo Educação divulgará a correção comentada do Enem 2021. A resolução das questões será feita em tempo real pelos professores do Curso e Colégio Oficina do Estudante.

Estude no Mundo Educação

No Mundo Educação, você pode revisar temas de todas as disciplinas que caem nas provas, ver as provas anteriores do Enem, testar seus conhecimentos no Simulado Enem e ler várias dicas para mandar bem nas provas

Tire todas suas dúvidas sobre o Enem

Veja também

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite

Cursinho gratuito 2022 no Distrito Federal recebe inscrições para 4 mil vagas
Pré-vestibular vai preparar estudantes para o Enem 2022 e para os vestibulares da UnB

Faculdade de Direito de Franca aplica provas do seu Vestibular 2022/1 neste domingo (23)
As provas acontecem das 14h às 18h, em Franca/SP. Locais de prova já estão disponíveis.

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.