Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Um mês para as provas do Enem 2021: o que devo fazer até lá?

Um mês para as provas do Enem 2021: o que devo fazer até lá?

Maior exame educacional será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro, para pouco mais de 3 milhões de inscritos.

Publicado por Érica Caetano
21/10/2021 04h00 , atualizado em 21/10/2021 08h39
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior

Agora falta pouco, apenas um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021! As provas mais aguardadas pelos estudantes serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, dois domingos consecutivos, para pouco mais de 3 milhões de pessoas de todo o país. 

Apesar de parecer pouco tempo, ainda dá para você, estudante, planejar e revisar o conteúdo que será cobrado nas provas. Tire as últimas dúvidas com os professores e aproveite o conteúdo gratuito do Mundo Educação.

Veja os canais de todas as disciplinas

Se a prática leva à perfeição, o momento então é de fazer muitos exercícios. Você pode revisar as provas das edições anteriores do Enem e analisar a correção comentada.

Confira também: 5 passos para se concentrar para os estudos para o Enem

Local de prova

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, que informa o local da prova, deve ser disponibilizado em breve, entre final de outubro e início de novembro. Você poderá consultar o seu na página do participante. Quando isso acontecer, é bom estar atento a alguns detalhes.

1) Ao acessar seu cartão, confira se seus dados estão completos e corretos. No documento, devem constar informações pessoais, opção de língua estrangeira, número de inscrição e tipo de atendimento especializado, se for o caso.

2) Para evitar contratempos, a recomendação é que, assim que o cartão for publicado, você confira o endereço e como chegar ao local de prova.

3) E apesar da não obrigatoriedade de apresentá-lo no dia das provas, é interessante imprimi-lo para levá-lo como uma seguança a mais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Horário do Enem

Esse item também nunca é demais reforçar. Fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões no dia das provas do Enem 2021 e chegue com antecedência ao seu local de prova. Ninguém quer virar meme ou, o que ainda é pior, perder todo o esforço de um ano inteiro por falta de pontualidade.

A recomendação é que os candidatos cheguem ao local de prova com antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. O Inep até o momento não informou se os portões serão abertos mais cedo, como na última edição, em razão da pandemia de Covid-19.

Mas vale lembrar que os inscritos também deverão adotar medidas sanitárias e de segurança para evitar contaminação do coronavírus, entre as quais uso de máscara e álcool gel, levar sua própria água e manter distanciamento entre os demais estudantes.

Conheça a prova do Enem

Ler o edital  tanto da versão impressa quanto da digital do Exame é uma ótima maneira de extrair informações, conhecer as regras e saber como é a prova do Enem.

Outra sugestão para se dar bem no Enem 2021 é conhecer a fundo o estilo da prova. Então, é interessante que você confira os testes anteriores. Ler os enunciados, treinar o tempo e resolver as questões são boas pedidas.

No total, você responderá 180 questões objetivas e fará uma redação. Confira abaixo a distribuição dos itens:

21/11, das 13h30 às 19h

  • Redação
  • 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
  • 45 questões de Ciências Humanas

28/11, das 13h30 às 18h30

  • 45 questões de Matemática
  • 45 questões de Ciências da Natureza

Dica: como controlar o tempo durante a prova

Saiba mais: como funcionará o Enem Digital

Treine a redação 

A redação do Enem tem características específicas. Ao dissertar sobre o tema exposto, os participantes não só têm que discutir o problema, mas também fazer uma proposta de intervenção, o que significa que você precisa apresentar soluções viáveis para o problema que será apresentado. Que tal praticar nesse mês?

Leia: temas para a redação do Enem 2021

Mais: aprenda com os erros cometidos na redação.

O que vem depois do Enem

Em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante, vamos publicar a correção comentada em tempo real dos dois dias de provas do Enem 2021. A correção deve começar cerca de uma hora após o término das provas.

No dia 1º de dezembro devem ser liberados os gabaritos oficiais do Enem 2021. Já o resultado deve sair no final de janeiro ou começo de fevereiro de 2022.

As notas do Enem 2021 poderão ser utilizadas para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem 2021 podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos

Para mais informações sobre o Enem 2021, acesse o Edital do Enem Impresso, o Edital do Enem Digital ou o página do Enem.

Veja também

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.

Resultado do Vestibular 2022 da PUC Minas é publicado
Os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 1º e 02 de dezembro, das 8h às 19h. 

ESPM publica resultado do Vestibular 2022/1
Processo seletivo ofereceu vagas em cursos ministrados nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

UEA recebe pedidos de isenção de taxa do SIS e Vestibular 2021/2022
Os interessados podem solicitar a gratuidade até a próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, tanto para o SIS quanto para o Vestibular.

Facape (PE) solta resultado do Vestibular 2022/1
Candidatos às mais de 500 vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou do histórico escolar

UEMG realizará Vestibular próprio novamente a partir de 2022
Instituição havia extinto processos seletivos em março de 2019 para usar somente notas do Enem

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022
Inscritos neste processo seletivo serão selecionados pelas notas do Enem 2021. Primeiro dia do exame educacional foi no último domingo (21).

Unioeste (PR) anuncia datas e informações do Vestibular 2022
Processo seletivo será realizado apenas em 2022. Previsão é que provas sejam aplicadas em julho.

Udesc recebe inscrições do Vestibular de Verão 2022
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2022 e não há cobrança de taxa.

Gabaritos do Vestibular 2022 da FGV estão disponíveis
Aqueles que queiram interpor recursos deverão apresentá-los até às 18h de hoje, dia 24, por meio do formulário de contestação.