Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Férias: estudar ou descansar

Férias: estudar ou descansar

É importante que o estudante tenha um tempo de descanso como as férias, mas que também aproveite o tempo livre para se dedicar aos estudo para ao Enem e vestibulares.

Publicado por Érica Caetano
 Férias escolares são ideais para conciliar descanso com aproveitamento do tempo livre para estudar
Férias escolares são ideais para conciliar descanso com aproveitamento do tempo livre para estudar

As férias escolares chegaram e você, vestibulando, quer aproveitar para descansar, passear e, quem sabe, viajar, certo? Ótimo! Porém, não se esqueça de que a etapa final do ensino médio é muito e importante e, daqui a pouco tempo, chegará o dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

A sugestão é que dedique alguns momentos dos seus dias de descanso para relaxar, mas não deixe de aproveitar essa folga da sala de aula para se dedicar aos estudos. Tudo dependerá de um bom planejamento e foco!

O Mundo Educação pegou umas dicas com o Cursinho da Poli para te ajudar nesse período de férias escolares em ano de vestibulares e Enem. Leia o que disse a coordenadora pedagógica Alessandra Venturi.

É preciso reorganizar a rotina dividindo o tempo. Os vestibulandos precisam descansar, mas também aproveitar o período de recesso para revisar o conteúdo. O importante é manter o foco e não esquecer que o vestibular se aproxima”.

Alessandra recomenda que o vestibulando mapeie todas as suas atividades durante as férias. Nada pode ficar de fora: é para incluir o horário do almoço, do jantar, do banho e até da noite de sono. Esse planejamento vai ser a base para os estudos e também para os necessários descansos.

Uma boa forma de conciliar as duas coisas é ler livros de autores que costumam cair em vestibulares e Enem. Há, também, a possibilidade de ver documentários, filmes e seriados que podem fornecer uma bagagem cultural para as provas e redação.

Confira 5 filmes para conhecer mais a área do Direito

Confira 5 filmes para entender Medicina

Os livros e filmes podem ser lidos e assistidos, inclusive, durante uma viagem. Você pode relaxar lendo um Machado de Assis em frente ao mar ou na beira da piscina. Que tal?

O que estudar nas férias?

O diretor do Cursinho da Poli, professor Gilberto Alvarez, aconselha os estudantes aproveitar as férias para recuperar a defasagem em alguma disciplina:

O segundo semestre é puxado, o tempo é mais curto, e nada melhor que aproveitar o momento de folga para recuperar o conteúdo das aulas que não foi bem assimilado”.

O Mundo Educação possui diversas ferramentas para você revisar o conteúdo das aulas e testar seus conhecimentos para os vestibulares e Enem.

Resolva exercícios de todas as disciplinas

Qual tal aproveitar para fazer exercícios da matéria que gosta ou da que tem dificuldade? Você pode começar fazendo uma questão, duas, três e, quando menos esperar, vai encarar essa aventura de uma forma mais confiante e interessante. Comece agora mesmo e crie seu próprio simulado. Caso queira focar os conhecimentos com as questões do Enem, tá na mão o simulado do Enem também.

Se você já tem em mente uma universidade específica, a dica é resolver as provas dessa instituição de ensino. No canal Provas e Gabaritos, nós disponibilizamos as mais recentes. Treinar a redação escrevendo bastante é uma boa ferramenta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há aqueles que preferem a teoria até para estudar. Se você se encaixa nesse perfil, sem problemas. O Mundo Educação conta com uma série de artigos de todas as disciplinas do ensino médio, além de videoaulas.

Tópicos deste artigo

Tire suas dúvidas

Na nossa seção Dicas, veja respostas para estas e outras questões:

- Como adotar um método de estudo?

- A decoreba realmente funciona?

- Como conciliar a rotina do colégio e o vestibular?

- Como equilibrar estudo e descanso?

- Como evitar a falha da memória no vestibular?

- Faculdade particular ou pública?

Planeje-se

O planejamento pode ser seu melhor amigo nesse ano tão importante. Organizar-se antes e durante as provas do Enem e de vestibulares garante momentos mais tranquilos e lhe proporciona mais confiança. Acompanhe a nossa Agenda e as notícias detalhadas sobre os principais vestibulares do País.

Foque no Enem

Você sabia que participar do Enem possibilita o ingresso em universidades públicas e particulares? No Super Vestibular, temos todas as informações importantes para você ficar por dentro do maior teste educacional do Brasil.

No canal Enem, você tem à mão respostas para diversas questões, entre as quais como são calculadas as notas, como saber se passou no Exame, as regras e os critérios para correção da redação e, ainda, os mitos e as verdades do Enem. Você pode também aproveitar para resolver as provas da última edição do Exame e ver a correção comentada.

Outra vantagem de fazer o Enem é poder participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), já adotado nas principais universidades do país e estudar em Portugal. Conheça ainda programas que oferecem bolsas de estudo e financiamento, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Descubra seu curso

Você está terminando o último ano do ensino médio e ainda não sabe qual carreira quer seguir? Fique tranquilo, isso é normal. Para ajudá-lo a escolher sua profissão, primeiramente propomos que pense na disciplina ou disciplinas de que mais gosta, e se ela se encaixa na área de humanas, exatas e biológicas.

Se mesmo assim a dúvida persistir, então a nossa outra dica é que você conheça o nosso Guia de Profissões. Nesse canal, você tem informações sobre o curso em si, o mercado de trabalho, o salário e muito mais. Você pode conferir, ainda, a lista das profissões mais bem pagas e os cursos oferecidos nas principais universidade do Brasil.

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro