Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest disponibiliza provas da 2ª fase do Vestibular 2020

Fuvest disponibiliza provas da 2ª fase do Vestibular 2020

De acordo com as informações divulgadas pela instituição, o número de faltosos foi inferior se comparado a edição do Vestibular do ano passado. Professores também fizeram comentários sobre provas da 2ª fase.

Publicado por Érica Caetano
07/01/2020 08h15 , atualizado em 07/01/2020 10h13
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito da Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) já soltou os cadernos de provas da 2ª fase do Vestibular 2020, realizada nos dias 05 e 06 deste mês. Eram esperados 34.924 candidatos, que foram aprovados na 1ª etapa, mas 6,9% não compareceram ao primeiro dia de provas e o segundo dia de exames registrou 7,5% de abstenção.

Acesse aqui os cadernos de provas!

De acordo com as informações divulgadas pela instituição, o número de faltosos foi inferior se comparado a edição do Vestibular do ano passado, já que em 2019 foram registradas 7,7% de abstenção (1º dia de provas) e 8,1% (2º dia).

Provas

Em ambos os dias, os portões do locais de prova foram abertos às 12h30 e fechados às 13h, quando teve início a aplicação das provas, com duração de 4 horas. 

Veja como foi a distribuição das provas da 2ª fase :

 

De acordo com o coordenador pedagógico do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Leandro Baldo, a prova seguiu mais ou menos a divisão esperada, com mais ou menos 40%, 50% da prova abordando literatura, e, na outra frente, interpretação de texto – "que é uma tendência hoje em dia, nos vestibulares, cobrar muito mais interpretação do que gramática pura", ressalta.

A temida redação teve como tema "O papel da ciência no mundo contemporâneo" e Leandro comentou que "o aluno bem preparado certamente trabalhou com esse assunto ao longo do ano, porque ficou bastante evidente nas fake news, que questionavam dados científicos. E a Fuvest tava querendo justamente um candidato que não esteja perdendo tempo questionando a ciência".

A coletânea apresentou cinco textos para o candidato fazendo com que os caminhos possíveis para a discussão do candidato fossem inúmeros: desde elogios à ciência e tecnologia até críticas ao modo como lidamos com estes conceitos hoje.

"Todos seriam possíveis, desde que fizessem a problematização do conceito de “ciência" e de como ela atua no mundo contemporâneo", afirmou o professor de redação do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Marcelo Maluf.

Em relação as provas de conhecimentos específicos, o diretor pedagógico do Oficina, Célio Tasinafo, comentou que, como em anos anteriores, as questões foram de alto nível e bem exigentes - destinadas, sem dúvida, a selecionar os melhores candidatos dentre estudantes muito bons que conseguiram superar as grandes concorrências da 1ª fase.

Para Tasinafo, o destaque foi para a prova de Geografia, que "sem dúvida foi uma das mais atuais e contextualizados desta safra de vestibulares, com questões sobre demografia e o fator previdenciário (tema cadente em 2019 por conta da reforma da previdência) e a questão sobre reservas indígenas (áreas demarcadas) e exploração ambiental - assunto polêmico, sobretudo se consideramos a posição contrária às demarcações do atual governo.

De modo geral, Baldo acredita que a prova foi considerada bem tranquila e que o candidato bem preparado dificilmente teve dificuldades pra resolver as questões, já que não teve nada muito fora do comum.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

THE

Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e e Artes Cênicas aprovados na primeira fase tiveram que fazer também um teste de habilidade específica em datas diferentes de acordo com cada curso. Confira abaixo:

  • Artes Visuais: 17 de dezembro - já realizada
  • Música (ECA/São Paulo): 13, 17 a 21 de dezembro - já realizada
  • Música (Ribeirão Preto): 17 a 21 de dezembro - já realizada
  • Artes Cênicas: 08 a 10 de janeiro

Os testes de habilidades específicas são eliminatórios e classificatórios. A prova vale 100 pontos e estarão habilitados os candidatos que tiveram desempenho igual ou superior a 50%. A nota do THE terá peso 2 na pontuação final do vestibular.

1ª fase 

Os vestibulandos fizeram as provas da 1ª fase no dia 24 de novembro. No total, eles responderam 90 questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio. No mesmo dia em que saiu a relação de selecionados para a próxima etapa, também foram liberadas as notas de corte de todos os cursos. Para Medicina, em São Paulo capital, por exemplo, 78 foi a nota mínima para ser convocado para segunda etapa. 

Outros cursos tradicionais, como Direito, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, tiveram notas de corte de 58, 54 e 58, respectivamente. 

Acesse notas de corte de todos os cursos!

Vagas

O Vestibular 2020 da Fuvest oferece 8.317 vagas para cursos da Universidade de São Paulo (USP), nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Do total de vagas, 1.857 são para estudantes de escolas públicas independente de etnia e 1.036 são para os alunos da rde pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Concorrência 

O processo seletivo recebeu 129.148 inscrições e os cursos mais concorridos são os de Medicina oferecidos em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. Os que receberam menos inscrições foram Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto).

Veja os cursos mais concorridos Fuvest 2020

1) Medicina - São Paulo (129,46 candidatos por vaga)
2) Medicina - Bauru (124,21)
3) Medicina - Ribeirão Preto (89,04)
4) Psicologia - São Paulo (73,67)
5) Relações Internacionais (58,6)
6) Audiovisual (46,92)
7) Psicologia - Ribeirão Preto (43,24)
8) Medicina Veterinária (42,91)
9) Ciências Biomédicas (37,21)
10) Design (32,36)

A USP ainda vai oferecer 2.830 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado aos candidatos participantes do Enem 2019. Somando as vagas do vestibular e do SiSU, a oferta é de 11.147 vagas.

Resultados

Os aprovados para as mais de 8 mil vagas do Vestibular da Fuvest serão conhecidos em 24 de janeiro de 2020. Eles serão matriculados entre os dias 25 e 28 seguintes. Outras chamadas estão previstas.

  • 1ª chamada: 24 de janeiro
  • 2ª chamada: 31 de janeiro
  • 3ª chamada: 07 de fevereiro
  • Lista de espera: manifestação na lista de espera de 10 a 12 de fevereiro.

Mais informações no Manual do Candidato e no site da Fuvest.

Veja também

Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil
Aniversário de Brasília: capital do Brasil completa 64 anos
Descubra mais da cultura e da história de uma das capitais mais jovens do mundo com Hamilton de Holanda, músico proeminente da cidade