O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar o último balanço do número de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. De acordo com o órgão, até as 11h de hoje, 09 de maio, já haviam sido registradas 970.553 inscrições.
O número é inferior se comparado ao período de inscrições da edição do ano passado, quando até as 09h30 do segundo dia de cadastrados, mais de 1 milhão (1.018.148) de candidatos já haviam realizado seus respectivos registros no maior exame educacional do país.
O prazo segue aberto até o próximo dia 19, exclusivamente pela internet. É bom o participante ficar atento, já que o MEC orienta que o prazo não será prorrogado em hipótese alguma. A taxa de inscrição este ano custa R$ 82, o que gerou insatisfação em muitos estudantes.
Inscreva-se agora!
Confira o passo a passo das inscrições!
Este ano foram feitas mudanças quanto as regras para a concessão de isenção de taxa. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas continuam ganhando a gratuidade. A isenção também será concedida para estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.
Os beneficiados com a gratuidade que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativas sobre sua ausência não poderão solicitar o benefício na próxima edição.
Veja mais detalhes das mudanças de isenção!
As provas tiveram alteração nos dias de aplicação e, este ano, pela primeira vez, acontecerão em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro, e não mais em um final de semana, como acontecia desde a criação do Enem. São esperados cerca de 7,5 milhões de estudantes.
Outra novidade é que todos aqueles candidatos que ao se inscreverem, declararem que necessitam de atendimento especializado e/ou específico deverão apresentar seus respectivos documentos comprobatórios no ato da inscrição.
Estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva poderão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas, pela primeira vez, e em caráter experimental.
Entenda mais sobre as mudanças aqui!
Vale lembrar que a partir desta edição, o Exame não irá mais certificar para o Ensino Médio. A certificação voltará a ser pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como era até 2009.
Estude com o Super Vestibular!
O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.
O resultado do Enem 2017 será divulgado na data provável de 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal. Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser vistos no Edital.