Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 devem estar atentos caso forem realizar alguma solicitação de atendimento especial. Nesta edição, ao fazer a solicitação na inscrição, também serão exigidos laudos médicos, de acordo com o atendimento.
Ao chegar na etapa de inscrição “atendimento / recurso”, será preciso informar, se for o caso, a necessidade de atendimento especializado ou específico para realizar os testes.
Atendimento especializado
O atendimento especializado é fornecido àqueles que comprovem, por meio de documentação específica (laudo médico), condições de baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.
Após assinalar a opção, o candidato deverá informar os auxílios ou recursos de acessibilidade necessários para a realização das provas, tais como: guia-intérprete; prova em braile, ampliada ou super ampliada; sala de fácil acesso; mesa e cadeira sem braços; apoio para pernas e pés; mesa para cadeira de rodas; auxílio para leitura e/ou transcrição; tradutor-intérprete libras; leitura labial; e tempo adicional.
No laudo médico deverá constar a identificação do participante, o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o Código correspondente a Classificação Internacional de Doença (CID) e a assinatura, o carimbo e a identificação do médico com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
O candidato com transtorno global do desenvolvimento (dislexia, discalculia e déficit de atenção), que não dispor de laudo médico comprobatório, poderá apresentar declaração ou parecer com o nome completo, emitido por entidade ou profissional habilitado na área da saúde, com a descrição do transtorno, bem como a identificação da entidade ou profissional declarante, com assinatura e carimbo.
O resultado das solicitações poderão ser consultadas na Página do Participante. Os estudantes com pedidos indeferidos receberão um e-mail com instruções para enviar um novo documento em até três dias. Já os que tiverem deferimento do laudo, declaração ou parecer terão direito ao tempo adicional de 60 minutos em cada dia de realização do Exame.
Atendimento específico
O atendimento específico é garantido a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Para este último, o candidato deverá anexar uma autorização do hospital para aplicação da prova em suas dependências. Os laudos que deverão ser apresentados terão que ter o formato .pdf, .png e .jpg.
Ainda para aqueles que informem atendimento específico também poderão solicitar itens como bombinha (para portadores de asma), cadeira de rodas ou outra condição específica, no ato da inscrição.
No caso de situação de classe hospitalar, cujo processo formal de escolarização se dá no interior de instituição hospitalar ou afim, na condição de estudante internado para tratamento de saúde, será exigida declaração do hospital. Já para as demais condições específicas que necessitarem de atendimento específico, como gestantes, lactantes, idosos e outras condições específicas, basta o participante indicar o CID.
Veja mais sobre o Atendimento Especial!
Tradutores
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva poderão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas da edição de 2017 do Enem.
Pela primeira vez, e em caráter experimental, a medida tem como objetivo atender uma parcela antiga desses candidatos. As provas desses participantes serão realizadas em salas adaptadas e separadas dos demais candidatos. Cada uma terá até seis participantes e dois intérpretes.
Para os participantes surdos e cegos, serão oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso.
Enem 2017
As inscrições tiveram início ontem (08) e segue até o próximo dia 19, com taxa no valor de R$ 82. As solicitações de isenção, que tiveram algumas alterações, podem ser feitas durante o período de inscrições. As provas este ano ocorrerão em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro.
A previsão é que o resultado saia no dia 19 de janeiro de 2018. As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar em instituições de ensino superior públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Também é possível conseguir bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
O resultado do exame educacional poderá ser utilizado, ainda, para ingressar em instituições de ensino superiores em universidades de Portugal. Veja mais detalhes no Edital.
Estude com o Super Vestibular!
O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.