Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições do Enem 2017 já passam de 2 milhões

Inscrições do Enem 2017 já passam de 2 milhões

O número ainda é inferior se comparado com o mesmo período da edição do ano passado

Publicado por Érica Caetano
11/05/2017 11h58 , atualizado em 11/05/2017 12h00

Mais um balanço parcial sobre o número de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 acaba de ser disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o órgão, até as 11h desta quinta-feira, 11 de maio, e quarto dia de inscrições, já se registraram 2.193.707 candidatos. Na edição do ano anterior, este número foi registrado no terceiro dia de inscrições.

Prazo para se inscrever

O prazo para se inscrever no Enem 2017 segue aberto até a próxima semana, mais precisamente até o dia 19 de maio. A taxa de inscrição este ano custa R$ 82. O aumento de quase 20% no valor gerou insatisfação por parte dos estudantes.

Inscreva-se agora!
Confira o passo a passo das inscrições!

Este ano foram feitas mudanças quanto as regras para a concessão de isenção de taxa. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas continuam ganhando a gratuidade. A isenção também será concedida para estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.

Alguns estudantes inclusive, têm relatado dificuldades de conseguir a isenção por não terem o número do CadÚnico. Muitos se encaixam no critério de renda, mas não estão inscritos no programa. Contudo, o sistema do Enem permite essa solicitação. Entramos em contato com a Assessoria do Inep, mas a mesma não respondeu sobre a divergência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que os beneficiados com a gratuidade que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativas sobre sua ausência não poderão solicitar o benefício na próxima edição.

Entenda as mudanças de isenção!

As provas tiveram alteração nos dias de aplicação e, este ano, pela primeira vez, acontecerão em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro, e não mais em um final de semana, como acontecia desde a criação do Enem. São esperados cerca de 7,5 milhões de estudantes.

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

O resultado do Enem 2017 será divulgado na data provável de 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal. Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser vistos no Edital.

Veja também

UEL anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina, Biomedicina e Ciência da Computação são carreiras mais procuradas deste processo seletivo

PUC-SP solta gabaritos do Vestibular de Verão 2022
Candidatos fizeram provas no último domingo (5). Recursos serão recebidos até a próxima quinta-feira, 9 de dezembro.

UCS divulga resultado do Vestibular de Verão 2022 de Medicina
Agora, os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 09 e 11 de dezembro. Outras duas chamadas regulares são esperadas.

Provas e gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE estão disponíveis
O processo seletivo disponibiliza 2.410 vagas, sendo 1.216 para os cursos de Fortaleza e 1.194 para os cursos que funcionam nas Unidades do Interior do Estado.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.

ProUni passa a aceitar estudantes de escolas privadas sem a condição de bolsista
Presidente Bolsonaro alterou MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Assim, o Programa aceitará alunos que fizeram o ensino médio em instituição privada sem a condição de bolsista.

FGV Rio solta resultado do Vestibular 2022
Processo seletivo foi por prova on-line e notas do Enem, Olimpíadas e exames internacionais

Unitins disponibiliza locais de prova do Vestibular 2022/1
Estão sendo ofertadas 680 vagas em diversos cursos de graduação. Para o curso de Medicina são ofertadas 40 oportunidades.

UFU solta datas das matrículas do Vestibular 2021/2
Lista de aprovados para as mais de 1,6 mil vagas foi divulgada no dia 19 de novembro

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.