O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira (3) as inscrições para a segunda edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo encerra na próxima sexta-feira, 6 de agosto.
O SiSU oferece vagas em instituições de ensino públicas a candidatos que fizeram o Enem 2020 e que não zeraram a redação. Estudantes que fizeram o exame educacional como treineiros não podem participar.
No momento do cadastro, os concorrentes podem escolher até duas opções de cursos de graduação. As carreiras podem ser alteradas durante o período de inscrições.
Ainda na hora da inscrição do SiSU 2021/2, os candidatos podem escolher entre concorrer às vagas por meio da ampla concorrência (qualquer pessoa) ou por meio das cotas, as quais são vagas reservadas a um público específico. As cotas no SiSU são para inscritos que se encaixam na Lei de Cotas ou nas ações afirmativas de cada instituição.
Confira passo a passo para se inscrever no SiSU
Números SiSU 2021/2
O MEC já informou a quantidade de vagas e de cursos que são oferecidos nesta edição. Confira:
=>62.365 vagas
=>1.932 cursos de graduação
=>70 instituições públicas de educação superior
Rio de Janeiro é o estado que oferece mais vagas: 13.123. Em seguida, vêm Minas Gerais (7.465), Paraná (7.192), Pernambuco (4.692) e Bahia (4.335).
Os cinco cursos com mais vagas são:
- Pedagogia: 2.506
- Administração: 2.253
- Ciências Biológicas: 1.799
- Direito: 1.784
- Matemática: 1.751
Medicina no SiSU 2021/2
Para a carreira de Medicina, que é a mais procurada do SiSU, são disponibilizadas 1.539 vagas. O curso é ministrado em instituições do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Tocantins.
O estado de Minas Gerais é onde se concentra a maior quantidade de vagas para Medicina no SiSU 2021/2. Ao todo, os estudantes podem concorrer a 295 chances em seis universidades federais.
Nota de corte
A partir do segundo dia de inscrições, o MEC vai liberar o acesso às notas do corte do SiSU. Essas notas representam a nota mínima que o estudante precisa ter para concorrer à vaga.
Vale destacar que as notas de corte variam todos os dias da inscrição, uma vez que elas são calculadas com base na disponibilidade de vagas, total de inscritos e modalidade de concorrência. A consulta deve ser feita no site do SiSU.
Cronograma
Segundo o calendário divulgado pelo MEC, o resultado do SiSU 2021/2 poderá ser acessado pelos candidatos no dia 10 de agosto. Os selecionados deverão se matricular de 11 a 16 de agosto.
Quem não for aprovado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera de 10 a 16 de agosto. Mas, somente será possível integrar a lista de espera em uma das opções de curso de graduação escolhidas no momento da inscrição.
O resultado da lista de espera será liberado no dia 18 de agosto e os aprovados serão convocados no dia seguinte.
Leia mais sobre a lista de espera do SiSU
Para mais detalhes, acesse o Edital ou a página do SiSU.