Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Notas de corte do SiSU 2020/1 já podem ser acessadas

Notas de corte do SiSU 2020/1 já podem ser acessadas

Inscrições serão recebidas até às 23h59 de domingo, 26 de janeiro. Notas de corte são atualidades diariamente.

Publicado por Érica Caetano
22/01/2020 11h21 , atualizado em 22/01/2020 12h19

Os participantes concorrentes as mais de 237 mil vagas em instituições públicas que participam do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 já podem acessar as notas de corte de todos os cursos oferecidos. A consulta foi disponibilizada na madrugada de hoje, 22 de janeiro, neste site. 

Saiba mais sobre as notas de corte do SiSU

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), às 10h desta quarta-feira, o primeiro dia de abertura de vagas do SiSU 2020/1 já tinha registrado 993.311 inscritos em instituições públicas brasileiras de ensino superior. Já o total de inscrições chegou a 1.870.751, isso porque cada candidato pode escolher até duas opções de cursos.

Os números são atualizados a cada segundo, já que além dos candidatos poderem ser inscrever em até dois cursos, eles podem mudar as opções de concorrência até às 23h59 de domingo (26), último prazo para se inscrever.

Vale lembrar que para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 sem ter zerado a redação.

O sistema do SiSU também fica livre para que os candidatos mudem a opção de turma, curso, turno, universidade ou modalidade de concorrência até o último dia de inscrições.

Diferente dos outros anos, em que a pesquisa só era possível para candidatos de cursos em ampla concorrência, o sistema do SiSU 2020/1 permite que o público em geral um faça a pesquisa para saber quais as pontuações mínimas exigidas por cada instituição, independente do curso, pela pesquisa de vagas. 

O balanço permite que os candidatos saibam se estão dentro das vagas disponíveis para sua modalidade de concorrência, dando a oportunidade de que mudem de opção de campus/universidade ou até mesmo de curso. 

Medicina

O Super Vestibular apurou as notas de corte divulgadas a meia-noite de hoje, dia 22, para o curso de Medicina em ampla concorrência e sem utilizar nenhum tipo de bônus e encontrou a maior nota de corte (até o momento) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), campus Marco Zero, com 898,90 pontos.

Já a menor nota de corte para Medicina, até o momento também, está na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró-RN, na unidade sede, com 736,04 pontos.

As notas de corte são atualizadas diariamente, às 0h, conforme as inscrições recebidas durante o dia todo. As pontuações se dividem conforme as modalidades (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas), além de informar se há bônus ou não para a obtenção da média. 

SiSU 2020/1

Somente podem participar do SiSU candidatos que fizeram as provas do Enem 2019 e que não zeraram a redação. As notas do Exame saíram na última sexta-feira (17)

Antes, o prazo de inscrições para o SiSU 2020/1 encerraria no dia 24 de janeiro, mas, segundo o Ministério da Educação (MEC), o prazo foi ampliado para quem tiver qualquer tipo de problema por causa de erros apresentados na correção de parte das notas do Enem 2019. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No último sábado (18), o MEC informou que parte das notas do Exame estavam com erro. Segundo o governo, o erro foi da gráfica que passou a imprimir as provas no ano passado.

Já ontem (20) o ministério divulgou que as notas de cerca de 6 mil estudanteso que representa 0,15% do total de presentes - 3,9 milhões - a maioria de quatro cidades da Bahia e Minas Gerais - tinham apresentado problemas, mas que elas já tinham sido corrigidas e podiam ser consultadas no site do Enem

Vagas

O SiSU oferece 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior. No total, são 1.652 vagas a mais que a mesma edição do ano passado, que ofereceu 235.476 vagas em 129 instituições.

As vagas do SiSU estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Algumas instituições também possuem programas de ações afirmativas que podem reservar vagas ou conceder bônus para diversos grupos de candidatos. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por exemplo, concede bônus para candidatos da Região Norte.

Como se inscrever no SiSU?

Para se inscrever no SiSU 2020/1, o estudante deve informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada mais atual. 

Saiba como recuperar sua senha do Enem!

Os estudantes podem se inscrever em até duas opções de cursos de graduação. Durante o prazo de inscrições, o candidato pode alterar essas opções quantas vezes quiser. 

Confira quais cursos não são oferecidos no SiSU

É importante destacar que algumas instituições determinam pesos diferentes para cada prova do Enem. Por exemplo, em cursos da área de biológicas normalmente Ciências da Natureza tem mais peso. 

As universidades também adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Sendo assim, se o concorrente não tiver a nota mínima, pode ser que não consiga se inscrever no curso em questão. 

Resultado

Conforme o cronograma do SiSU 2020/1, o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. Quem for convocado deverá se matricular entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Durante esse mesmo período, estará aberto o prazo para participar da lista de espera do SiSU.

Poderão participar da lista de espera apenas os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de cursos na chamada regular. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições ocorrerá de 7 de fevereiro a 30 de abril. 

Veja como funciona a lista de espera do SiSU

Para mais informações, acesse o Edital do SiSU 2020/1 ou a página do SiSU

 

Veja também

UEL anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina, Biomedicina e Ciência da Computação são carreiras mais procuradas deste processo seletivo

PUC-SP solta gabaritos do Vestibular de Verão 2022
Candidatos fizeram provas no último domingo (5). Recursos serão recebidos até a próxima quinta-feira, 9 de dezembro.

UCS divulga resultado do Vestibular de Verão 2022 de Medicina
Agora, os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 09 e 11 de dezembro. Outras duas chamadas regulares são esperadas.

Provas e gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE estão disponíveis
O processo seletivo disponibiliza 2.410 vagas, sendo 1.216 para os cursos de Fortaleza e 1.194 para os cursos que funcionam nas Unidades do Interior do Estado.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.

ProUni passa a aceitar estudantes de escolas privadas sem a condição de bolsista
Presidente Bolsonaro alterou MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Assim, o Programa aceitará alunos que fizeram o ensino médio em instituição privada sem a condição de bolsista.

FGV Rio solta resultado do Vestibular 2022
Processo seletivo foi por prova on-line e notas do Enem, Olimpíadas e exames internacionais

Unitins disponibiliza locais de prova do Vestibular 2022/1
Estão sendo ofertadas 680 vagas em diversos cursos de graduação. Para o curso de Medicina são ofertadas 40 oportunidades.

UFU solta datas das matrículas do Vestibular 2021/2
Lista de aprovados para as mais de 1,6 mil vagas foi divulgada no dia 19 de novembro

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.