Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Novo Ministro da Educação discute proposta que mudaria a forma de se fazer o Enem

Novo Ministro da Educação discute proposta que mudaria a forma de se fazer o Enem

Ele comentou a proposta na última sexta-feira, 09 de janeiro, em Recife

Publicado por Érica Caetano
10/01/2015 09h19 , atualizado em 10/01/2015 09h20

O Ministro da Educação, Cid Gomes, empossado no último dia 02, pretende discutir a possibilidade de tornar públicas as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), liberando ao público um banco de dados com mais de 70 mil questões de todas as áreas. Com isso, a prova poderia ser feita por computador, aplicada em terminais em todo o país.

Ele comentou a proposta na última sexta-feira, 09 de janeiro, em Recife. Para ele, seria uma alternativa que simplificaria e manteria a confiabilidade do exame. De acordo com as declarações, tornar o Exame público não o faria mais fácil. O Ministério da Educação (MEC) afirmou que a prática já é aplicada em outros países.

A intenção é que o Enem não acontecem apenas uma vez por ano, mas que o candidato possa se inscrever e tenha um tempo para ir ao local de prova e fazê-la. Cid Gomes informou que não há prazo para colocar em prática o novo modelo e que ainda vai debater a proposta com técnicos e acadêmicos e com a sociedade, antes de apresentá-la para análise da presidenta Dilma Rousseff.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, a participação no Enem permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015. 

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 616161.

*com informações da Agência Brasil

 

Veja também

Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil