Encerra nesta sexta-feira, 15 de junho, o prazo para se inscrever na 2ª edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições tiveram início no último 12 e não há cobrança de taxa.
Confira passo a passo para se increver no SiSU 2018/2
Somente podem participar candidatos que fizeram a edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiram nota acima de zero na redação. Algumas instituições também exigem nota mínima nas provas objetivas.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o último balanço de inscritos às 19h de ontem (14). No total, 404.856 candidatos já se inscreveram. A quantidade de inscritos esse ano ainda está bem menor em relação ao ano passado, quando 935.550 estudantes efetuaram 1.797.386 inscrições no SiSU 2017/2 ao fim do prazo.
Vagas
O SiSU 2018/2 está ofertando 57.271 vagas em 68 instituições de ensino públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e centros de educação tecnológica. Somente para o curso de Medicina são 1.229 vagas.
Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro são os estados que oferece mais vagas no SiSU 2018/2. Nesta edição, não há oportunidades para o Amazonas, Mato Grosso e Sergipe.
Processo de inscrição
O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU em até duas opções de curso. É possível alterar a sua opção até o final das inscrições.
É preciso também especificar a ordem de preferência, as suas opções de vagas em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. Veja abaixo:
Ampla concorrência
Lei nº 12.711 ou Lei de Cotas
Políticas de ações afirmativas de acordo com a instituição
Notas de corte
Durante as inscrições, os candidatos poderão acessar as notas de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.
Saiba como funcionam as notas do corte do SiSU
Desse modo, o estudante poderá saber onde as suas notas do Enem poderão ser aproveitadas. Os cursos que exigem habilidades específicas não são disponibilizados no SiSU. Veja quais outros cursos não são ofertados no SiSU!
Um dos cursos mais concorridos, Medicina chega a ter nota de corta acima de 800 pontos. É o caso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que já registrou nota de corte de 815,62.
Selecionados
Esta segunda edição de 2018 do SiSU será realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 18 de junho. Quem for aprovado deverá fazer matrícula de 22 a 28 de junho, na instituição de oferta do curso.
As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SISU, referente à chamada regular, no período de 22 a 29 de junho.
Lista de espera
Quem não for selecionado na primeira chamada do SiSU 2018/2 poderá manifestar interesse nas vagas disponibilizadas na lista de espera entre os dias 22 de junho e 27 de junho. Somente será possível se inscrever na vaga oferecida no curso que ele escolheu na primeira opção da chamada regular. .
Confira mais detalhes sobre lista de espera do SiSU
Para mais informações, acesse o Edital.