Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Resultado do SiSU 2021/1 é liberado

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado

Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

Publicado por Érica Caetano
16/04/2021 07h20 , atualizado em 16/04/2021 07h43

O Ministério da Educação (MEC) soltou nesta sexta-feira, 16 de abril, o resultado da primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Confira:

Resultado SiSU 2021/1

Agora, os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 19 e 23 de abril em horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. 

Lista de espera

Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera começa hoje, dia 16, indo até o dia 23 de abril. Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

Poderão participar da lista de espera apenas os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de cursos na chamada regular. As chamadas da lista de espera serão divulgadas pelas próprias instituições de oferta das vagas. Neste caso, cada universidade deve divulgar editais, com prazos e procedimentos específicos.

Leia mais sobre a Lista de Espera do SiSU

A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Quem se inscrever na lista de espera deve acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades que oferecem a vaga.

SiSU 2021/1

O SiSU 2021/1 ofereceu 206.609 vagas, distribuídas em mais de 5,5 mil cursos de graduação de 109 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.

As vagas do SiSU estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Algumas instituições também possuem programas de ações afirmativas que podem reservar vagas ou conceder bônus para diversos grupos de candidatos. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por exemplo, concede bônus para candidatos da Região Norte.

Para se inscrever no SiSU, foi necessário ter feito o Enem 2020. Os pesos e as notas mínimas de cada uma das cinco provas do exame educacional variam conforme o curso e universidade.

As notas do exame educacional foram publicadas no dia 29 de março. Somente foram válidas as inscrições dos participantes que obtiveram nota acima de zero na redação.

Reclamações

Desde o início das inscrições para o SiSU 2021/1, o clima é de reclamações por parte dos candidatos, especialmente nas redes sociais. No primeiro dia, durante algumas horas, não constava no site do sistema o link para fazer as inscrições.

No segundo dia, foram liberadas as notas de corte, as quais foram consideradas muito acima do esperado, não só em Medicina - carreira tradicionalmente mais procurada - como em cursos de graduação de várias áreas.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), junto à Defensoria Pública da União (DPU), entraram também com ação na 4ª Vara Cível Federal de São Paulo para suspender a dupla classificação da edição de 2021 do SiSU.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com as instituições, a forma então utilizada pelo Sistema não estava ajudando os estudantes, pelo contrário, poderia induzi-los ao erro. Outro pedido das entidades se referia ao prazo de inscrição, para que o mesmo fosse estendido.

As entidades consideraram ao fazer o pedido que a dinâmica utilizada inviabilizava a tomada de decisão a partir das notas de corte, já que a dupla classificação de um mesmo candidato fazia com que sua nota fosse concomitantemente considerada na definição da nota de corte em dois cursos, em que pese o fato de que necessariamente tivesse de optar por apenas um deles.

Também consideraram na petição que os parâmetros utilizados até então eram irreais, pois pressupunha a possibilidade de uma mesma pessoa estar na lista de concorrência de dois cursos. 

Conforme o edital do SiSU, o candidato podia escolher até duas opções de curso e caso não consiga vaga na 1ª opção, pode garantir na segunda. Se não obtiver classificação em nenhuma, pode entrar para a lista de espera.

Contudo, estudantes contestaram o SiSU por contabilizar a classificação dos inscritos na 1ª e 2ª opção ao mesmo tempo em cada vaga.

MEC volta atrás

No dia 11 de abril, o MEC explicou que o formato de geração das notas de corte que estava vigente desde 2020, havia sido alterado para demonstrar a integralidade das notas de todos os candidatos, independentemente da situação de classificação na primeira opção de curso.

A nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção de inscrição estava sendo computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção. 

Todos os dias de inscrição, à meia noite, o MEC liberava o acesso às notas de corte. Para fazer a consulta, era necessário clicar no ícone de pesquisa o nome do curso ou da instituição de ensino.

As inscrições do SiSU que estavam previstas de serem encerradas na última sexta-feira, dia 09, também acabaram sendo prorrogadas até o dia 14 de abril.

A nota de corte é a menor nota que o estudante precisa ter para disputar uma das vagas. Essa nota é determinada com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU
 
O MEC explicou que o formato de geração das notas de corte que estava vigente desde 2020, havia sido alterado para demonstrar a integralidade das notas de todos os candidatos, independentemente da situação de classificação na primeira opção de curso.
 
E que como o Sistema considera, para efeito do resultado, a ordem de classificação, o candidato classificado para a sua primeira opção de curso não é selecionado para a sua segunda opção de curso, mesmo tendo obtido pontuação suficiente também na sua última opção e que nenhum dos formatos adotados para divulgação da nota de corte promoveria ocupação indevida de vagas no SiSU.

Para mais detalhes, acesse o Edital SiSU 2021/1.

Veja também

Cursinho gratuito do Sesc Paraná 2021 recebe inscrições
Pré-vestibular oferece 59 vagas para a cidade de Curitiba e 75 para Londrina

UniEvangélica (GO) está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Processo seletivo oferece vagas em diversos cursos. Para a carreira de Medicina, são 80 oportunidades.

Enem 2021 será realizado apenas em janeiro de 2022
Informação foi divulgada pela presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Unitau (SP) inscreve para Vestibular de Inverno 2021
Processo seletivo oferece 620 vagas em cursos de Biociências, Humanas e Exatas

Bahiana recebe inscrições para Vestibular 2021/2
Processo seletivo oferece vagas para cursos da área de saúde. Para Medicina, são 150 oportunidades.

Mackenzie solta resultado do Vestibular EaD 2021/2
Convocados para as mais de 18 mil vagas devem fazer registro acadêmico pela internet até dia 21 de maio

Etecs (SP) liberam resultado dos pedidos de redução do Vestibulinho 2021/2
Prazo de inscrições para seleção das Escolas de Tecnologia do Estado de São Paulo segue até 2 de junho

PUC Goiás está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Universidade oferece 3.464 vagas em cursos de graduação das áreas de exatas, humanas e biológicas

Inscrições do Vestibular de Inverno 2021 da UCS (RS) são recebidas
No total, somando todas as formas de ingresso, a oferta de vagas da UCS é de mais de 5,7 mil vagas.

FGV encerra inscrições para Vestibular 2021/2 de Administração
Processo seletivo terá duas etapas. Provas serão aplicadas pela internet, por meio de plataforma específica.

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville.