Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Resultado do SiSU 2021/1 é liberado

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado

Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

Publicado por Érica Caetano
16/04/2021 07h20 , atualizado em 16/04/2021 07h43

O Ministério da Educação (MEC) soltou nesta sexta-feira, 16 de abril, o resultado da primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Confira:

Resultado SiSU 2021/1

Agora, os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 19 e 23 de abril em horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. 

Lista de espera

Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera começa hoje, dia 16, indo até o dia 23 de abril. Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

Poderão participar da lista de espera apenas os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de cursos na chamada regular. As chamadas da lista de espera serão divulgadas pelas próprias instituições de oferta das vagas. Neste caso, cada universidade deve divulgar editais, com prazos e procedimentos específicos.

Leia mais sobre a Lista de Espera do SiSU

A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Quem se inscrever na lista de espera deve acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades que oferecem a vaga.

SiSU 2021/1

O SiSU 2021/1 ofereceu 206.609 vagas, distribuídas em mais de 5,5 mil cursos de graduação de 109 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.

As vagas do SiSU estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Algumas instituições também possuem programas de ações afirmativas que podem reservar vagas ou conceder bônus para diversos grupos de candidatos. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por exemplo, concede bônus para candidatos da Região Norte.

Para se inscrever no SiSU, foi necessário ter feito o Enem 2020. Os pesos e as notas mínimas de cada uma das cinco provas do exame educacional variam conforme o curso e universidade.

As notas do exame educacional foram publicadas no dia 29 de março. Somente foram válidas as inscrições dos participantes que obtiveram nota acima de zero na redação.

Reclamações

Desde o início das inscrições para o SiSU 2021/1, o clima é de reclamações por parte dos candidatos, especialmente nas redes sociais. No primeiro dia, durante algumas horas, não constava no site do sistema o link para fazer as inscrições.

No segundo dia, foram liberadas as notas de corte, as quais foram consideradas muito acima do esperado, não só em Medicina - carreira tradicionalmente mais procurada - como em cursos de graduação de várias áreas.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), junto à Defensoria Pública da União (DPU), entraram também com ação na 4ª Vara Cível Federal de São Paulo para suspender a dupla classificação da edição de 2021 do SiSU.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com as instituições, a forma então utilizada pelo Sistema não estava ajudando os estudantes, pelo contrário, poderia induzi-los ao erro. Outro pedido das entidades se referia ao prazo de inscrição, para que o mesmo fosse estendido.

As entidades consideraram ao fazer o pedido que a dinâmica utilizada inviabilizava a tomada de decisão a partir das notas de corte, já que a dupla classificação de um mesmo candidato fazia com que sua nota fosse concomitantemente considerada na definição da nota de corte em dois cursos, em que pese o fato de que necessariamente tivesse de optar por apenas um deles.

Também consideraram na petição que os parâmetros utilizados até então eram irreais, pois pressupunha a possibilidade de uma mesma pessoa estar na lista de concorrência de dois cursos. 

Conforme o edital do SiSU, o candidato podia escolher até duas opções de curso e caso não consiga vaga na 1ª opção, pode garantir na segunda. Se não obtiver classificação em nenhuma, pode entrar para a lista de espera.

Contudo, estudantes contestaram o SiSU por contabilizar a classificação dos inscritos na 1ª e 2ª opção ao mesmo tempo em cada vaga.

MEC volta atrás

No dia 11 de abril, o MEC explicou que o formato de geração das notas de corte que estava vigente desde 2020, havia sido alterado para demonstrar a integralidade das notas de todos os candidatos, independentemente da situação de classificação na primeira opção de curso.

A nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção de inscrição estava sendo computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção. 

Todos os dias de inscrição, à meia noite, o MEC liberava o acesso às notas de corte. Para fazer a consulta, era necessário clicar no ícone de pesquisa o nome do curso ou da instituição de ensino.

As inscrições do SiSU que estavam previstas de serem encerradas na última sexta-feira, dia 09, também acabaram sendo prorrogadas até o dia 14 de abril.

A nota de corte é a menor nota que o estudante precisa ter para disputar uma das vagas. Essa nota é determinada com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU
 
O MEC explicou que o formato de geração das notas de corte que estava vigente desde 2020, havia sido alterado para demonstrar a integralidade das notas de todos os candidatos, independentemente da situação de classificação na primeira opção de curso.
 
E que como o Sistema considera, para efeito do resultado, a ordem de classificação, o candidato classificado para a sua primeira opção de curso não é selecionado para a sua segunda opção de curso, mesmo tendo obtido pontuação suficiente também na sua última opção e que nenhum dos formatos adotados para divulgação da nota de corte promoveria ocupação indevida de vagas no SiSU.

Para mais detalhes, acesse o Edital SiSU 2021/1.

Veja também

Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina