A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza hoje e amanhã, 8 e 9 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021. A expectativa é que 15.470 candidatos participem da seleção.
Saiba o que esperar da 2ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp
Os testes serão realizados das 13h às 18h, nos mesmos locais da primeira etapa. Veja abaixo a distribuição das questões dissertativas:
- 08/02: redação + 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura + 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa
- 09/02: 6 questões de Matemática + 2 questões de Ciências Humanas + 2 questões de Ciências da Natureza + 6 questões de disciplinas conforme o curso de escolha
Inicialmente, as provas seriam aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro, mas a Unicamp resolveu mudar as datas para que não coincidissem com o Enem Digital.
Leia tudo sobre o vestibular da Unicamp
Orientações
Assim como na primeira fase, os vestibulandos devem chegar com antecedência ao local de prova. Os portões de acesso às salas serão fechados às 13h. Os candidatos devem levar documento de identificação com fotografia indicado no formulário de inscrição e caneta na cor preta.
A Unicamp informou que, durante as provas, serão seguidas todas as recomendações e protocolos de biossegurança definidas pelas autoridades de saúde pública, em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Veja as principais medidas:
- Uso obrigatório de máscara. Os inscritos podem levar máscara extra, caso precisem trocá-la durante a prova;
- Ampliação no número de salas onde serão aplicadas as provas para respeitar o distanciamento necessário (1,5 metro);
- Fornecimento de álcool gel em todas as salas, mas os candidatos também podem levar o seu próprio frasco;
- Acesso ao banheiro será controlado e será feita higienização constante do local.
Acesse o protocolo de biossegurança completo contra Covid no vestibular 2021 da Unicamp
1ª fase
A primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp, que ocorreu nos dias 6 e 7 de janeiro, teve algumas alterações por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As provas foram aplicadas em dois dias diferentes, conforme a área de cada curso concorrido pelos inscritos.
No total, mais de 77 mil candidatos se inscreveram no processo seletivo, mas 14% faltaram às provas.
Habilidades Específicas
Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.
As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que terá uma fase a mais.
Para Música as provas foram realizadas de 21 de setembro a 02 de outubro e as demais etapas entre 23 e 27 de novembro de 2020.
Resultado e vagas
O resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.
O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.
Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.
Concorrência
A concorrência da segunda fase do vestibular 2021 da Unicamp já foi liberada. Os três cursos mais procurados da primeira fase seguem os mais disputados. Veja abaixo como ficou agora a relação de candidatos por vaga:
- Medicina - 9,37 candidatos por vaga (c/v)
- Arquitetura e Urbanismo (7,87 c/v)
- Ciências Biológicas (6,60c/v)
Concorrência 2ª fase Unicamp 2021
Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.