UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp: quase 14% dos inscritos faltam à primeira fase do Vestibular 2021

Unicamp: quase 14% dos inscritos faltam à primeira fase do Vestibular 2021

Provas foram aplicadas ontem e hoje, 6 e 7 de janeiro, em mais de 30 cidades brasileiras

Publicado por Silvia Tancredi
07/01/2021 18h16 , atualizado em 07/01/2021 18h32
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou no final da tarde desta quinta-feira, 7 de janeiro, o indíce de abstenção das provas da primeira fase do Vestibular 2021. Essa etapa, encerrada na tarde de hoje, foi realizada em mais de 30 cidades.

O processo seletivo contou com mais de 77 mil inscritos. Ontem (6), primeiro dia do vestibular, fizeram provas candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. No total, eram esperados 43.631, mas 5.286 faltaram, resultando em mais de 15% de ausentes. 

Hoje (7) foi contabilizada menor abstenção. Não compareceram ao vestibular 5.433 inscritos (12,45%). As provas foram aplicadas para candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde. 

Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), a abstenção geral da primeira fase do vestibular fechou em 13,8%, contra 8,27% no vestibular passado. 

Covid-19

De acordo com o professor José Alves, foram seguidos todos protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades de saúde pública para evitar a disseminação da Covid-19, como uso de máscara e álcool gel, distanciamento entre os candidatos, entre outros. Para o profissional, o vestibular ocorreu de forma tranquila.

"Somente hoje um candidato foi impedido de realizar a prova porque a temperatura corporal dele, ao ser aferida, deu acima da recomendada. Além disso, ele citou outros sintomas do coronavírus. Recomendamos que ele procurasse ajuda médica", conta o professor.

Nas redes sociais foram registradas imagens de aglomeração em frente a algumas escolas. Entretanto, Alves destaca que isso não ocorreu dentro dos locais de aplicação das provas.

Conteúdo

As provas da primeira fase do vestibular foram formadas por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

José Alves comenta que a primeira fase do vestibular 2021 da Unicamp buscou reconhecer o valor da ciências, cobrando essa temática nas questões. Os estudantes também foram avaliados, conforme o professor, por meio de dados mais básicos, mas com o olhar crítico e atento da Unicamp.

"Percebemos que podemos fazer uma prova menos estressante, com mais qualidade, cobrando temas mais atuais, do cotidiano dos estudantes. Afinal, não é uma prova fácil ou difícil que atesta a qualidade dos alunos", afirma o professor José Alves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A professora Marcia Rodrigues reforça ainda que as provas trabalharam habilidades de leitura e foram baseadas em fontes bem variadas, cobrando contextos atuais nos quais a sociedade se insere, como  questões de identidade, racismo,  processos de globalização, genética, biomas, entre outros.

Mudanças

Neste vestibular, a Unicamp realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. 

Outras medidas tomadas foram a diminuição de uma hora nos dias das provas e a redução na quantidade de questões objetivas. Antes, eram 90 itens. Hoje, são 18 questões a menos.

2ª fase

O resultado da primeira fase deve sair no dia 29 de janeiro. Segundo a Unicamp, a expectativa é que 16 mil pessoas façam as provas da segunda fase.

Os convocados farão as provas da segunda etapa nos dias 7 e 8 de fevereiro. Quem for selecionado precisará elaborar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Vagas e concorrência

Do total de inscritos no processo seletivo, 34,2% são alunos da rede pública de ensino. Segundo a Unicamp, essa marca nunca antes foi alcançada e, por isso, é histórica.

O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Medicina é o curso mais procurado do vestibular, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).

Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.

Veja também

Cederj solta resultado da isenção da taxa do Vestibular 2025/2
Quase 7 mil vagas são oferecidas em 15 opções de cursos superiores no Vestibular 2025/2 do Cederj
Minas Gerais: UFVJM recebe pedidos de isenção da Sasi 2025
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri concede isenção total e parcial
Bett Brasil 2025: programação movimenta esta semana
O maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina, que acontece em São Paulo até o dia 1º de maio, proporciona diálogo e fomenta novas ideias na área da educação.
Qual é a origem do Dia do trabalhador?
O Dia do trabalhador tem mais de cem anos de história, descubra como tudo começou.
Obmep Mirim 2025: inscrições para olimpíada de matemática estão abertas
Podem participar da Obmep Mirim 2025, estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
UFPR recebe isenção da taxa do Vestibular 2026: saiba quem pode fazer prova de graça
Inscrições para mais de 5,3 mil vagas do Vestibular 2026 da UFPR estão abertas até 6 de junho
Bett Brasil 2025: professor do Brasil Escola debate sobre lei do uso do celular nas escolas
Tema, considerado polêmico pelo profissional, rendeu conversa muito rica com dois outros palestrantes
Unesp solta resultado da isenção e redução do Vestibular de Meio de Ano 2025
Candidatos que não ganharam benefício podem entrar com recurso
Inscrições para o Encceja 2025 encerram na sexta (2)
O Encceja é aplicado anualmente e concede diplomas de ensino médio e fundamental para jovens e adultos.
Inscrição do Vestibular de Inverno 2025 da Udesc encerra hoje (29)
O Vestibular de Inverno 2025 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acontece em 15 de junho, durante a manhã e a tarde.
Prazo para solicitar isenção no Enem 2025 encerra sexta (2)
O prazo encerraria anteriormente, mas foi adiado para o dia 2 de maio.
Locais de prova do vestibular 2025/2 da UFVJM são divulgados
Há centenas de vagas distribuídas em 4 campi diferentes da UFVJM que podem ser acessadas pelo vestibular 2025/2