Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp: quase 14% dos inscritos faltam à primeira fase do Vestibular 2021

Unicamp: quase 14% dos inscritos faltam à primeira fase do Vestibular 2021

Provas foram aplicadas ontem e hoje, 6 e 7 de janeiro, em mais de 30 cidades brasileiras

Publicado por Silvia Tancredi
07/01/2021 18h16 , atualizado em 07/01/2021 18h32
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou no final da tarde desta quinta-feira, 7 de janeiro, o indíce de abstenção das provas da primeira fase do Vestibular 2021. Essa etapa, encerrada na tarde de hoje, foi realizada em mais de 30 cidades.

O processo seletivo contou com mais de 77 mil inscritos. Ontem (6), primeiro dia do vestibular, fizeram provas candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. No total, eram esperados 43.631, mas 5.286 faltaram, resultando em mais de 15% de ausentes. 

Hoje (7) foi contabilizada menor abstenção. Não compareceram ao vestibular 5.433 inscritos (12,45%). As provas foram aplicadas para candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde. 

Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), a abstenção geral da primeira fase do vestibular fechou em 13,8%, contra 8,27% no vestibular passado. 

Covid-19

De acordo com o professor José Alves, foram seguidos todos protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades de saúde pública para evitar a disseminação da Covid-19, como uso de máscara e álcool gel, distanciamento entre os candidatos, entre outros. Para o profissional, o vestibular ocorreu de forma tranquila.

"Somente hoje um candidato foi impedido de realizar a prova porque a temperatura corporal dele, ao ser aferida, deu acima da recomendada. Além disso, ele citou outros sintomas do coronavírus. Recomendamos que ele procurasse ajuda médica", conta o professor.

Nas redes sociais foram registradas imagens de aglomeração em frente a algumas escolas. Entretanto, Alves destaca que isso não ocorreu dentro dos locais de aplicação das provas.

Conteúdo

As provas da primeira fase do vestibular foram formadas por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

José Alves comenta que a primeira fase do vestibular 2021 da Unicamp buscou reconhecer o valor da ciências, cobrando essa temática nas questões. Os estudantes também foram avaliados, conforme o professor, por meio de dados mais básicos, mas com o olhar crítico e atento da Unicamp.

"Percebemos que podemos fazer uma prova menos estressante, com mais qualidade, cobrando temas mais atuais, do cotidiano dos estudantes. Afinal, não é uma prova fácil ou difícil que atesta a qualidade dos alunos", afirma o professor José Alves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A professora Marcia Rodrigues reforça ainda que as provas trabalharam habilidades de leitura e foram baseadas em fontes bem variadas, cobrando contextos atuais nos quais a sociedade se insere, como  questões de identidade, racismo,  processos de globalização, genética, biomas, entre outros.

Mudanças

Neste vestibular, a Unicamp realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. 

Outras medidas tomadas foram a diminuição de uma hora nos dias das provas e a redução na quantidade de questões objetivas. Antes, eram 90 itens. Hoje, são 18 questões a menos.

2ª fase

O resultado da primeira fase deve sair no dia 29 de janeiro. Segundo a Unicamp, a expectativa é que 16 mil pessoas façam as provas da segunda fase.

Os convocados farão as provas da segunda etapa nos dias 7 e 8 de fevereiro. Quem for selecionado precisará elaborar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Vagas e concorrência

Do total de inscritos no processo seletivo, 34,2% são alunos da rede pública de ensino. Segundo a Unicamp, essa marca nunca antes foi alcançada e, por isso, é histórica.

O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Medicina é o curso mais procurado do vestibular, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).

Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.

Veja também

UEMS publica resultado do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreu no dia 6 de fevereiro em 17 cidades do Mato Grosso do Sul

UnB suspende provas da 3ª etapa do PAS 2020
Candidatos fariam provas no próximo domingo, 7 de março, em Brasília, Taguatinga e Gama

UFMG abre inscrições para Vestibular 2021 de Habilidades Específicas
Processo seletivo é específico para cursos que exigem aptidão, tais como Música e Artes Visuais

UECE divulga 1ª chamada de classificáveis do Vestibular 2020/2
Também foi disponibilizada a chamada única de classificáveis cotistas e de pessoas com deficiência.

UFCG terá mais de 3 mil vagas oferecidas no SiSU 2021/1
A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UFPR ofertará mais de 1.200 vagas no SiSU 2021/1
Os cursos da UFPR são ministrados nos campi Centro, Agrárias, Batel, Centro Politécnico, Jandaia do Sul, Jardim Botânico, Juvevê, Litoral, Palotina, Pontal do Sul, Rebouças, Toledo, Santos Andrade e Unidade Mirassol.

Abertas inscrições para lista de espera do ProUni 2021/1
Interessados podem participar somente até amanhã (2). Resultado sairá na próxima sexta-feira (5).

IFS recebe inscrições para Vestibular 2021/1 somente até hoje (1º)
Estudantes devem apresentar as notas do Enem de 2011 a 2019, desde que sejam acima de 300 pontos

IFB finaliza inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram a edição de 2019 do exame educacional e que não zeraram alguma das provas

Chegam ao fim inscrições para Vestibular 2021 do IFAM
Estudantes serão avaliados pelas notas do Enem ou pelo desempenho no ensino médio

Mais de 8 mil estudantes fazem provas do Pism 2021 da UFJF
Somente inscritos na terceira etapa vão realizar os testes. Para primeira e segunda fase, exames foram adiados.

UFMA ofertará quase 2,5 mil vagas no SiSU 2021/1
Inscrições para o SiSU poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril