Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp: quase 14% dos inscritos faltam à primeira fase do Vestibular 2021

Unicamp: quase 14% dos inscritos faltam à primeira fase do Vestibular 2021

Provas foram aplicadas ontem e hoje, 6 e 7 de janeiro, em mais de 30 cidades brasileiras

Publicado por Silvia Tancredi
07/01/2021 18h16 , atualizado em 07/01/2021 18h32
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou no final da tarde desta quinta-feira, 7 de janeiro, o indíce de abstenção das provas da primeira fase do Vestibular 2021. Essa etapa, encerrada na tarde de hoje, foi realizada em mais de 30 cidades.

O processo seletivo contou com mais de 77 mil inscritos. Ontem (6), primeiro dia do vestibular, fizeram provas candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. No total, eram esperados 43.631, mas 5.286 faltaram, resultando em mais de 15% de ausentes. 

Hoje (7) foi contabilizada menor abstenção. Não compareceram ao vestibular 5.433 inscritos (12,45%). As provas foram aplicadas para candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde. 

Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), a abstenção geral da primeira fase do vestibular fechou em 13,8%, contra 8,27% no vestibular passado. 

Covid-19

De acordo com o professor José Alves, foram seguidos todos protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades de saúde pública para evitar a disseminação da Covid-19, como uso de máscara e álcool gel, distanciamento entre os candidatos, entre outros. Para o profissional, o vestibular ocorreu de forma tranquila.

"Somente hoje um candidato foi impedido de realizar a prova porque a temperatura corporal dele, ao ser aferida, deu acima da recomendada. Além disso, ele citou outros sintomas do coronavírus. Recomendamos que ele procurasse ajuda médica", conta o professor.

Nas redes sociais foram registradas imagens de aglomeração em frente a algumas escolas. Entretanto, Alves destaca que isso não ocorreu dentro dos locais de aplicação das provas.

Conteúdo

As provas da primeira fase do vestibular foram formadas por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

José Alves comenta que a primeira fase do vestibular 2021 da Unicamp buscou reconhecer o valor da ciências, cobrando essa temática nas questões. Os estudantes também foram avaliados, conforme o professor, por meio de dados mais básicos, mas com o olhar crítico e atento da Unicamp.

"Percebemos que podemos fazer uma prova menos estressante, com mais qualidade, cobrando temas mais atuais, do cotidiano dos estudantes. Afinal, não é uma prova fácil ou difícil que atesta a qualidade dos alunos", afirma o professor José Alves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A professora Marcia Rodrigues reforça ainda que as provas trabalharam habilidades de leitura e foram baseadas em fontes bem variadas, cobrando contextos atuais nos quais a sociedade se insere, como  questões de identidade, racismo,  processos de globalização, genética, biomas, entre outros.

Mudanças

Neste vestibular, a Unicamp realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. 

Outras medidas tomadas foram a diminuição de uma hora nos dias das provas e a redução na quantidade de questões objetivas. Antes, eram 90 itens. Hoje, são 18 questões a menos.

2ª fase

O resultado da primeira fase deve sair no dia 29 de janeiro. Segundo a Unicamp, a expectativa é que 16 mil pessoas façam as provas da segunda fase.

Os convocados farão as provas da segunda etapa nos dias 7 e 8 de fevereiro. Quem for selecionado precisará elaborar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Vagas e concorrência

Do total de inscritos no processo seletivo, 34,2% são alunos da rede pública de ensino. Segundo a Unicamp, essa marca nunca antes foi alcançada e, por isso, é histórica.

O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Medicina é o curso mais procurado do vestibular, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).

Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.

Veja também

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet