UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 10 profissões para trabalhar ao ar livre

10 profissões para trabalhar ao ar livre

Jornalistas, fotógrafos, biólogos e engenheiros são alguns dos profissionais que geralmente trabalham em ambientes externos.

Publicado por Érica Caetano
O fotógrafo está entre as profissões que se trabalham ao ar livre
O fotógrafo está entre as profissões que se trabalham ao ar livre
Crédito da Imagem: Shutterstock

Algumas pessoas gostam de fazer atividades ao ar livre e não se veem trabalhando em escritórios e prédios comerciais. Se é o seu caso, confira a lista que o Mundo Educação preparou com 10 opções de profissões para trabalhar ao ar livre!

Tópicos deste artigo

1-    Jornalista

A atuação do jornalista, dependendo do ramo escolhido para atuar, está muito além da redação e dos estúdios de TV. Os repórteres, por exemplo, trabalham constantemente na cobertura de eventos, fenômenos da natureza, competições esportivas, conflitos, entre outros acontecimentos externos ao ambiente de redação.

A profissão de Jornalismo pode te proporcionar experiências fantásticas, como conhecer cidades e diferentes realidades. No entanto, vai te exigir um grande comprometimento e, às vezes, passar dias fora de casa.

2-    Fotógrafo

Conforme for a área em que o fotógrafo irá trabalhar e do estilo de fotos que produzir, o profissional poderá passar longos períodos fora de estúdios de fotografia.

O profissional de Fotografia é essencial no que diz respeito à cobertura de qualquer tipo de evento, como festas, casamentos e competições esportivas. Inclusive, o fotógrafo também pode trabalhar em empresas de Jornalismo. 

3-    Engenheiro Agrônomo

Para aqueles apaixonados pelo campo e gosta de por as mãos na terra para trabalhar, ser Engenheiro Agrônomo é uma excelente opção. Para isso, é preciso fazer o curso de Agronomia.

O engenheiro agrônomo trabalha a maior parte do tempo no campo

Uma outra opção para quem gosta da atividade rural é a criação de gado, que envolve manter a qualidade e produtividade de rebanhos.

O formado no curso de Ciências Biológicas terá diversas oportunidades de carreira, sendo a maioria delas ao ar livre. Os ramos da preservação ambiental e da pesquisa, por exemplo, exigem trabalho de campo em ambientes naturais.

O profissional de Biologia é o responsável por estudar todas as formas de vida, assim como a origem, função e evolução dos organismos. Se gosta de mar, por exemplo, você pode ser um Biólogo Marinho.

A profissão de Turismólogo é ideal para quem gosta de andar ao ar livre, entretendo pessoas e narrando fatos interessantes sobre lugares. O trabalho deste profissional pode envolver a promoção de passeios guiados pelas cidades e a elaboração de roteiros ou até a organização de feiras e eventos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem opções de cursos de Turismo como bacharelado ou graduação tecnológica.

O arqueólogo é quem se forma em Arqueologia. Ele é responsável por encontrar, identificar e analisar objetos do passado. Com seu estudo e investigação, poderá entender a evolução e transformação do homem e da sociedade ao longo da história, analisando os fatores e etapas. 

A maior parte do trabalho do arqueólogo se dá em campo, fora de escritórios, já que para buscar os insumos para estudos é preciso se desdobrar na busca de fósseis em solos e outros tipos de terrenos.

7-    Oceanógrafo

O oceanógrafo é o responsável por investigar as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras. Como a profissão é voltada para o estudo destes, a Oceanografia tem uma atuação bem fora de ambientes fechados, sendo praticamente inteira ao ar livre.

Assim como o biólogo marinho, o oceanógrafo tem um importante papel no que diz respeito à recuperação de ecossistemas aquáticos.

8-    Engenheiro de Obras

O Engenheiro de Obras garante a execução da construção conforme o que foi projetado e executado, lidera equipes, fiscaliza os materiais e a aplicação correta dos mesmos. Tudo isso em campo, acompanhando de perto a execução da obra. 

Diferentemente do Engenheiro de Projetos, ele atua mais no campo seja, em obras urbanas, rurais e de estradas. No entanto, para ambas as profissões é preciso cursar Engenharia Civil.

9-    Bombeiros

O bombeiro realiza salvamentos e presta os primeiros socorros em acidentes terrestres, aquáticos ou nas alturas. Também faz parte do trabalho do profissional treinar equipes e brigadas, realizar visitas em instituições e escolas, para auxiliá-los em situações de emergência. 

A missão do bombeiro é proteger as pessoas, os animais e os patrimônios dos riscos de incêndios, desmoronamentos e vazamentos. Além disso, ele inspeciona empresas, indústrias, edifícios e outros locais para emitir laudos de segurança.

Como vimos, a maioria das atividades é em ambiente externo. Para ser bombeiro é preciso ser aprovado em concurso e no Curso de Formação de Oficiais.

10-    Educador Físico

O curso de Educação Física pode até ter a atuação em ambientes fechados, como academias particulares, mas existem educadores físicos que trabalham ao ar livre. Um exemplo disso são os preparadores de atletas.

O profissional de Educação Física pode utilizar técnicas e métodos específicos para o treinamento e preparação física de atletas e equipes em competições esportivas, fora de ambientes fechados. Ele pode se tornar instrutor de corrida, de natação e de outros esportes a céu aberto. Há bastante procura também por personal trainers em parques.


 

Veja também

Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.
Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)
Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025
Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.
Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição
Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia
Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024
Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.
Edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras
Exame é voltado a estudantes que não terminaram os ensinos fundamental ou médio em idade regular
Enem 2024: correção da redação e notas de treineiros estão disponíveis
Inep disponibilizou também a correção detalhada da redação do Enem 2024 para todos candidatos
MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados
Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações
MEC divulga resultado do Fies 2025
Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares
SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)
Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior

RECOMENDADOS PARA VOCÊ