Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 10 profissões para trabalhar ao ar livre

10 profissões para trabalhar ao ar livre

Jornalistas, fotógrafos, biólogos e engenheiros são alguns dos profissionais que geralmente trabalham em ambientes externos.

Publicado por Érica Caetano
O fotógrafo está entre as profissões que se trabalham ao ar livre
O fotógrafo está entre as profissões que se trabalham ao ar livre

Algumas pessoas gostam de fazer atividades ao ar livre e não se veem trabalhando em escritórios e prédios comerciais. Se é o seu caso, confira a lista que o Mundo Educação preparou com 10 opções de profissões para trabalhar ao ar livre!

1-    Jornalista

A atuação do jornalista, dependendo do ramo escolhido para atuar, está muito além da redação e dos estúdios de TV. Os repórteres, por exemplo, trabalham constantemente na cobertura de eventos, fenômenos da natureza, competições esportivas, conflitos, entre outros acontecimentos externos ao ambiente de redação.

A profissão de Jornalismo pode te proporcionar experiências fantásticas, como conhecer cidades e diferentes realidades. No entanto, vai te exigir um grande comprometimento e, às vezes, passar dias fora de casa.

2-    Fotógrafo

Conforme for a área em que o fotógrafo irá trabalhar e do estilo de fotos que produzir, o profissional poderá passar longos períodos fora de estúdios de fotografia.

O profissional de Fotografia é essencial no que diz respeito à cobertura de qualquer tipo de evento, como festas, casamentos e competições esportivas. Inclusive, o fotógrafo também pode trabalhar em empresas de Jornalismo. 

3-    Engenheiro Agrônomo

Para aqueles apaixonados pelo campo e gosta de por as mãos na terra para trabalhar, ser Engenheiro Agrônomo é uma excelente opção. Para isso, é preciso fazer o curso de Agronomia.

O engenheiro agrônomo trabalha a maior parte do tempo no campo

Uma outra opção para quem gosta da atividade rural é a criação de gado, que envolve manter a qualidade e produtividade de rebanhos.

4-    Biólogo

O formado no curso de Ciências Biológicas terá diversas oportunidades de carreira, sendo a maioria delas ao ar livre. Os ramos da preservação ambiental e da pesquisa, por exemplo, exigem trabalho de campo em ambientes naturais.

O profissional de Biologia é o responsável por estudar todas as formas de vida, assim como a origem, função e evolução dos organismos. Se gosta de mar, por exemplo, você pode ser um Biólogo Marinho.

5-    Turismólogo

A profissão de Turismólogo é ideal para quem gosta de andar ao ar livre, entretendo pessoas e narrando fatos interessantes sobre lugares. O trabalho deste profissional pode envolver a promoção de passeios guiados pelas cidades e a elaboração de roteiros ou até a organização de feiras e eventos.

Existem opções de cursos de Turismo como bacharelado ou graduação tecnológica.

6-    Arqueólogo

O arqueólogo é quem se forma em Arqueologia. Ele é responsável por encontrar, identificar e analisar objetos do passado. Com seu estudo e investigação, poderá entender a evolução e transformação do homem e da sociedade ao longo da história, analisando os fatores e etapas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A maior parte do trabalho do arqueólogo se dá em campo, fora de escritórios, já que para buscar os insumos para estudos é preciso se desdobrar na busca de fósseis em solos e outros tipos de terrenos.

7-    Oceanógrafo

O oceanógrafo é o responsável por investigar as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras. Como a profissão é voltada para o estudo destes, a Oceanografia tem uma atuação bem fora de ambientes fechados, sendo praticamente inteira ao ar livre.

Assim como o biólogo marinho, o oceanógrafo tem um importante papel no que diz respeito à recuperação de ecossistemas aquáticos.

8-    Engenheiro de Obras

O Engenheiro de Obras garante a execução da construção conforme o que foi projetado e executado, lidera equipes, fiscaliza os materiais e a aplicação correta dos mesmos. Tudo isso em campo, acompanhando de perto a execução da obra. 

Diferentemente do Engenheiro de Projetos, ele atua mais no campo seja, em obras urbanas, rurais e de estradas. No entanto, para ambas as profissões é preciso cursar Engenharia Civil.

9-    Bombeiros

O bombeiro realiza salvamentos e presta os primeiros socorros em acidentes terrestres, aquáticos ou nas alturas. Também faz parte do trabalho do profissional treinar equipes e brigadas, realizar visitas em instituições e escolas, para auxiliá-los em situações de emergência. 

A missão do bombeiro é proteger as pessoas, os animais e os patrimônios dos riscos de incêndios, desmoronamentos e vazamentos. Além disso, ele inspeciona empresas, indústrias, edifícios e outros locais para emitir laudos de segurança.

Como vimos, a maioria das atividades é em ambiente externo. Para ser bombeiro é preciso ser aprovado em concurso e no Curso de Formação de Oficiais.

10-    Educador Físico

O curso de Educação Física pode até ter a atuação em ambientes fechados, como academias particulares, mas existem educadores físicos que trabalham ao ar livre. Um exemplo disso são os preparadores de atletas.

O profissional de Educação Física pode utilizar técnicas e métodos específicos para o treinamento e preparação física de atletas e equipes em competições esportivas, fora de ambientes fechados. Ele pode se tornar instrutor de corrida, de natação e de outros esportes a céu aberto. Há bastante procura também por personal trainers em parques.


 

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.