Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 10 profissões para trabalhar ao ar livre

10 profissões para trabalhar ao ar livre

Jornalistas, fotógrafos, biólogos e engenheiros são alguns dos profissionais que geralmente trabalham em ambientes externos.

Publicado por Érica Caetano
O fotógrafo está entre as profissões que se trabalham ao ar livre
O fotógrafo está entre as profissões que se trabalham ao ar livre

Algumas pessoas gostam de fazer atividades ao ar livre e não se veem trabalhando em escritórios e prédios comerciais. Se é o seu caso, confira a lista que o Mundo Educação preparou com 10 opções de profissões para trabalhar ao ar livre!

1-    Jornalista

A atuação do jornalista, dependendo do ramo escolhido para atuar, está muito além da redação e dos estúdios de TV. Os repórteres, por exemplo, trabalham constantemente na cobertura de eventos, fenômenos da natureza, competições esportivas, conflitos, entre outros acontecimentos externos ao ambiente de redação.

A profissão de Jornalismo pode te proporcionar experiências fantásticas, como conhecer cidades e diferentes realidades. No entanto, vai te exigir um grande comprometimento e, às vezes, passar dias fora de casa.

2-    Fotógrafo

Conforme for a área em que o fotógrafo irá trabalhar e do estilo de fotos que produzir, o profissional poderá passar longos períodos fora de estúdios de fotografia.

O profissional de Fotografia é essencial no que diz respeito à cobertura de qualquer tipo de evento, como festas, casamentos e competições esportivas. Inclusive, o fotógrafo também pode trabalhar em empresas de Jornalismo. 

3-    Engenheiro Agrônomo

Para aqueles apaixonados pelo campo e gosta de por as mãos na terra para trabalhar, ser Engenheiro Agrônomo é uma excelente opção. Para isso, é preciso fazer o curso de Agronomia.

O engenheiro agrônomo trabalha a maior parte do tempo no campo

Uma outra opção para quem gosta da atividade rural é a criação de gado, que envolve manter a qualidade e produtividade de rebanhos.

4-    Biólogo

O formado no curso de Ciências Biológicas terá diversas oportunidades de carreira, sendo a maioria delas ao ar livre. Os ramos da preservação ambiental e da pesquisa, por exemplo, exigem trabalho de campo em ambientes naturais.

O profissional de Biologia é o responsável por estudar todas as formas de vida, assim como a origem, função e evolução dos organismos. Se gosta de mar, por exemplo, você pode ser um Biólogo Marinho.

5-    Turismólogo

A profissão de Turismólogo é ideal para quem gosta de andar ao ar livre, entretendo pessoas e narrando fatos interessantes sobre lugares. O trabalho deste profissional pode envolver a promoção de passeios guiados pelas cidades e a elaboração de roteiros ou até a organização de feiras e eventos.

Existem opções de cursos de Turismo como bacharelado ou graduação tecnológica.

6-    Arqueólogo

O arqueólogo é quem se forma em Arqueologia. Ele é responsável por encontrar, identificar e analisar objetos do passado. Com seu estudo e investigação, poderá entender a evolução e transformação do homem e da sociedade ao longo da história, analisando os fatores e etapas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A maior parte do trabalho do arqueólogo se dá em campo, fora de escritórios, já que para buscar os insumos para estudos é preciso se desdobrar na busca de fósseis em solos e outros tipos de terrenos.

7-    Oceanógrafo

O oceanógrafo é o responsável por investigar as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras. Como a profissão é voltada para o estudo destes, a Oceanografia tem uma atuação bem fora de ambientes fechados, sendo praticamente inteira ao ar livre.

Assim como o biólogo marinho, o oceanógrafo tem um importante papel no que diz respeito à recuperação de ecossistemas aquáticos.

8-    Engenheiro de Obras

O Engenheiro de Obras garante a execução da construção conforme o que foi projetado e executado, lidera equipes, fiscaliza os materiais e a aplicação correta dos mesmos. Tudo isso em campo, acompanhando de perto a execução da obra. 

Diferentemente do Engenheiro de Projetos, ele atua mais no campo seja, em obras urbanas, rurais e de estradas. No entanto, para ambas as profissões é preciso cursar Engenharia Civil.

9-    Bombeiros

O bombeiro realiza salvamentos e presta os primeiros socorros em acidentes terrestres, aquáticos ou nas alturas. Também faz parte do trabalho do profissional treinar equipes e brigadas, realizar visitas em instituições e escolas, para auxiliá-los em situações de emergência. 

A missão do bombeiro é proteger as pessoas, os animais e os patrimônios dos riscos de incêndios, desmoronamentos e vazamentos. Além disso, ele inspeciona empresas, indústrias, edifícios e outros locais para emitir laudos de segurança.

Como vimos, a maioria das atividades é em ambiente externo. Para ser bombeiro é preciso ser aprovado em concurso e no Curso de Formação de Oficiais.

10-    Educador Físico

O curso de Educação Física pode até ter a atuação em ambientes fechados, como academias particulares, mas existem educadores físicos que trabalham ao ar livre. Um exemplo disso são os preparadores de atletas.

O profissional de Educação Física pode utilizar técnicas e métodos específicos para o treinamento e preparação física de atletas e equipes em competições esportivas, fora de ambientes fechados. Ele pode se tornar instrutor de corrida, de natação e de outros esportes a céu aberto. Há bastante procura também por personal trainers em parques.


 

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.