Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 8 cursos para quem gosta de ler

8 cursos para quem gosta de ler

Letras, Direito, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia são algumas carreiras nas quais se lê bastante

Publicado por Silvia Tancredi
O curso de Letras exige que o estudante leia bastante
O curso de Letras exige que o estudante leia bastante

Algumas pessoas gostam tanto de ler que, no momento de escolher o curso que vão estudar na universidade, precisam ter certeza de que vão continuar praticando a arte da leitura inclusive durante o trabalho. 

Os estudantes que gostam muito de ler, geralmente, preferem as disciplinas de Ciências Humanas, em especial História, e Linguagens no ensino médio. Mas também são aqueles que devoram livros e revistas mesmo fora de sala de aula.

Se você é um desses que ama ler, e pretende fazer isso no seu dia a dia profissional, está no lugar certo. A seguir, vamos mostrar alguns cursos de graduação nos quais você vai poder continuar exercendo sua paixão: a leitura. 

Letras

O nome da carreira já indica: você vai estudar as Letras em todas as suas formas. Consequentemente, vai ler bastante. Sim, os livros serão seus melhores amigos, em especial se você se tornar professor de Literatura ou de interpretação de texto.

Outro cargo muito comum, para o graduado em Letras, é o de revisor. Nesse caso, você vai passar a sua vida profissional lendo textos de outras pessoas, analisando se eles estão coerentes e se contêm as normas gramaticais adequadas. 

E, se além de ler você também gostar de idiomas, você pode escolher o curso de Letras combinado com outra língua, como, por exemplo, Letras Inglês, Letras Espanhol e Letras Francês.

Como é o curso?

O curso de Letras pode ser na modalidade de licenciatura ou bacharelado ou os dois. No primeiro caso, é bem provável que você se torne professor ou que siga carreira acadêmica, fazendo mestrado ou doutorado. No caso do bacharelado, você vai atuar fora da sala de aula, como redator ou revisor. 

Saiba mais sobre a carreira de Letras

Direito

mulher em um escritório de Direito
No dia a dia da profissão, o graduado em Direito sempre está com livros sobre leis

A carreira de Direito exige que você domine as leis, em especial as relacionadas à área que vai seguir, como, por exemplo, Direito Criminal, Penal, Internacional, entre outras. O mundo das leis é dinâmico; então, você precisa estar sempre atualizado, lendo tudo em relação às leis já criadas, às leis novas e as que podem mudar.

Além disso, ao trabalhar em algum processo, você terá que saber tudo o que puder sobre o assunto, seja para acusar, seja para defender as pessoas e instituições. Sendo assim, informação é essencial e você vai obtê-la por meio da leitura de leis, jurisprudências e estudos de caso.

Veja detalhes sobre a carreira de Direito

Como é o curso?

Direito, assim como Medicina, é um dos cursos mais antigos e mais amplos que existem. Os alunos veem disciplinas clássicas, como política, economia e sociologia, nos primeiros semestres. Depois, eles têm aulas de matérias específicas de várias áreas do direito, entre as quais: administrativo, constitucional, processual e civil. O curso também oferece aulas de práticas jurídicas.

Leia também: 6 séries para amantes do curso de Direito

História

Como dominar a história, seja brasileira, seja geral? Lendo bastante. De preferência, livros de diversos autores para poder confrontar os acontecimentos do passado em muitas versões.

Outras atribuições do historiador, nas quais ele precisa ler muito, são a interpretação documentos, elaboração de projetos, análise de fatos e de figuras históricas.

Como é o curso?

O curso de História prepara o estudante para ser professor, pesquisador, analista, consultor, entre outras profissões. A maioria segue a carreira acadêmica, seja no ensino básico ou superior. Para preparar as aulas, deve ler bastante e também separar leituras para os alunos.

Conheça a carreira de História

Jornalismo

repórter entrevistando uma mulher
Todo o trabalho do jornalista começa com leitura dos temas sobre os quais vai escrever

É muito comum que pessoas escolham o curso de Jornalismo por gostar de ler e de escrever. A leitura está presente no dia a dia da profissão, especialmente quando o profissional faz pesquisas para, depois, realizar os diversos textos jornalísticos, como notícias, reportagens, artigos, entre outros. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os jornalistas costumam trabalhar em áreas específicas, como, por exemplo, fazendo coberturas de acontecimentos políticos, econômicos, culturais, esportivos, de educação etc. Nesses casos, é necessário que o jornalista leia ainda mais para dominar a sua área de atuação. 

Como é o curso?

O curso de Jornalismo dura quatro anos e prepara os alunos para trabalharem em meios de comunicação como jornais e revistas, televisão, rádio e internet. Outras áreas de atuação são as assessorias de imprensa e de comunicação e as redes sociais. 

Confira como é a carreira de Jornalismo

Sociologia

O sociólogo ou profissional de Ciências Sociais precisa ler diariamente para compreender, de forma mais precisa, aspectos relacionados à diversidade cultural humana e suas respectivas relações. 

Livros escritos por importantes sociólogos, como Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e Auguste Comte, serão os melhores amigos desses profissionais. Estas obras precisam ser lidas e compreendidas de forma aprofundada. 

Além disso, para poder analisar a sociedade e colaborar para a sua melhoria, é muito importante que sociólogo tenha parâmetros de comparação, especialmente acontecimentos históricos. Para obter esses dados, deve-se ler bastante. 

Saiba mais sobre a carreira de Ciências Sociais

Como é o curso?

O curso de Sociologia exige muita leitura do estudante, em especial de áreas como a antropologia, política, filosofia e economia. A educação é a área de atuação mais frequente do sociólogo, mas ele também pode trabalhar com políticas públicas, em institutos de pesquisas e Organizações Não Governamentais (ONGs), entre outras.

Veja também: as opções de cursos das áreas de humanas

Pedagogia

professora de educação primária com crianças em sala de aula
Uma das atividades dos pedagogos é ler para as crianças

 
Os pedagogos vão ler constantemente, sejam as disciplinas que vão ministrar às crianças, sejam os métodos para ensiná-las da forma mais adequada, como psicologia da educação.

São justamente estes profissionais que vão ensinar as crianças a ler e, por isso, têm papel fundamental de lhes apresentar a importância dos livros, despertá-las para o mundo da leitura e, claro, estimulá-las e encantá-las.

Como é o curso?

O curso de Pedagogia tem disciplinas teóricas e práticas voltadas à gestão da educação. Os profissionais podem ser professores de educação infantil, coordenadores/diretores de escolas, consultores educacionais e escritores de obras infantis ou para pais e educadores.

Conheça detalhes sobre a carreira de Pedagogia

Psicologia

Para conseguir analisar a mente e o comportamento das pessoas e ajudá-las a lidar com seus acontecimentos particulares, o psicólogo precisa estar atualizado constantemente, pois novos métodos de terapia surgem com frequência. Sendo assim, a leitura é fundamental nessa profissão.

Uma outra área de atuação do psicólogo são os Recursos Humanos. Nesse caso, é necessário saber todos os detalhes sobre a empresa e o que se espera dos colaboradores. Essas informações se obtêm com leitura e observação. 

Como é o curso?

O curso dura cinco anos e possibilita aos estudantes compreensão da saúde mental das pessoas, técnicas de análise do comportamento, métodos de terapia, entre outros. O mercado de trabalho é amplo: o psicólogo pode atuar em consultórios particulares, hospitais, empresas, escolas etc.

Veja mais informações sobre a carreira de Psicologia

Biblioteconomia

O profissional precisa saber o conteúdo de livros, revistas, documentos, artigos, entre outros, para poder fazer a seleção deles e organizá-los em boas condições. Para isso, o bibliotecário deve ler e analisar os materiais em questão. 

Outras atribuições do graduado em Biblioteconomia que exigem que ele goste de ler são a produção de pesquisas, análises e gerenciamento de informações.

Como é o curso?

Os estudantes têm disciplinas específicas como registro da informação, processos de leitura, lógica para documentação, catalogação, indexação etc. O profissional de Biblioteconomia pode atuar em áreas como acervo de livros, documentos ou fotografias no ambiente físico e virtual. 

Confira mais dados sobre a carreira de Biblioteconomia

Veja também

MEC divulga Edital de Vagas Remanescentes do Fies 2020/2
Estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 poderão concorrer a mais de 50 mil vagas com financiamento.

Hoje é o último prazo para se inscrever no PSS 2020 da UEPG
Os conteúdos programáticos, obras literárias e gêneros de redação, tanto do Vestibular como do PSS, já estão disponíveis.

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.