Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 8 cursos para quem gosta de ler

8 cursos para quem gosta de ler

Letras, Direito, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia são algumas carreiras nas quais se lê bastante

Publicado por Silvia Tancredi
O curso de Letras exige que o estudante leia bastante
O curso de Letras exige que o estudante leia bastante

Algumas pessoas gostam tanto de ler que, no momento de escolher o curso que vão estudar na universidade, precisam ter certeza de que vão continuar praticando a arte da leitura inclusive durante o trabalho. 

Os estudantes que gostam muito de ler, geralmente, preferem as disciplinas de Ciências Humanas, em especial História, e Linguagens no ensino médio. Mas também são aqueles que devoram livros e revistas mesmo fora de sala de aula.

Se você é um desses que ama ler, e pretende fazer isso no seu dia a dia profissional, está no lugar certo. A seguir, vamos mostrar alguns cursos de graduação nos quais você vai poder continuar exercendo sua paixão: a leitura. 

Tópicos deste artigo

Letras

O nome da carreira já indica: você vai estudar as Letras em todas as suas formas. Consequentemente, vai ler bastante. Sim, os livros serão seus melhores amigos, em especial se você se tornar professor de Literatura ou de interpretação de texto.

Outro cargo muito comum, para o graduado em Letras, é o de revisor. Nesse caso, você vai passar a sua vida profissional lendo textos de outras pessoas, analisando se eles estão coerentes e se contêm as normas gramaticais adequadas. 

E, se além de ler você também gostar de idiomas, você pode escolher o curso de Letras combinado com outra língua, como, por exemplo, Letras Inglês, Letras Espanhol e Letras Francês.

Como é o curso?

O curso de Letras pode ser na modalidade de licenciatura ou bacharelado ou os dois. No primeiro caso, é bem provável que você se torne professor ou que siga carreira acadêmica, fazendo mestrado ou doutorado. No caso do bacharelado, você vai atuar fora da sala de aula, como redator ou revisor. 

Saiba mais sobre a carreira de Letras

Direito

mulher em um escritório de Direito
No dia a dia da profissão, o graduado em Direito sempre está com livros sobre leis

A carreira de Direito exige que você domine as leis, em especial as relacionadas à área que vai seguir, como, por exemplo, Direito Criminal, Penal, Internacional, entre outras. O mundo das leis é dinâmico; então, você precisa estar sempre atualizado, lendo tudo em relação às leis já criadas, às leis novas e as que podem mudar.

Além disso, ao trabalhar em algum processo, você terá que saber tudo o que puder sobre o assunto, seja para acusar, seja para defender as pessoas e instituições. Sendo assim, informação é essencial e você vai obtê-la por meio da leitura de leis, jurisprudências e estudos de caso.

Veja detalhes sobre a carreira de Direito

Como é o curso?

Direito, assim como Medicina, é um dos cursos mais antigos e mais amplos que existem. Os alunos veem disciplinas clássicas, como política, economia e sociologia, nos primeiros semestres. Depois, eles têm aulas de matérias específicas de várias áreas do direito, entre as quais: administrativo, constitucional, processual e civil. O curso também oferece aulas de práticas jurídicas.

Leia também: 6 séries para amantes do curso de Direito

História

Como dominar a história, seja brasileira, seja geral? Lendo bastante. De preferência, livros de diversos autores para poder confrontar os acontecimentos do passado em muitas versões.

Outras atribuições do historiador, nas quais ele precisa ler muito, são a interpretação documentos, elaboração de projetos, análise de fatos e de figuras históricas.

Como é o curso?

O curso de História prepara o estudante para ser professor, pesquisador, analista, consultor, entre outras profissões. A maioria segue a carreira acadêmica, seja no ensino básico ou superior. Para preparar as aulas, deve ler bastante e também separar leituras para os alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça a carreira de História

Jornalismo

repórter entrevistando uma mulher
Todo o trabalho do jornalista começa com leitura dos temas sobre os quais vai escrever

É muito comum que pessoas escolham o curso de Jornalismo por gostar de ler e de escrever. A leitura está presente no dia a dia da profissão, especialmente quando o profissional faz pesquisas para, depois, realizar os diversos textos jornalísticos, como notícias, reportagens, artigos, entre outros. 

Os jornalistas costumam trabalhar em áreas específicas, como, por exemplo, fazendo coberturas de acontecimentos políticos, econômicos, culturais, esportivos, de educação etc. Nesses casos, é necessário que o jornalista leia ainda mais para dominar a sua área de atuação. 

Como é o curso?

O curso de Jornalismo dura quatro anos e prepara os alunos para trabalharem em meios de comunicação como jornais e revistas, televisão, rádio e internet. Outras áreas de atuação são as assessorias de imprensa e de comunicação e as redes sociais. 

Confira como é a carreira de Jornalismo

Sociologia

O sociólogo ou profissional de Ciências Sociais precisa ler diariamente para compreender, de forma mais precisa, aspectos relacionados à diversidade cultural humana e suas respectivas relações. 

Livros escritos por importantes sociólogos, como Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e Auguste Comte, serão os melhores amigos desses profissionais. Estas obras precisam ser lidas e compreendidas de forma aprofundada. 

Além disso, para poder analisar a sociedade e colaborar para a sua melhoria, é muito importante que sociólogo tenha parâmetros de comparação, especialmente acontecimentos históricos. Para obter esses dados, deve-se ler bastante. 

Saiba mais sobre a carreira de Ciências Sociais

Como é o curso?

O curso de Sociologia exige muita leitura do estudante, em especial de áreas como a antropologia, política, filosofia e economia. A educação é a área de atuação mais frequente do sociólogo, mas ele também pode trabalhar com políticas públicas, em institutos de pesquisas e Organizações Não Governamentais (ONGs), entre outras.

Veja também: as opções de cursos das áreas de humanas

Pedagogia

professora de educação primária com crianças em sala de aula
Uma das atividades dos pedagogos é ler para as crianças

 
Os pedagogos vão ler constantemente, sejam as disciplinas que vão ministrar às crianças, sejam os métodos para ensiná-las da forma mais adequada, como psicologia da educação.

São justamente estes profissionais que vão ensinar as crianças a ler e, por isso, têm papel fundamental de lhes apresentar a importância dos livros, despertá-las para o mundo da leitura e, claro, estimulá-las e encantá-las.

Como é o curso?

O curso de Pedagogia tem disciplinas teóricas e práticas voltadas à gestão da educação. Os profissionais podem ser professores de educação infantil, coordenadores/diretores de escolas, consultores educacionais e escritores de obras infantis ou para pais e educadores.

Conheça detalhes sobre a carreira de Pedagogia

Psicologia

Para conseguir analisar a mente e o comportamento das pessoas e ajudá-las a lidar com seus acontecimentos particulares, o psicólogo precisa estar atualizado constantemente, pois novos métodos de terapia surgem com frequência. Sendo assim, a leitura é fundamental nessa profissão.

Uma outra área de atuação do psicólogo são os Recursos Humanos. Nesse caso, é necessário saber todos os detalhes sobre a empresa e o que se espera dos colaboradores. Essas informações se obtêm com leitura e observação. 

Como é o curso?

O curso dura cinco anos e possibilita aos estudantes compreensão da saúde mental das pessoas, técnicas de análise do comportamento, métodos de terapia, entre outros. O mercado de trabalho é amplo: o psicólogo pode atuar em consultórios particulares, hospitais, empresas, escolas etc.

Veja mais informações sobre a carreira de Psicologia

Biblioteconomia

O profissional precisa saber o conteúdo de livros, revistas, documentos, artigos, entre outros, para poder fazer a seleção deles e organizá-los em boas condições. Para isso, o bibliotecário deve ler e analisar os materiais em questão. 

Outras atribuições do graduado em Biblioteconomia que exigem que ele goste de ler são a produção de pesquisas, análises e gerenciamento de informações.

Como é o curso?

Os estudantes têm disciplinas específicas como registro da informação, processos de leitura, lógica para documentação, catalogação, indexação etc. O profissional de Biblioteconomia pode atuar em áreas como acervo de livros, documentos ou fotografias no ambiente físico e virtual. 

Confira mais dados sobre a carreira de Biblioteconomia

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa