Vestibular
O Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj) é um dos braços de atuação da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
Compõem o consórcio Cederj as seguintes instituições:
- Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
- Centro de Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
O consórcio Cederj oferece cursos a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A maioria das graduações é de licenciatura, como Pedagogia e Letras, por exemplo, mas também há vagas para as áreas de Administração, Computação, Engenharia, entre outras.
Os polos de apoio presencial situam-se nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Vestibular do Cederj
O Cederj realiza dois vestibulares por ano, cujas provas são aplicadas nos meses de junho e de novembro. Geralmente, são oferecidas mais de 7 mil vagas em cada semestre.
As provas do vestibular do Cederj são realizadas em um domingo, das 9h às 13h, nos municípios onde estão localizados os polos regionais. Os estudantes devem produzir uma redação e responder 60 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.
Baixe as provas de Vestibulares do Cederj
Vestibular via Enem
Paralelamente ao vestibular, o Cederj também realiza processo seletivo por meio do desempenho no Enem. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha feito a última edição do exame educacional.
Como se inscrever no vestibular do Cederj?
Os interessados podem fazer as inscrições para o vestibular do Cederj nos meses de abril e maio e de setembro e outubro, no site Cederj. É cobrada taxa de R$ 88.
Como solicitar isenção de taxa?
Os pedidos de isenção de taxa do vestibular do Cederj devem ser feitos antes do prazo de inscrições. No primeiro semestre, as solicitações de gratuidade são recebidas em março e, no segundo, em setembro.
Podem participar candidatos que têm renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Estudantes do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj estão automaticamente isentos da taxa.
Os estudantes precisam preencher formulário que é disponibilizado no site do Cederj e, em seguida, entregar pessoalmente a documentação que comprove a condição econômica.
Quem é beneficiado com a gratuidade também precisa fazer inscrição no processo seletivo.
Cotas
O sistema de cotas do Cederj varia conforme a universidade de oferta do curso, se ela é federal ou estadual.
Estaduais: UENF e UERJ
- 20% para negros, indígenas e alunos oriundos de comunidades quilombolas, desde que de baixa renda;
- 20% para candidatos de baixa renda que estudaram todo o ensino médio em escola pública;
- 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço
Federais: UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e Cefet
Metade das vagas é reservada para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro deste percentual, metade é para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Em cada faixa de renda há vagas reservadas para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Os interessados em concorrer como cotista devem fazer a solicitação no mesmo prazo da isenção de taxa. Os estudantes podem fazer as duas solicitações ao mesmo tempo.