Como saber se passei no Enem?
Tire suas dúvidas sobre uma das mais importantes questões relativas ao maior exame educacional do Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino brasileiro e o conhecimento que os estudantes têm sobre as matérias ministradas na escola. Com o passar dos anos as funções do Enem foram aumentando e, atualmente, podemos considerar que a principal delas é possibilitar o ingresso a instituições de ensino superiores.
As provas do Enem são aplicadas para estudantes que concluíram ou estão no ensino médio. São 180 questões de disciplinas enquadradas em quatro áreas do conhecimento e a produção de uma redação. Mas, como o estudante sabe se passou no Enem?
Diferente dos vestibulares, nos quais os candidatos fazem as provas e, depois, obtêm a classificação, no Enem não há lista de aprovados. Isso também quer dizer que fazer o exame não é garantia de ingresso direto às universidades. Para isso, os estudantes devem ficar atentos às instituições que usam o Enem e, em seguida, participar da seleção.
Confira como são calculadas as notas do Enem
O Enem costuma ser feito em novembro. Dois ou três meses depois, o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, além de soltar as notas dos estudantes, libera os desempenhos mínimos e os máximos de todos os candidatos nas provas.
Para terem ideia de como saíram no exame, os estudantes podem comparar as próprias médias com os desempenhos mínimos e os máximos divulgados pelo Inep. Com as notas em mão, os alunos sabem se podem utilizar a pontuação para ingressar em universidades por meio destes programas: Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni).
Saiba mais sobre os programas e o desempenho mínimo exigido para poder utilizá-los:
ProUni: o programa oferta bolsas de estudo em instituições particulares para candidatos que não têm condições econômicas de pagarem as mensalidades. Somente podem se cadastrar os que fizeram as provas da última edição do Enem e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco testes, sem zerar a redação.
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
SiSU: várias instituições públicas adotam essa modalidade de ingresso, por meio da qual são usadas as notas da última edição do Enem. Não é necessário média mínima, mas não se pode zerar a redação. É importante ressaltar que cada instituição estipula a média que considera a mais adequada para o ingresso em cada curso. Por isso, os candidatos devem ficar atentos à exigência de cada universidade.
Notas de corte do SiSU
Um parâmetro para saber se "passou no Enem" é as notas de corte do SiSU. São as médias dos últimos classificados em cada curso do SiSU, em cada modalidade de concorrência. As notas de corte são divulgadas somente durante o período de inscrições do SiSU, a partir do segundo dia.
Veja a média mínima exigida para passar no SiSU nos seguintes cursos:
Administração
Cerca de 550 pontos
Agronomia ou Engenharia Agronômica
Cerca de 560 pontos
Arquitetura e Urbanismo
Cerca de 680 pontos
Ciências da Computação
Cerca de 560 pontos
Direito
Cerca de 670 pontos
Enfermagem
Cerca de 630 pontos
Engenharia Civil
Cerca de 660 pontos
Engenharia Elétrica
Cerca de 650 pontos
Jornalismo
Cerca de 620 pontos
Medicina
Cerca de 760 pontos
Medicina Veterinária
Cerca de 650 pontos
Nutrição
Cerca de 630 pontos
Publicidade e Propaganda
Cerca de 630 pontos
Odontologia
Cerca de 710 pontos
Relações Internacionais
Cerca de 680 pontos
Saiba como se inscrever no SiSU
Fies
Quem já fez as provas do Enem também pode utilizar o desempenho alcançado para financiar sua graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Assim como no ProUni, o estudante já matriculado em curso superior também pode participar.
De acordo com esta portaria de dezembro de 2014, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 somente poderão ter acesso ao financiamento se tiverem alcançado média de 450 pontos nas cinco notas do Enem, sem obter nota zero na redação.