Como saber se passei no Enem?
Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem, o maior exame educacional do Brasil

Diferente dos vestibulares, nos quais os candidatos fazem as provas e, depois, obtêm a classificação, no Enem não há lista de aprovados. Isso também quer dizer que fazer o exame não é garantia de ingresso direto às universidades.
Sendo assim, para "passar no Enem", os estudantes devem participar dos processos seletivos para ingresso aos cursos de instituições que usam as notas Enem. Um dos exemplos é a Universidade de Brasília (UnB), que conta com um vestibular específico para participantes do Enem.
Por outro lado, o Ministério da Educação (MEC) conta com três programas para ingresso ao ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo do Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes devem verificar quais universidades oferecem vagas nesses programas do MEC.
Desempenho mínimo e máximo no Enem
No mesmo dia em que divulga o resultado do Enem, o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) libera os desempenhos mínimos e os máximos de todas as cinco provas do Enem.
Então, para terem ideia de como saíram no exame, os alunos podem comparar as próprias médias do Enem com os desempenhos mínimos e os máximos do Enem. Desse modo, podem ter um parâmetro de como estão suas notas.
Confira como são calculadas as notas do Enem
Notas de corte do SiSU
Outro parâmetro para saber se o jovem "passou no Enem" são as notas de corte do SiSU. Essas notas são as médias dos últimos classificados em cada curso do SiSU, em cada modalidade de concorrência. As notas de corte são divulgadas somente durante o período de inscrições do SiSU, a partir do segundo dia.
Várias instituições públicas adotam o SiSU como modalidade de ingresso. Esse sistema do MEC usa as notas da última edição do Enem.
No SiSU, cada universidade define as notas mínimas que o candidato precisa ter tirado no Enem. Por isso, os candidatos devem ficar atentos à exigência de cada universidade. Mas, no SiSU há uma regra: não se pode zerar a redação.
Cursos com maiores notas de corte no SiSU

Confira abaixo as notas de corte de alguns dos cursos mais procurados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no SiSU 2024:
Veja a média mínima exigida para passar no SiSU nos seguintes cursos:
Administração
Cerca de 739 pontos
Ciências da Computação
Cerca de 754 pontos
Direito
Cerca de 775
Enfermagem
Cerca de 750 pontos
Engenharia Civil
Cerca de 718
Engenharia de Computação
Cerca de 813
Engenharia Elétrica
Cerca de 650 pontos
Jornalismo
Cerca de 775 pontos
Medicina
Cerca de 831 pontos
Nutrição
Cerca de 751
Publicidade e Propaganda
Cerca de 754 pontos
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino brasileiro e o conhecimento que os estudantes têm sobre as matérias ministradas na escola. Com o passar dos anos as funções do Enem foram aumentando e, atualmente, podemos considerar que a principal delas é possibilitar o ingresso a instituições de ensino superiores.
As provas do Enem são aplicadas para estudantes que concluíram ou estão no ensino médio. São 180 questões de disciplinas enquadradas em quatro áreas do conhecimento e a produção de uma redação.