Confira cinco passos para se concentrar nos estudos para o Enem
Organizar o ambiente, planejar-se e motivar-se ajuda na concentração
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrange a maioria do conteúdo que os estudantes veem nos últimos três anos do período escolar. São provas que exigem ampla capacidade de raciocínio, concentração e atenção. Mas, vale ressaltar que trabalhar essas características é importante não só na hora dos testes, como também no momento do estudo e da preparação para o maior exame educacional brasileiro.
A psicopedagoga Jane Rapoport, orientadora pedagógica de uma escola do Rio de Janeiro, explica que estudar corresponde a trabalhar, exigindo empenho responsável e dedicação. Para ter sucesso nos estudos, ela acredita que os candidatos podem se concentrar melhor nos estudos ao seguir cinco passos.
Ambiente
O primeiro passo, segundo ela, é organizar o ambiente, pois isso ajuda a otimizar o tempo de estudo. “Recomendo escolher um local apropriado, não só com cadeira e mesa, mas principalmente com o material organizado. Deve-se ter tudo junto à mão, com organização prévia”.
E se o jovem gostar de estudar em computadores, celulares ou tablets, o ambiente deve mudar? A profissional sugere que seja o mesmo, uma vez que o corpo entende quando ele está no local do estudo. Para ela, a questão física, ou seja, o lugar, é tao importante quanto o material e ter postura certa.
Tempo
Conforme analisa Jane, planejamento e organização, considerados o segundo passo, são importantes o tempo todo. Para isso, ela indica a criação de um quadro-horário. “Nessa tabela, deve-se organizar o tempo que se tem durante a semana para estudar e para descansar. Também é preciso separar os livros que serão vistos, dividir o que é prioridade e perceber qual é a ocupação da qual se pode abrir mão”, pondera.
Para a psicopedagoga, ter um intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo é fundamental para um bom rendimento. “O descanso de 10 minutos entre um estudo e outro garante um tempo emocional, pois é o período que o estudante pode se distrair, relaxar, olhar o celular, comer... É necessário determinar a hora do descanso e a hora de estudar. Isso torna o tempo de estudo mais eficaz”, avalia.
E à medida que o tempo passa e as provas se aproximam, alguns estudantes ficam ansiosos. A profissional acredita que não há receita para driblar a ansiedade, uma vez que cada um tem a sua própria maneira de relaxar. Por exemplo, enquanto uns saem para se distrair, outros preferem ficar em casa.
Confira dicas para controlar a ansiedade às vésperas do Enem
Motivação
Segundo Jane, é muito importante que os estudantes procurem se motivar para fazer as provas do Enem. “Eles devem se questionar, se fazer a pergunta de por que fazer o Enem, estabelecer o objetivo, autoquestionar, ter clareza, ter motivação interna. Saber o que querem atingir com as notas do Enem”.
Confira os cinco passos para ter melhor concentração e estudar com foco para o Enem:
1) Antes de começar a estudar, organize o ambiente
-Escolha um lugar sossegado, arejado e com boa iluminação;
-Afaste da mesa todos os objetos que podem distrair, como revistas, fotos, jogos, celular, etc;
-Tenha à mão um bom dicionário, papel ou fichas, lápis, borracha e caneta.
2) Motivação
-Tenha um objetivo, uma motivação, pois é o que garante um estudo perseverante e bem-sucedido.
3) Concentração
-Tenha força de vontade. O estudante deve ter domínio sobre sua imaginação e impulsos. Caso contrário, não adianta ter acompanhamento nos estudos ou técnicas sofisticadas de aprendizagem.
4) Planejamento e organização
-Planeje o tempo disponível;
-Organize de forma eficiente o tempo de estudo.
5) Quadro-horário
-Preveja a distribuição do tempo dedicado ao estudo no programa diário e semanal;
-Descanse 10 minutos a cada 50 minutos de estudo para “refrescar” a cabeça.