☰ MENU

Ciência Política

O profissional formado em Ciência Política possui uma vasta gama de opções para atuar após a conclusão do curso, tanto na esfera pública quanto privada

Publicado por Érica Caetano
Cientistas políticos costumam prestar consultorias para políticos e empresários

Anteriormente conhecido somente como uma área de atuação do profissional da graduação de Ciências Sociais, a Ciência Política não tinha reconhecimento como curso superior efetivamente. No entanto, isso mudou e já é possível encontrar a oferta deste com curso de graduação nas principais universidades do país como, por exemplo, na Universidade de Brasília (UnB).

A carreira na área de Ciência Política é bastante desenvolvida nos Estados Unidos e em alguns países europeus. Apesar de no Brasil não haver tanta tradição no curso, sua demanda vem crescendo a cada dia e, mesmo sendo um campo de conhecimento específico, o curso abrange várias áreas de conhecimento dentro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O Cientista Político estuda e analisa as teorias e comportamentos dos sistemas políticos, ou seja, avalia o funcionamento político em todos os âmbitos, incluindo políticas públicas para determinada população, as relações de transformações e estrutura dos sistemas, regimes políticos e etc.

Público-alvo

A faculdade de Ciência Política é voltada para pessoas que gostam de acompanhar o dia a dia da política, no Brasil e no exterior, e que tenham gosto pela leitura. Geralmente, são estudantes que gostavam das disciplinas de Sociologia e Filosofia durante o ensino médio.

Curso

Ao contrário do que muitos pensam, o curso de Ciência Política não se trata somente de questões políticas da atualidade e nem de discussões de opiniões políticas, mas de um estudo mais aprofundando e de forma científica que capacita entender as relações de poder e toda a hierarquia existente nelas.

A faculdade abrange várias áreas de conhecimento, tais como: Sociologia, Relações Internacionais, Economia, Antropologia, História e Direito. Também são cursadas disciplinas de todos esses cursos. Dentro da grade própria da Ciência Política, estuda-se a política entendida de maneira ampla, ou seja, partidos políticos, instituições e governo, políticas públicas, história política do Brasil e etc. 

Na UnB, por exemplo, existe um curso específico de Ciência Política. Na maioria das federais, entretanto, o estudante ingressa na carreira de Ciências Sociais e nos últimos anos pode direcionar sua formação para os bacharelados em Sociologia e Antropologia. Na Universidade de São Paulo (USP), Ciência Política faz parte da grande de disciplinas obrigatórias do curso de Ciências Sociais.

Veja algumas outras disciplinas obrigatórias e optativas no curso:

  • Métodos Quantitativos;
  • Política na América do Sul;
  • Pensamento Político Latino-Americano;
  • Pensamento Político Negro;
  • Pesquisa em Comportamento Político;
  • Política e Economia;
  • Política e Mídia;
  • Microeconomia e Macroeconomia;
  • Empresas Multinacionais;
  • Filosofia Marxista;
  • Política Feminista;
  • Política e Meio Ambiente;
  • Estética e Cultura de Massa;
  • Diplomática e Tipologia Documental;
  • Legislação Social;
  • Direito Administrativo;
  • Comércio Internacional;
  • História do Brasil.

Duração média
Em média: 8 semestres (4 anos)

Mercado de Trabalho

Mesmo com pouco reconhecimento e demanda, há algumas boas opções de atuação na carreira de Ciência Política. As disciplinas vistas durante o curso proporcionam uma boa base para concursos públicos, especialmente para cargos de gestores de políticas públicas, mas há também a possibilidade do cientista político atuar como autônomo, prestando consultorias e assessorias para empresas e pessoa física. 

Formas de Atuação

O cientista político poderá trabalhar em diferentes segmentos relacionados à área, tanto em empresas privadas quanto públicas, além de educacionais, governamentais e segmentos do Terceiro Setor, sem contar a vasta gama de opções de concursos públicos, como citado. A atuação fora do meio educacional, em grande parte das vezes, se dá por meio de consultorias, projetos, estudos, planejamentos ou, ainda, como pesquisadores. A graduação também abre caminhos para carreira diplomática.

Campos de Atuação

Cientista Político
(Analisando as instituições políticas bem como os seus respectivos comportamentos, além de políticas públicas utilizadas para determinada população);

Diplomacia
(Representando o país em outras nações e atuando na negociação de acordos entre eles, dando suporte em viagens internacionais a representantes políticos, obtendo informações importantes ligadas à questões de política externa);

Academia
(Atuando como professor de curso superior, coordenando cursos de graduação e pós-graduação);

Cientista Social
(Acompanhamento, estudo, análise e avaliação referente aos acontecimentos ou ainda sobre as ocasiões e comportamentos de determinado grupo social e a relação com os demais aspectos da sociedade levando em conta as políticas públicas);

Consultorias
(Atuando no acompanhamento e avaliação de estatísticas, pesquisa e planejamentos de questões ligadas à área política de determinado órgão ou pessoa física);

Terceiro Setor
(Acompanhamento, avaliação e administração de questões referentes às atividades políticas e sociais);

Regulamentação da profissão
A profissão de Cientista Político está vinculada ao curso de Ciências Sociais, já que não há a sua própria regulamentação. Ainda se discute a regulamentação com conselhos específicos para cada uma das áreas que englobam as Ciências Sociais. No entanto, não há nada de efetivo até o momento. Já a profissão de Sociólogo é regulamentada pela Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980 e Decreto nº 89.531/84. 

Remuneração média (salário)

O salário inicial médio de um cientista político varia muito, já que há uma vasta gama de segmentos. No entanto, os salários de recém-formados em Ciência Política giram em torno de R$ 1.500 a R$ 2.000, conforme o segmento em que se atua.

Exigências para o exercício da profissão

Para o exercício da profissão não é exigido atualmente do profissional em Ciência Política o seu diploma de graduação, já que em muitas universidades há somente esta disciplina dentro da graduação de Ciências Sociais. O mesmo acontece com o Conselho, que ainda não existe de forma específica e está em fase de discussão sobre a sua criação.

Relacionados

Guia de Profissões

Ciências Sociais

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Gabarito do Enem 2024 é divulgado

O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.


Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações

Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras


Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.


Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar

Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana


Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho