Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. As opções de cursos em Ciências Humanas

As opções de cursos em Ciências Humanas

Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão

Publicado por Érica Caetano
Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão
Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão

Escolher qual o curso para prestar vestibular não é uma tarefa fácil para muitas pessoas, já que a escolha está ligada a definição da profissão, além da carreira que exercerá futuramente ao longo de sua trajetória. No entanto, saber qual área de conhecimento tem mais afinidade pode fazer com que o processo se torne mais agradável e menos doloroso.

Primeiro, o estudante precisa se conhecer melhor e analisar suas vocações, habilidades, prioridades, aptidões e pontos fracos e fortes. Avaliar as disciplinas escolares que mais tem facilidade é uma ótima opção, pois assim será possível definir ao menos a área de conhecimento de preferência. 

Esse texto é direcionado para aqueles que fizeram essa reflexão e chegaram a conclusão que se interessam pela área de Humanas. O próximo passo é: qual curso fazer?

Antes de entrarmos no mérito da escolha do curso, é bom esclarecer que a área de conhecimento de Humanas é dividida entre cursos de Ciências Humanas e Sociais e cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Vamos explicar nas próximas linhas um pouco sobre cada curso destas respectivas subáreas e que estão dentro da esfera de conhecimento de Humanas. Acompanhe!

Área de Humanas - Cursos de Ciências Sociais
Filosofia
Este curso tem a leitura como ferramenta primordial de trabalho. Então, é importante gostar bastante de ler para quem pensa em fazer esta graduação. Em resumo, o curso estuda as obras de Hegel, Platão, Kant, dentre outros pensadores. O estudo da Filosofia tem como principal característica o questionamento de forma profunda sobre a essência e a natureza do homem e do Universo, relacionando-as a determinados fatos. Neste sentido, é possível realizar reflexões no que diz respeito a ética, política e metafísica.

Geografia
Esta graduação estuda os aspectos da geografia física, humana e geral, além de toda a biosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera. Também avalia em seus estudos a atuação do homem junto a natureza com as respectivas consequências e/ou benefícios que estas interações ocasionam. Questões relacionadas ao impacto ambiental, climatologia, cartografia, geopolítica e geografia agrária e humana também são abordados durante o curso. Atualmente, são oferecidos cursos de Geografia no formato licenciatura e bacharelado.

História
O curso de História investiga, aprofunda e interpreta os fatos históricos, tanto aqueles ligados a aspectos culturais, mundiais, econômicos, como aqueles da sociedade como um todo. Esta graduação é muito importante, já que através dela e de seus estudos é possível resgatar não só a memória como também documentos, hábitos, objetos de povos e períodos antigos. Geralmente, após o fim do curso, a área de maior atuação deste profissional é a de licenciatura, atuando como professor(a) em instituições de ensino de nível fundamental, médio ou superior. No entanto, há também a visibilidade do profissional atuar em organizações públicas ou privadas, trabalhando com gestão e pesquisa, além de turismo cultural e histórico.

Pedagogia
Além de ser uma profissão de suma importância para a educação e formação intelectual de uma sociedade, o curso de Pedagogia também oferece uma vasta gama de atuações após a sua conclusão. As principais frentes de trabalho deste profissional estão ligadas a escolas, seja dando aulas ou coordenando atividades da instituição. Além disso, é possível encontrar esses profissionais atuando em centros de estudos, creches ou órgãos públicos, em segmentos relacionados à educação.

Psicologia
Muito se houve falar do termo/palavra Psicologia, mas, na verdade, pouco se sabe ao certo o que realmente esta profissão (e curso) faz, não é mesmo? Primeiramente, entende-se por psicologia a ciência que estuda a mente, os processos mentais e seus respectivos pensamentos junto com a razão. Cabe ao profissional em Psicologia o diagnóstico e as possíveis formas de tratamento do indivíduo com alguma doença mental, distúrbios emocionais, desvios de personalidade etc. Após a conclusão do curso, o psicólogo poderá montar seu consultório ou atuar em empresas, segmentos de Recursos Humanos, clínicas, hospitais e até mesmo em presídios e órgãos de reabilitação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sociologia
A Sociologia busca através de estudos o conhecimento sobre a formação, organização, estrutura, desenvolvimento e funcionamento das mais diversas sociedades e, com isso, aprofunda a compreensão no que diz respeito a diversidade cultural humana e suas relações. Ao concluir a graduação, o profissional poderá atuar na área de ensino, como escolas, ou também na área de estatística, pesquisa e planejamento.

Área de Humanas - Cursos Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis busca mensurar, analisar e testar informações econômicas de determinado órgão ou instituição, incluindo comércios e empresas. Além de atividades tributárias, o profissional de Ciências Contábeis fornece ao gestor de determinada organização as informações detalhadas e precisas no que se refere a questões burocráticas de economia, lucros, custos e despesas para avaliação e busca de resultados e/ou alternativas positivas. Esta é uma área que o mercado de trabalho sempre contratará, já que todas as empresas do país precisam prestar contas a Receita Federal anualmente. 

Direito
Um dos cursos mais buscados da área de Humanas é o de Direito. A graduação dá a possibilidade do bacharel em Direito atuar em uma gama extensa de segmentos na profissão. Ao concluir o curso, o profissional poderá atuar como Advogado, desde que seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como autônomo ou em escritórios e em departamentos jurídicos. Atualmente, boa parte dos estudantes fazem Direito pensando nos concursos públicos para Delegado, Juiz, Promotor, dentro outros. O profissional do Direito precisa dedicar boa parte do seu tempo a leitura. Se ler não for sua praia, fuja do Direito.

Jornalismo
Outro curso que exige bastante leitura é Jornalismo. Apesar da não obrigatoriedade do diploma, a maioria das instituições e órgãos de comunicação exige a comprovação de curso superior em Jornalismo para o profissional exercer suas funções. O curso prepara o estudante para averiguar e redigir informações que sejam de interesse público. Esta graduação exige bom domínio da língua portuguesa, além de senso crítico apurado e facilidade em se expressar tanto na forma escrita como também na oratória.

Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda tornará o estudante um profissional capacitado para trabalhar com a criação, edição ou a coordenação de campanhas e peças publicitárias nos mais diversos segmentos, sejam eles de mídia impressa, televisiva ou radiofônica. Além disso, o graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar efetuando pesquisas de mercado, atendendo clientes que representem a agência em que trabalha, entre outras coisas. A principal função do publicitário é fazer com que a marca de seu cliente seja cada vez mais conhecida, transformando isso num aumento das vendas, seja de determinado produto, ação ou serviço. Por isso, a publicidade precisa de pessoas criativas e positivas.

Listamos aqui apenas algumas das inúmeras graduações pertencentes a área de Humanas. Existem outras, as quais podem ser encontrados no canal Guia de Profissões. 

E se ainda estiver em dúvida, mesmo sabendo que Ciências Humanas é sua área, talvez seja interessante buscar um orientador vocacional, que ajudará o vestibulando a se conhecer, primeiramente, para depois aliar suas habilidades e gostos com determinadas áreas ou profissões. 

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho