Enem 2013 será aplicado para mais de 7 milhões de estudantes neste final de semana
Provas serão aplicadas a partir das 13 horas, em todas as unidades da federação. Super Vestibular disponibilizará resolução comentada das questões gratuitamente e em tempo real.
Considerado o maior exame educacional do país, o tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 será aplicado neste final de semana, dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13 horas, em todas as Unidades da Federação. No total, 7.173.574 estudantes se inscreveram para o Exame, o equivalente a 92% das pré-inscrições realizadas de 13 a 27 de maio.
No primeiro dia, os estudantes serão condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles deverão responder outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. Os gabaritos estarão disponíveis até o dia 30 seguinte.
Novas regras também foram instituídas para a prova de redação. Além de proibir deboches, o MEC também vai exigir o domínio da norma culta para que o aluno seja avaliado com nota máxima. A discrepância máxima aceita entre os dois corretores também foi reduzida para 100 pontos ou mais na nota final e 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências. Nestes casos, o texto será encaminhado para um terceiro corretor.
Confira as orientações do Ministro da Educação para o Enem 2013
Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?
O que não levar e não fazer no dia do Enem
É recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência munidos de documento oficial de identidade e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Objetos como lápis, impressos, telefones celulares, relógio, eletrônicos, óculos escuros, artigos de chapelaria, dentre outros, não serão permitidos na ocasião.
O Super Vestibular, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizará a correção comentada das provas em tempo real e gratuitamente. A resolução terá início às 18h30 no sábado e às 19h no domingo e também será divulgada no Facebook e Twitter do portal.
Mais de 15 milhões de provas serão impressas e distribuídas em 1.661 municípios e em 15.576 locais de aplicação. No ano passado, foram 12,7 milhões de provas. Além disso, 648 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação das provas e 48.048 atendimentos especiais serão realizados para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes. Mais informações no Edital ou no Guia do Participante.