☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Professor lista 9 temas de Química que podem cair no Enem 2016

Professor lista 9 temas de Química que podem cair no Enem 2016

Disciplina será abordada no primeiro dia do exame educacional

Publicado por Silvia Tancredi
26/10/2016 18h37 , atualizado em 27/10/2016 14h42

Faltam menos de dez dias para o Exame Nacional do Ensino do Ensino Médio (Enem) 2016. A expectativa é que mais de 8 milhões de candidatos façam as provas em 5 e 6 de novembro. Já no primeiro dia é a vez da prova de Ciências da Natureza, com questões de Biologia, Física e Química. 

O Super Vestibular conversou com Clayton Moreira Rosman, professor de química do Colégio Dínamis, no Rio de Janeiro, e conferiu quais tópicos, segundo ele, têm mais chances de cair no Enem 2016.

De acordo com o professor, a prova de química do Enem não tem sido considerada muito fácil, visto que ela vem se mostrando cada vez mais conteudista. Contudo, ele afirma que há sempre relação da aplicação do conteúdo no cotidiano, com o reflexo no meio ambiente, na conjuntura, na história. 

Veja os nove temas apontados por ele:

- Termoquímica“A maioria dos anos vem relacionando a matriz energética como, por exemplo, utilização de diversos combustíveis, qual o mais poluente, qual gera mais energia. São questões que cobram também cálculos em relação à energia (liberada, quando se usa a gasolina em comparação ao gás natural, qual tem um rendimento energético melhor, etc)", destaca.

-Separação de misturas: "Nos últimos anos, o tema tem sido frequentemente cobrado. Por exemplo, como a água é tratada em uma estação de água ou em uma estação de tratamento, para chegar ao consumidor de forma potável. Por isso, é importante o aluno dominar as etapas do processo de tratamento de água, pois também estão relacionadas à questão do meio ambiente".


Estação de tratamento de água envolve separação de misturas

-Radioatividade: "Por exemplo, a relação das usinas nucleares, quais os impactos, por exemplo, na temperatura das águas, quais as vantagens de se usar uma usina nuclear em relação as outras fontes de energia, como hidrelétricas e termoelétricas.  É importante, por exemplo, saber como a radioatividade está inserida no contexto de uma bomba atômica. Mas é essencial focar, principalmente, nas usinas nucleares, a obtenção de energia a partir de elementos radioativos".

-Cálculo estequiométrico: "(rendimento, pureza) e soluções (mistura, concentração), sempre associado a vários temas do cotidiano. Os estudantes costumam ter bastante dificuldade".

-Bioquímica: "(ciclo do carbono, ciclo no nitrogênio). É um tema do meio ambiente que envolve a química".

-Orgânica: "Em geral, vem contextualizada com reciclagem, reaproveitamento de materiais. Por isso, é importante ter um domínio sobre polímeros, reações orgânicas, além das questões mais clássicas, envolvendo reconhecimento das funções orgânicas, isomeria, classificação das cadeias".


Tema química orgânica aparece no Enem relacionada com a reciclagem

-Deslocamento de equilíbrio e PH"O equilíbrio químico é outro assunto bastante recorrente, principalmente, envolvendo o deslocamento de equilíbrio, com, fatores externos que podem deslocar uma reação, envolvendo o cotidiano. Por exemplo, um refrigerante. Ou até mesmo reações do corpo humano. E as alterações externas que podem deslocar o equilíbrio para a formação do produto ou do reagente. Geralmente, a prova faz essa reação envolvendo o PH".

-Funções inorgânicas"o aluno precisa entender o conceito das funções, além de dominar a nomenclatura. Por exemplo, entender o que é um ácido, saber a classificação dos óxidos. O tema tem sido abordado envolvendo meio ambiente em relação à formação de chuva ácida, poluição, tratamento do solo. Isso tudo abrange óxidos, sais, bases, ácidos, suas características, funcionalidades e aplicações".

-Água: "É outro tema comum na prova e muito explorado com a questão ambiental. Questões com Ligações químicas, tensão superficial, interação intermolecular".

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo


MEC libera resultado do Fies 2024

Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março


Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros

Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame


MEC abre inscrição do Fies 2024

Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos


Fies Social 2024: edital do programa está disponível

Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano


MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024

Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades


MEC divulga resultado do ProUni 2024

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro


Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005


Resultado do Sisu 2024 está publicado

O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa