Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Química para o Enem
  5. Dicas sobre Separação de Misturas no Enem

Dicas sobre Separação de Misturas no Enem

Os métodos de separação de misturas no Enem são cobrados de forma relacionada com tratamentos de água, efluentes e lixo, bem como com processos industriais.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Questões sobre separação de misturas no Enem geralmente estão associadas com o tratamento de água. Na figura, temos um tanque de decantação
Questões sobre separação de misturas no Enem geralmente estão associadas com o tratamento de água. Na figura, temos um tanque de decantação

Olá, candidatos ao Enem!

A dica de Química para o Enem de hoje é sobre métodos de separação de misturas. Visto que a maioria dos materiais não é encontrada na sua forma pura, isolada, é necessário aplicar os diversos processos de separação de misturas, que podem ser físicos ou químicos, para separar os componentes desejados.

Esse conteúdo vem sendo recorrentemente cobrado no Enem, tendo em vista que essas técnicas são muito empregadas no tratamento de água, na separação do lixo, especialmente a fim de destiná-lo para a reciclagem, e também no tratamento de efluentes, como o esgoto doméstico e os rejeitos industriais e agrícolas.

Visto que o meio ambiente está sendo cada vez mais poluído e que o tema da sustentabilidade está cada vez mais em voga, é de se esperar a presença de questões relacionadas com os métodos de separação de misturas no Enem.

Geralmente as questões de processos de separação de misturas no Enem aparecem relacionadas com esses assuntos de importância ambiental, principalmente o tratamento da água, que utiliza os seguintes processos: sedimentação, decantação, filtração, floculação e flotação. São usados também processos biológicos como a cloração e a fluoretação.

Além dessas técnicas físicas, um -outro método de separação de misturas, que é químico, e que o candidato precisa saber é a destilação.  Esse processo é importante porque, além de ser o mais utilizado em laboratórios, é usado também no refino do petróleo e na produção do álcool.

Um ponto importante que o candidato deve ter em mente e que é uma competência exigida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem é entender esses métodos e procedimentos e aplicá-los em diferentes contextos. Em outras palavras, isso significa que você, candidato, deve saber o método de separação de misturas mais indicado para cada caso, como se a mistura for homogênea ou heterogênea. Para ver todos os métodos de separação de misturas e quando cada um se aplica, leia o texto Separação de Misturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora vejamos três questões sobre processos de separação de misturas no Enem:

Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:

Questão 55 do Enem 2010 – caderno azul
Questão 55 do Enem 2010 – caderno azul

Resolução: Alternativa “c”.

1- A passagem por eletroímãs para a retirada de materiais metálicos é a separação magnética;

2- O esmagamento da cana promove a retirada do caldo primário, sendo uma extração;

3- O caldo primário passa por filtros, ou seja, há uma filtração.

Exemplo 2: Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul:

Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul
Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul

Resolução: Alternativa “b”.

A adição de cloro à água, ou cloração, é o procedimento de desinfecção da água, sendo a única etapa responsável pela eliminação de micro-organismos.

Exemplo 3: Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul:

Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul
Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul

Resolução: Alternativa “a”.

O sulfato de alumínio é uma substância que aglutina as impurezas em suspensão na água. Assim, são formados flocos que, com o tempo, sedimentam-se (vão para o fundo do tanque) e são separados. O método que mais se ajusta a esse caso é a flotação, que consiste em adicionar bolhas de ar em uma suspensão coloidal para arrastar essas impurezas em suspensão para a superfície, facilitando a remoção.

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.