Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas de Química Orgânica para o Enem

Os conteúdos a serem estudados em Química Orgânica para o Enem são, principalmente, funções orgânicas, combustíveis e reações orgânicas.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química Orgânica é um conteúdo muito cobrado no Enem
Química Orgânica é um conteúdo muito cobrado no Enem

Olá, pessoal!

Hoje estamos aqui para trazer dicas de Química Orgânica, que é um conteúdo bastante recorrente no Enem. A quantidade de questões que envolvem essa matéria cresce cada vez mais.

A Química Orgânica é a área que estuda os compostos formados pelo carbono.

Resumidamente, os principais assuntos que você precisa saber sobre Química Orgânica para preparar-se para o Enem são:

* Funções orgânicas e sua nomenclatura;

* Combustíveis (e aspectos relacionados, como reações de combustão, geração de energia e impactos no meio ambiente);

* Reações orgânicas.

Vamos falar agora mais detalhadamente de cada caso e apresentar links de onde você pode estudar esses conteúdos mais detalhadamente. Além disso, vamos resolver algumas questões de Química Orgânica que caíram no Enem.

A primeira coisa que você precisa dominar para preparar-se para as questões de Química Orgânica no Enem é reconhecer as funções orgânicas. Para tal é preciso saber identificar os grupos funcionais que constituem essas funções, principalmente os hidrocarbonetos, os álcoois, as cetonas e os ésteres. Mas os outros grupos funcionais também podem ser cobrados, por isso, estude esse conteúdo acessando a seguinte seção: Funções Orgânicas. Nela você encontrará detalhadamente não só os grupos funcionais que identificam cada função, mas também a nomenclatura oficial segundo as regras da IUPAC para os compostos orgânicos.

Para você ter uma ideia de como isso é recorrentemente cobrado, vejamos agora duas questões de Química Orgânica no Enem:

Exemplo 1: Enem -2009 – caderno azul:

Questão 36 do Enem 2009 sobre funções orgânicas
Questão 36 do Enem 2009 sobre funções orgânicas

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “e”. O enunciado disse que a molécula deveria ter anel aromático conjugado com carbonila ( C = O), alternância entre ligações simples e duplas e apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar. A única molécula que possui todas essas características é a da letra e:

Resposta para questão do Enem sobre funções orgânicas
Resposta para questão do Enem sobre funções orgânicas

Exemplo 2: Enem -2012 – caderno azul:

Questão 49 do Enem 2012 sobre funções orgânicas
Questão 49 do Enem 2012 sobre funções orgânicas

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “b”.

Observe a seguir todos os grupos funcionais existentes nas estruturas dos dois pesticidas e veja que os que se apresentam em ambos são apenas o grupo das cetonas e dos ésteres.

Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas
Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas

Falando em dicas de Química Orgânica para o Enem, é de suma importância ressaltar que a Química está inserida na parte de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dessa forma, a Química Orgânica é bastante cobrada porque ela está muito inserida em nossa vida cotidiana, no meio ambiente e na geração de energia. Em grande parte das perguntas, a Química Orgânica é cobrada relacionando-se com os combustíveis, principalmente os combustíveis fósseis, e com a poluição ambiental causada por eles.

Os combustíveis fósseis são aqueles que surgiram a partir da decomposição de seres vivos, animais e vegetais no decorrer de milhares de anos. Entre eles, os principais são o petróleo, o gás natural e o carvão. O petróleo e seus derivados são formados especialmente por hidrocarbonetos; o gás natural, por metano; e o carvão, por carbono.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a geração de energia atual, esses combustíveis passam por reações de combustão. Por isso, você também precisa estudar esse conteúdo e conhecer as reações de combustão completas e incompletas e os seus efeitos, como as substâncias liberadas como produtos que poluem o meio ambiente e causam problemas tais como o efeito estufa, o aquecimento global e a chuva ácida.

O ciclo do carbono, que envolve principalmente os processos de respiração e fotossíntese, também deve ser estudado. E aspectos relacionados com o etanol como combustível e com os biocombustíveis geralmente também são cobrados no Enem.

Veja abaixo um exemplo de questão desse tipo que caiu no Enem:

Exemplo 3: Enem -2009 – caderno azul – Questão 6:

O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca:

A- aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

B- redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

C- aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

D- aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

E- redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “d”.

As reações de combustão completa dos combustíveis fósseis liberam para a atmosfera mais gás carbônico (CO2), e a combustão incompleta libera monóxido de carbono (CO) e fuligem. Portanto, aumenta a quantidade de carbono na atmosfera.

Por fim, um último assunto de Química Orgânica para o Enem que merece atenção são as Reações Orgânicas, principalmente as de esterificação, que são aquelas que ocorrem entre um ácido e um álcool, originando um éster e água como produtos, e as reações orgânicas de adição e de substituição, especialmente as de halogenação.

Observe um exemplo:

Exemplo 4: Enem -2012 – caderno azul:

Questão 58 do Enem 2012 sobre reação de esterificação
Questão 58 do Enem 2012 sobre reação de esterificação

Resolução comentada:

A alternativa correta é a letra “a”.

Reação de esterificação como resolução de questão do Enem
Reação de esterificação como resolução de questão do Enem

Enfim, lembre-se de que as questões do Enem são interdisciplinares e abrangem situações-problema. Por isso, na maioria das vezes, não será cobrado somente um conteúdo de Química Orgânica isolado, mas também outras disciplinas, como Biologia e Geografia, além de outros conteúdos de Química como Química Ambiental, Estequiometria e Termoquímica.

Bons estudos!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite