Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas sobre Eletroquímica no Enem

As questões de Eletroquímica no Enem envolvem a relação de situações-problema com os conteúdos sobre pilhas, baterias e eletrólise.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Problemas ambientais como o lixo e soluções como a reciclagem podem aparecer em questões do Enem relacionadas com a eletroquímica
Problemas ambientais como o lixo e soluções como a reciclagem podem aparecer em questões do Enem relacionadas com a eletroquímica

E aí, pessoal? Estudando bastante para o Enem? É claro que o conteúdo de Eletroquímica não poderia ficar de fora, não é mesmo?! Por isso, a dica de Química para o Enem do Super Vestibular de hoje é exatamente sobre essa matéria importante.

Visto que a Química está inserida na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o Enem geralmente cobra conteúdos que envolvam situações-problema relacionadas com impactos ambientais, desenvolvimento da sociedade e situações do cotidiano.

Por essa razão, a Eletroquímica tem grande potencial de cair no Enem porque ela trata da transformação de energia química em energia elétrica (pilhas e baterias) ou o processo contrário, transformação de energia elétrica em energia química (eletrólise), que são aspectos muito presentes em nossas vidas.

Veja a seguir alguns aspectos ambientais, sociais e econômicos que podem ser relacionados com os conteúdos de Eletroquímica no Enem:

* O impacto ambiental causado pelo descarte incorreto das pilhas e baterias usadas;
* A eficiência energética desses dispositivos;
* Processos de reciclagem pelos quais os materiais contidos nas pilhas, baterias, latas de alumínio, lixo eletrônico e outros podem passar;
* Os processos de síntese do alumínio e de outros metais importantes;
* Corrosão e proteção dos metais;
* E outros aspectos relacionados com a aplicação da eletrólise, como a eletrólise de purificação, metais de sacrifício e a galvanoplastia.

Esses aspectos podem ser mencionados e cabe ao candidato saber interpretar as situações dadas para extrair as informações teóricas que são estudadas em Eletroquímica para resolver a questão. Alguns conteúdos e conceitos importantes de Eletroquímica que você deve estudar são:

* Pilhas e baterias;
* Oxidação e redução;
* Agente redutor e agente oxidante;
* Ânodo e cátodo;
*Potencial-padrão de redução das pilhas;
*Eletrólise ígnea e eletrólise em meio aquoso.

Esses e outros conceitos importantes podem ser estudados por meio dos textos da seção Eletroquímica.

Agora vejamos exemplos de como esses conteúdos de Eletroquímicas foram cobrados em anos anteriores no Enem:

Exemplo 1: Enem – 2009 – Caderno azul:

Questão 15 do Enem 2009 no caderno azul
Questão 15 do Enem 2009 no caderno azul

Resolução:

Alternativa correta é a letra “b”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Força redutora é a tendência que um metal tem de sofrer oxidação (perder elétrons) e provocar a redução de outra espécie química. Assim, a facilidade desse metal de perder elétrons deve ser maior que a do outro elemento, ou seja, ter maior força redutora.

As impurezas metálicas que se sedimentam abaixo do ânodo de cobre não devem sofrer oxidação, pois, caso isso ocorresse, passariam à solução. Elas devem possuir, então, uma menor força redutora que o cobre. No enunciado, a força redutora cresce de cima para baixo, logo, os metais que se sedimentam são o ouro, a platina e a prata.

Exemplo 2: Enem – 2010 – Caderno azul:

Questão 63 do Enem 2010 no caderno azul
Questão 63 do Enem 2010 no caderno azul

Resolução:

Alternativa correta é a letra “a”.

Conforme explicado no texto Pilha de Combustível, nessas células o ânodo (polo negativo) que perderá os elétrons será o gás hidrogênio, e o cátodo (polo positivo) que receberá os elétrons será o gás oxigênio. Portanto, temos como semirreações e reação global nessa pilha:

Ânodo: 2 H2 + 4 OH- → 4 H2O + 4e-
Cátodo: O2 + 2 H2O + 4e- → 4 OH
Global: 2 H2 + O22 H2O

Assim, esse processo de produção de energia elétrica diferencia-se dos concencionais porque há transformação de energia química em energia elétrica, com formação de água.

Exemplo 3: Enem – 2012 – caderno azul:

Questão 82 do Enem 2012 no caderno azul
Q
uestão 82 do Enem 2012 no caderno azul Título: Questão 82 do Enem 2012

Resolução:

Alternativa correta é a letra “e”.

O magnésio funciona como metal de sacrifício, ou seja, ele oxida no lugar do alumínio. Ao analisar os potenciais-padrão de redução desses dois metais, temos:

Mg2+ + 2 e- → Mg E0R= -2,36 V
Al3+ + 3 e- → Al E0R= -1,66 V

Veja que o potencial-padrão de redução do magnésio (-2,36 V) é menor que o do alumínio (-1,66 V), o que significa que ele possui maior tendência de oxidar (e menor tendência de reduzir). Por isso, ele oxida no lugar do alumínio, protegendo-o.

Assim, para que um metal possa servir como metal de sacrifício do alumínio, é preciso que ele tenha o potencial-padrão de redução menor que o desse metal. Além do magnésio, os únicos metais alistados na tabela que possuem o potencial-padrão de redução menor que o do alumínio são o lítio (Li) e o potássio (K).

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram

IFG divulga resultado do Vestibular 2022/1
O resultado divulgado é o preliminar e ainda cabe recursos. O resultado final é esperado para o dia 20 de janeiro.

UFU libera 2ª chamada do Vestibular 2022/1
Convocados devem se matricular de hoje até a próxima quarta-feira, 19 de janeiro

"As diferentes faces do riso" foi o tema da redação do Vestibular 2022 da Fuvest
Professores do Pré-vestibular Oficina do Estudante, em Campinas-SP, analisaram as provas aplicadas no primeiro dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2022.