Inep desmente vazamento de tema da redação do Enem 2016
Órgão informa que assunto não é o mesmo de prova falsa que circulou pela internet em 2015
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou no início da tarde de hoje, 7 de novembro, nota esclarecendo que o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 não foi divulgado um ano antes da prova ser aplicada.
De acordo com o órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o tema da redação do Enem 2016, "Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil" não é o mesmo de uma prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015, com o tema "Intolerância Religiosa no Século XXI".
No dia 19 de outubro de 2015, o Super Vestibular divulgou a notícia informando sobre o e-mail que estava circulando com o suposto tema da redação do Enem 2015. Confira abaixo a imagem.
E-mail que circulou em 2015 com suposto tema da redação
Conforme as informações da nota do Inep, o tema que vazou “não permite que o participante desenvolva uma proposta de intervenção na realidade respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no Edital do Enem”.
Para o instituto, “trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016 por não se tratar de um vazamento”. Além disso, é reforçado que todos os anos comunicados falsos sobre as provas são espalhados pela internet.
Enem 2016
O exame educacional brasileiro foi aplicado no último sábado e domingo, 5 e 6, em mais de 1,5 municípios brasileiros. A estimativa era que mais de 8 milhões de candidatos participassem das provas, porém houve 30% de abstenção.
No primeiro dia, os inscritos responderam 90 questões objetivas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, foi a vez de mais 90 itens de matemática e língua portuguesa e a redação. O gabarito deve sair na próxima quarta-feira (9) e o resultado do Enem 2016 no dia 19 de janeiro de 2017.