MEC recebe sugestões para aplicação on-line do Enem
População pode opinar sobre o banco de questões, logística, segurança e aplicação das provas
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta semana uma consulta pública para receber sugestões sobre uma possível aplicação on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Educação, Cid Gomes, anunciou no começo deste ano que pensa em realizar o Enem Digital. As sugestões podem ser enviadas até o dia 17 de março.
Acesse aqui a consulta pública
A consulta pública possui três perguntas: 1) Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem? 2) Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova? 3) Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?
A intenção da consulta pública é aprimorar o exame, tanto em relação ao conteúdo das questões quanto à logística, segurança e aplicação das provas. As sugestões serão analisadas pelo MEC antes do lançamento do edital do Enem 2015, cujas inscrições devem abrir em maio.
Segundo o ministro, o Enem Digital teria um banco com milhares de questões que seriam tornadas públicas para consulta prévia. A quantidade de questões impediria o estudante de decorar todas elas. As provas seriam aplicadas em locais credenciados, como universidades federais, e elas seriam diferentes para cada participante.
Enem
O Enem é o maior exame do Brasil, aplicado no último ano para mais de 6 milhões de pessoas. O exame permite que o candidato possa concorrer a vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e no ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Também é exigência para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, além do financiamento pelo Fies.