UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MPF-CE decide arquivar investigação do vazamento do Enem 2014

MPF-CE decide arquivar investigação do vazamento do Enem 2014

Segundo o Ministério Público do Ceará, foi concluído que não houve beneficiados com o vazamento

Publicado por Érica Caetano
13/02/2015 09h31 , atualizado em 13/02/2015 10h33

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE) divulgou ontem, 12 de fevereiro, por meio de nota, que será arquivada a investigação relacionada ao vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas provas foram aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro do ano passado. Segundo o MPF, foi concluído que não houve beneficiados com o vazamento de acordo com a investigação realizada e, com isso arquivou a apuração do caso no último dia 11, por meio da procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues.

A procuradora, que levou em consideração o relatório pericial da Polícia Federal, concluiu que as irregularidades verificadas no manuseio das provas de redação não chegaram a comprovar nenhum beneficiando nem tampouco identificar o responsável pelo vazamento e a ocorrência de qualquer benefício para quem quer que seja. O MPF também não conseguiu comprovar que o vazamento resultou de um esquema pré-organizado com o objetivo de beneficiar candidatos. 

O relatório também informa que os estudantes participantes do Enem 2014, que denunciaram e/ou foram ouvidos na investigação, não teriam como ser beneficiados, pois, ou tomaram conhecimento do tema um pouco antes do início da prova, ou após a realização do exame, segundo os depoimentos prestados.

Na conclusão do arquivamento, a procuradora defende, ainda, que considerando que o Enem 2014 teve cerca de 9 milhões de inscritos, somente fatos deveras graves o suficiente para comprometer a legalidade e lisura do exame poderiam autorizar medidas tendentes à anulação das provas e desde que comprovado haver um número significativo de concorrentes se beneficiado da fraude".

Relembre o caso

Um estudante do Piauí, realizou denúncia junto a Polícia Federal dias após a realização do Enem 2014, alegando ter recebido uma suposta foto em seu celular, via aplicativo de mensagens instantâneas, com o tema da redação do Enem 2014 um pouco antes dos testes serem iniciados no domingo.

Na época, o Inep informou que a denúncia era infundada, assim como as outras recebidas e relacionadas ao Enem 2014. Disse ainda que os procedimentos de segurança, controle e sigilo do Exame são rigorosos e que não havia qualquer indício do fato. E, por fim, esclareceu que toda e qualquer denúncia seria apurada com rigor junto a Polícia Federal, que trabalha em parceira com o órgão a fim de garantir a segurança do Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 20 de novembro o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu esclarecimentos ao Inep sobre o andamento das apurações. Já em 18 de dezembro, a Polícia Federal do Piauí (PF/PI) confirmou o vazamento do tema da redação.

No início de janeiro, o MEC confirmou que 31 estudantes do estado de Pernambuco fariam as provas novamente. Antes disso, quadrilhas haviam sido presas em alguns estados acusadas de fraudar as provas do Enem e de demais vestibulares. 

Leia também: Quadrilha é presa no Nordeste por fraudar provas do Enem 2014
Leia também: MPF do Ceará denuncia estudantes acusados de fraudar o Enem

Leia também: Fraudes no Enem 2014 em MG e MT são confirmadas pelo Ministério Público

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. A participação no Exame permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Encceja Exterior 2025: Inep divulga edital com datas e regras das provas
Brasileiros que moram fora do país que desejam obter o diploma do ensino fundamental ou médio podem fazer o Encceja Exterior 2025
UFU libera local de prova da 2ª fase do Vestibular 2025/2
Provas serão aplicadas em 8 de junho em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas
ITA divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2026
Candidatos beneficiados ou não precisam se inscrever no vestibular entre os dias 2 e 11 de julho
Encceja 2025: estude sozinho para o exame
As provas do Encceja 2025 aferem o conhecimento e habilidades das pessoas.
Inscrições do Enem 2025 terminam em uma semana
Participantes podem utilizar a nota do Enem 2025 para certificar conclusão do ensino médio e ingressar em universidades públicas.
Como serão as provas da EsPCEX 2025?
No concurso da EsPCEx são aplicadas provas de física, química, geografia, história, inglês, matemática, português e redação.
Quando são as provas do Encceja 2025?
As provas do Encceja 2025 serão aplicadas em agosto, tanto para ensino médio como para o fundamental.
Inscrição Enem 2025: Inep reforça que candidatos isentos devem se inscrever para confirmar participação
Estudantes isentos da taxa não precisam pagar o valor de R$ 85 para participar do Enem 2025, mas precisam realizar a inscrição na Página do Participante
Enem 2025: saiba como montar um cronograma de estudos
Especialista dá dicas de como estudantes podem utilizar a ferramenta para se organizarem e otimizar o tempo.
Enem 2025: entenda como funciona a inscrição pré-preenchida para estudantes do 3º ano da rede pública
Inscrição simplificada para as provas do Enem 2025 é uma das novidades para edição deste ano
Quais recursos pessoas autistas podem solicitar no Enem 2025?
O Enem 2025 disponibiliza recurso de atendimento especializado para candidatos com autismo.
Enem 2025: estude para o exame com um simulado gratuito
O Brasil Escola disponibiliza uma plataforma totalmente gratuita de aplicação de simulados para o Enem 2025.