Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MPF-CE decide arquivar investigação do vazamento do Enem 2014

MPF-CE decide arquivar investigação do vazamento do Enem 2014

Segundo o Ministério Público do Ceará, foi concluído que não houve beneficiados com o vazamento

Publicado por Érica Caetano
13/02/2015 09h31 , atualizado em 13/02/2015 10h33

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE) divulgou ontem, 12 de fevereiro, por meio de nota, que será arquivada a investigação relacionada ao vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas provas foram aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro do ano passado. Segundo o MPF, foi concluído que não houve beneficiados com o vazamento de acordo com a investigação realizada e, com isso arquivou a apuração do caso no último dia 11, por meio da procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues.

A procuradora, que levou em consideração o relatório pericial da Polícia Federal, concluiu que as irregularidades verificadas no manuseio das provas de redação não chegaram a comprovar nenhum beneficiando nem tampouco identificar o responsável pelo vazamento e a ocorrência de qualquer benefício para quem quer que seja. O MPF também não conseguiu comprovar que o vazamento resultou de um esquema pré-organizado com o objetivo de beneficiar candidatos. 

O relatório também informa que os estudantes participantes do Enem 2014, que denunciaram e/ou foram ouvidos na investigação, não teriam como ser beneficiados, pois, ou tomaram conhecimento do tema um pouco antes do início da prova, ou após a realização do exame, segundo os depoimentos prestados.

Na conclusão do arquivamento, a procuradora defende, ainda, que considerando que o Enem 2014 teve cerca de 9 milhões de inscritos, somente fatos deveras graves o suficiente para comprometer a legalidade e lisura do exame poderiam autorizar medidas tendentes à anulação das provas e desde que comprovado haver um número significativo de concorrentes se beneficiado da fraude".

Relembre o caso

Um estudante do Piauí, realizou denúncia junto a Polícia Federal dias após a realização do Enem 2014, alegando ter recebido uma suposta foto em seu celular, via aplicativo de mensagens instantâneas, com o tema da redação do Enem 2014 um pouco antes dos testes serem iniciados no domingo.

Na época, o Inep informou que a denúncia era infundada, assim como as outras recebidas e relacionadas ao Enem 2014. Disse ainda que os procedimentos de segurança, controle e sigilo do Exame são rigorosos e que não havia qualquer indício do fato. E, por fim, esclareceu que toda e qualquer denúncia seria apurada com rigor junto a Polícia Federal, que trabalha em parceira com o órgão a fim de garantir a segurança do Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 20 de novembro o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu esclarecimentos ao Inep sobre o andamento das apurações. Já em 18 de dezembro, a Polícia Federal do Piauí (PF/PI) confirmou o vazamento do tema da redação.

No início de janeiro, o MEC confirmou que 31 estudantes do estado de Pernambuco fariam as provas novamente. Antes disso, quadrilhas haviam sido presas em alguns estados acusadas de fraudar as provas do Enem e de demais vestibulares. 

Leia também: Quadrilha é presa no Nordeste por fraudar provas do Enem 2014
Leia também: MPF do Ceará denuncia estudantes acusados de fraudar o Enem

Leia também: Fraudes no Enem 2014 em MG e MT são confirmadas pelo Ministério Público

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. A participação no Exame permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet