UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MPF-CE decide arquivar investigação do vazamento do Enem 2014

MPF-CE decide arquivar investigação do vazamento do Enem 2014

Segundo o Ministério Público do Ceará, foi concluído que não houve beneficiados com o vazamento

Publicado por Érica Caetano
13/02/2015 09h31 , atualizado em 13/02/2015 10h33

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE) divulgou ontem, 12 de fevereiro, por meio de nota, que será arquivada a investigação relacionada ao vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas provas foram aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro do ano passado. Segundo o MPF, foi concluído que não houve beneficiados com o vazamento de acordo com a investigação realizada e, com isso arquivou a apuração do caso no último dia 11, por meio da procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues.

A procuradora, que levou em consideração o relatório pericial da Polícia Federal, concluiu que as irregularidades verificadas no manuseio das provas de redação não chegaram a comprovar nenhum beneficiando nem tampouco identificar o responsável pelo vazamento e a ocorrência de qualquer benefício para quem quer que seja. O MPF também não conseguiu comprovar que o vazamento resultou de um esquema pré-organizado com o objetivo de beneficiar candidatos. 

O relatório também informa que os estudantes participantes do Enem 2014, que denunciaram e/ou foram ouvidos na investigação, não teriam como ser beneficiados, pois, ou tomaram conhecimento do tema um pouco antes do início da prova, ou após a realização do exame, segundo os depoimentos prestados.

Na conclusão do arquivamento, a procuradora defende, ainda, que considerando que o Enem 2014 teve cerca de 9 milhões de inscritos, somente fatos deveras graves o suficiente para comprometer a legalidade e lisura do exame poderiam autorizar medidas tendentes à anulação das provas e desde que comprovado haver um número significativo de concorrentes se beneficiado da fraude".

Relembre o caso

Um estudante do Piauí, realizou denúncia junto a Polícia Federal dias após a realização do Enem 2014, alegando ter recebido uma suposta foto em seu celular, via aplicativo de mensagens instantâneas, com o tema da redação do Enem 2014 um pouco antes dos testes serem iniciados no domingo.

Na época, o Inep informou que a denúncia era infundada, assim como as outras recebidas e relacionadas ao Enem 2014. Disse ainda que os procedimentos de segurança, controle e sigilo do Exame são rigorosos e que não havia qualquer indício do fato. E, por fim, esclareceu que toda e qualquer denúncia seria apurada com rigor junto a Polícia Federal, que trabalha em parceira com o órgão a fim de garantir a segurança do Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 20 de novembro o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu esclarecimentos ao Inep sobre o andamento das apurações. Já em 18 de dezembro, a Polícia Federal do Piauí (PF/PI) confirmou o vazamento do tema da redação.

No início de janeiro, o MEC confirmou que 31 estudantes do estado de Pernambuco fariam as provas novamente. Antes disso, quadrilhas haviam sido presas em alguns estados acusadas de fraudar as provas do Enem e de demais vestibulares. 

Leia também: Quadrilha é presa no Nordeste por fraudar provas do Enem 2014
Leia também: MPF do Ceará denuncia estudantes acusados de fraudar o Enem

Leia também: Fraudes no Enem 2014 em MG e MT são confirmadas pelo Ministério Público

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. A participação no Exame permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Saiba como terminar seus estudos pela prova do Encceja 2025
O Encceja 2025 será aplicado no dia 3 de agosto pelo Inep e pode conceder diplomas e certificados de proficiência.
UERJ abre isenção do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2026
Podem participar candidatos que tenham renda familiar de até um salário mínimo
UFU 2025/2: inscrições do vestibular terminam nesta quinta-feira (13)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece mais de 1,6 mil vagas em cursos de graduação no Vestibular 2025/2
Imposto de Renda 2025: Receita Federal divulga datas e regras
Dados foram anunciados na tarde de hoje, em Brasíla. Prazo da declaração começa semana que vem.
Edital do Encceja 2025 disponível: veja datas e como funciona a prova
O Encceja permite a certificação do ensino médio ou fundamental para estudantes que não concluíram os estudos em idade regular
Univesp libera resultado da isenção e redução da taxa do Vestibular 2025
Mais de 22 mil vagas estão disponíveis por meio do Vestibular 2025 da Univesp
Inscrições para o vestibular Quero ser UFMS encerram hoje (12)
São mais de mil vagas disponíveis para candidatos de diferentes processos seletivos.
Edital do Encceja 2025 é publicado
As inscrições para o Encceja 2025 irão abrir no dia 21 de abril e encerram dia 2 de maio.
UFJF solta resultado da 3ª etapa do Pism 2025
Vestibular seriado da UFJF ofertou mais de 1,6 mil vagas em 76 cursos de graduação
UFU prorroga inscrição do Vestibular 2025/2
Agora, candidatos interessados nas 1.665 vagas podem fazer cadastro até 13 de março
UnB divulga edital do Vestibular 2025 via notas do Enem com mais de 2,1 mil vagas
Candidatos poderão utilizar notas do Enem 2024 para concorrer às vagas em cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB)
Ceará: UECE recebe inscrições do Vestibular 2025/2
Mais de 2,2 mil vagas são ofertadas em cursos de graduação na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

RECOMENDADOS PARA VOCÊ