Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciaram nesta segunda-feira, 27 de janeiro, que vão adiar o resultado dos Vestibulares 2020.
Segundo as instituições, o motivo é o problema nas notas do Enem 2019 e consequente decisão de suspender o resultado do SiSU 2020/1, já que ambas dependem das notas do exame educacional para computar os resultados dos processos seletivos.
Por meio de comunicados, as universidades afirmam que querem resguardar os direitos dos candidatos inscritos nos processos seletivos, uma vez que a referida ação judicial questiona a validade das notas do Enem divulgadas pelo INEP/MEC, as quais são componentes da avaliação dos candidatos a uma vaga nas duas instituições.
Veja abaixo detalhes de cada vestibular
Unifesp
Conforme este comunicado, universidade adiou o resultado do vestibular misto 2020, que usa notas de provas, realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, e as notas do Enem 2019, e do vestibular via Ensino a Distância em Design Educacional.
Conforme o cronograma do vestibular, a lista de aprovados para a Unifesp deveria sair hoje. A oferta é de 271 vagas.
UFPA
O vestibular 2020 da UFPA é por meio das notas do Enem 2019, à exceção de cursos que exigem habilidades específicas. Nesta edição, são oferecidas mais de 7 mil vagas.
Segundo esta nota, o resultado deveria sair amanhã (28), mas somente será divulgado após o MEC resolver os problemas nas notas do Enem.
UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já soltou o resultado do vestibular unificado 2020, mas também ofereceu vagas pelo SiSU 2020/1.
Também por meio de nota, a universidade catarinense informou que está suspenso o cronograma inicialmente divulgado quanto aos prazos e procedimentos de matrícula dos candidatos a ingresso pelas notas do Enem (vagas suplementares para negros) e via SiSU 2020/1.
Posição do MEC
O Mundo Educação entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) e obteve a seguinte posição por e-mail:
“Nesta manhã, a Advocacia-Geral da União realizou nova reunião com integrantes do Ministério da Educação e do INEP para tratar da questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Ficou definido que o MEC e o INEP apresentarão dados e notas técnicas complementares à AGU, para que esta possa pedir a reforma da decisão do Tribunal Regional Federal na 3ª Região. De posse das informações, a AGU apresentará pedido de suspensão perante o Superior Tribunal de Justiça.
De antemão, o MEC e o INEP reforçam a lisura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ausência de qualquer prejuízo aos inscritos. Também destacam que já foram adotadas todas as medidas administrativas necessárias para a solução dos problemas detectados.
Qualquer nova medida não alterará o resultado das notas dos candidatos e o eventual adiamento ou suspensão de prazos do Sistema de Seleção Unificada (SISU) causará prejuízos incalculáveis às instituições de ensino e aos candidatos interessados em acessar a educação superior por meio dos processos seletivos realizados pelo governo federal, bem como ao início do calendário universitário".