10 profissões para trabalhar ao ar livre
Jornalistas, fotógrafos, biólogos e engenheiros são alguns dos profissionais que geralmente trabalham em ambientes externos.
Algumas pessoas gostam de fazer atividades ao ar livre e não se veem trabalhando em escritórios e prédios comerciais. Se é o seu caso, confira a lista que o Mundo Educação preparou com 10 opções de profissões para trabalhar ao ar livre!
1- Jornalista
A atuação do jornalista, dependendo do ramo escolhido para atuar, está muito além da redação e dos estúdios de TV. Os repórteres, por exemplo, trabalham constantemente na cobertura de eventos, fenômenos da natureza, competições esportivas, conflitos, entre outros acontecimentos externos ao ambiente de redação.
A profissão de Jornalismo pode te proporcionar experiências fantásticas, como conhecer cidades e diferentes realidades. No entanto, vai te exigir um grande comprometimento e, às vezes, passar dias fora de casa.
2- Fotógrafo
Conforme for a área em que o fotógrafo irá trabalhar e do estilo de fotos que produzir, o profissional poderá passar longos períodos fora de estúdios de fotografia.
O profissional de Fotografia é essencial no que diz respeito à cobertura de qualquer tipo de evento, como festas, casamentos e competições esportivas. Inclusive, o fotógrafo também pode trabalhar em empresas de Jornalismo.
3- Engenheiro Agrônomo
Para aqueles apaixonados pelo campo e gosta de por as mãos na terra para trabalhar, ser Engenheiro Agrônomo é uma excelente opção. Para isso, é preciso fazer o curso de Agronomia.
Uma outra opção para quem gosta da atividade rural é a criação de gado, que envolve manter a qualidade e produtividade de rebanhos.
4- Biólogo
O formado no curso de Ciências Biológicas terá diversas oportunidades de carreira, sendo a maioria delas ao ar livre. Os ramos da preservação ambiental e da pesquisa, por exemplo, exigem trabalho de campo em ambientes naturais.
O profissional de Biologia é o responsável por estudar todas as formas de vida, assim como a origem, função e evolução dos organismos. Se gosta de mar, por exemplo, você pode ser um Biólogo Marinho.
5- Turismólogo
A profissão de Turismólogo é ideal para quem gosta de andar ao ar livre, entretendo pessoas e narrando fatos interessantes sobre lugares. O trabalho deste profissional pode envolver a promoção de passeios guiados pelas cidades e a elaboração de roteiros ou até a organização de feiras e eventos.
Existem opções de cursos de Turismo como bacharelado ou graduação tecnológica.
6- Arqueólogo
O arqueólogo é quem se forma em Arqueologia. Ele é responsável por encontrar, identificar e analisar objetos do passado. Com seu estudo e investigação, poderá entender a evolução e transformação do homem e da sociedade ao longo da história, analisando os fatores e etapas.
A maior parte do trabalho do arqueólogo se dá em campo, fora de escritórios, já que para buscar os insumos para estudos é preciso se desdobrar na busca de fósseis em solos e outros tipos de terrenos.
7- Oceanógrafo
O oceanógrafo é o responsável por investigar as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras. Como a profissão é voltada para o estudo destes, a Oceanografia tem uma atuação bem fora de ambientes fechados, sendo praticamente inteira ao ar livre.
Assim como o biólogo marinho, o oceanógrafo tem um importante papel no que diz respeito à recuperação de ecossistemas aquáticos.
8- Engenheiro de Obras
O Engenheiro de Obras garante a execução da construção conforme o que foi projetado e executado, lidera equipes, fiscaliza os materiais e a aplicação correta dos mesmos. Tudo isso em campo, acompanhando de perto a execução da obra.
Diferentemente do Engenheiro de Projetos, ele atua mais no campo seja, em obras urbanas, rurais e de estradas. No entanto, para ambas as profissões é preciso cursar Engenharia Civil.
9- Bombeiros
O bombeiro realiza salvamentos e presta os primeiros socorros em acidentes terrestres, aquáticos ou nas alturas. Também faz parte do trabalho do profissional treinar equipes e brigadas, realizar visitas em instituições e escolas, para auxiliá-los em situações de emergência.
A missão do bombeiro é proteger as pessoas, os animais e os patrimônios dos riscos de incêndios, desmoronamentos e vazamentos. Além disso, ele inspeciona empresas, indústrias, edifícios e outros locais para emitir laudos de segurança.
Como vimos, a maioria das atividades é em ambiente externo. Para ser bombeiro é preciso ser aprovado em concurso e no Curso de Formação de Oficiais.
10- Educador Físico
O curso de Educação Física pode até ter a atuação em ambientes fechados, como academias particulares, mas existem educadores físicos que trabalham ao ar livre. Um exemplo disso são os preparadores de atletas.
O profissional de Educação Física pode utilizar técnicas e métodos específicos para o treinamento e preparação física de atletas e equipes em competições esportivas, fora de ambientes fechados. Ele pode se tornar instrutor de corrida, de natação e de outros esportes a céu aberto. Há bastante procura também por personal trainers em parques.