Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Criada em 1954, UFES oferece mais de 90 cursos de graduação em quatro unidades educacionais, situadas em Vitória, Alegre e São Mateus.
Gerar avanços científicos, tecnológicos, artísticos e culturais, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, produzindo e socializando conhecimento para formar cidadãos com capacidade de implementar soluções que promovam o desenvolvimento sustentável. Com esse objetivo, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi criada em maio de 1954. Instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação, a UFES conta com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
Presente atualmente em quatro regiões capixabas, a UFES possui mais de 90 cursos de graduação e, anualmente, quase 5 mil vagas são oferecidas para vestibulandos do estado. A Universidade conta, ainda, com cerca de 20 mil estudantes, 2 mil professores e 3 mil servidores técnico-administrativos. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição se destacou ao ser classificada com conceito 4. Além disso, em 2012, seu curso de Direito obteve o melhor desempenho do Brasil no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
CAMPUS
• Campus Vitória
Av. Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Vitória – ES
Av. Marechal Campos, s/nº, Maruípe, Vitória – ES
http://portal.ufes.br
(27) 4009-2200
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Plásticas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Audiovisual), Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade), Desenho Industrial (Programação Visual), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gemologia, Geografia, História, Letras (Inglês), Letras (Português), Letras (Português/Espanhol), Letras (Português/Italiano), Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social, Tecnologia em Manutenção Industrial e Terapia Ocupacional.
• Campus Alegre
Alto Universitário, s/nº, Guararema, Alegre – ES
http://www.cca.ufes.br
(28) 3558-8961
Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Geologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia.
• Campus São Mateus
Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, São Mateus – ES
http://www.ceunes.ufes.br
(27) 3312-1511
Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia e Matemática Industrial.
INFRAESTRUTURA
A UFES é constituída por quatro campi, localizados em Goiabeiras e Maruípe, na capital, e nos municípios de Alegre e São Mateus. No total, a Universidade conta com uma área territorial de 4,3 milhões de m² e área construída de 292 mil m². Recentemente, foram investidos mais de R$ 1 milhão em seu acervo bibliográfico, que resultou em novos 11 mil títulos para suas seis bibliotecas. Teatro, cinema, galeria de arte, centro de idiomas, planetário, observatório astronômico, auditórios, laboratórios especializados, complexo esportivo também integram a infraestrutura da instituição. Além disso, um Hospital Universitário é coordenado pela UFES.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular Tradicional
O Vestibular tradicional da UFES é constituído por duas etapas. A primeira é composta pela prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto a segunda é formada por uma prova de Redação e duas provas discursivas sobre matérias específicas de cada curso. Cada uma das disciplinas conta com cinco questões. Treineiros também podem participar do Processo Seletivo, desde que escolham opções de provas discursivas, e não cursos.
• Sistema de Cotas
A UFES oferece 50% de suas vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. As vagas são igualmente divididas entre estudantes com renda familiar bruta inferior e superior a 1,5 salário mínimo per capita. Dentro de cada faixa de renda, é reservada, ainda, uma porcentagem para pretos, pardos e indígenas, conforme o censo demográfico do IBGE.
• Sisu
O Processo Seletivo da UFES não está integrado ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) promovido pelo Ministério da Educação, com base no desempenho do estudante no Enem. Contudo, a possibilidade de aderir ao sistema como única forma de ingresso no vestibular vem sendo estudada desde 2010 para reduzir a sobra de vagas.
• Enem
O Enem é utilizado pela UFES na primeira etapa de seu Processo Seletivo. O desempenho do candidato nas provas objetivas do Exame constitui, automaticamente, a pontuação do aluno na primeira fase do Vestibular, servindo, assim, como método de habilitação dos vestibulandos. Neste caso, somente a última edição do Exame é considerada.
• Ensino a Distância
Desde 2001, a UFES está credenciada pelo Ministério da Educação para a oferta de cursos superiores na modalidade aberta e a distância. Hoje, são oferecidas as seguintes graduações pelo método EaD: Artes Visuais, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Física e Química. O Núcleo de Ensino a Distância da Universidade está estruturado em 26 polos e três centros regionais, em quase 30 municípios do Espírito Santo.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular
REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Flickr | Orkut